5 curiosidades sobre o 2º turno neste ano

Apenas uma capital de Estado não terá a possibilidade de ir além do primeiro turno
-Publicidade-
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil | eleições 2020 - curiosidades - segundo turno

Apenas uma capital de Estado não terá a possibilidade de ir além do primeiro turno das eleições 2020

eleições 2020 - curiosidades - segundo turno
Foto: Agência Brasil
-Publicidade-

Conforme registrado por Oeste mais cedo, 95 municípios brasileiros poderão realizar segundo turno nas eleições deste ano. Entretanto, uma capital de Estado não consta na lista. Afinal, ela tem menos de 200 mil eleitores.

Leia mais: “8 candidatos à prefeitura de SP declaram bens ao TSE; confira”

Oeste informa qual a capital que terá obrigatoriamente a eleição para prefeito definida em primeiro turno. Além disso, lista outras quatro curiosidades a respeito do segundo turno nas eleições municipais deste ano.

Confira

  • 1 — Capital sem segundo turno

Palmas, no Tocantins, é a única capital estadual que conta com menos de 200 mil eleitores, não cumprindo, portanto, a regra que habilita determinada localidade a contar com segundo turno caso nenhum candidato a prefeito conquiste a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. O Tocantins, aliás, é o único Estado em que nenhuma cidade está apta a ir além do primeiro turno.

  • 2 — Fora da capital

Espírito Santo e Santa Catarina são as duas únicas entidades da federação em que a capital não constitui o maior colégio eleitoral. No Estado do Sudeste, Vitória é superada por Serra e Vila Velha em número de eleitores. Em SC, Joinville aparece à frente de Florianópolis.

  • 3 — Sozinhas nos Estados

Ainda em relação a capitais estaduais, 12 delas são a única cidade em seus respectivos Estados que conta com mais de 200 mil eleitores: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Aracaju (SE).

  • 4 — Estados com mais cidades

O Estado de São Paulo é o que aparece com mais cidades aptas a realizar segundo turno em 2020, são 28 no total. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (dez), Minas Gerais (nove), Pernambuco (seis), Paraná (cinco) e Rio Grande do Sul (cinco).

  • 5 — Maior colégio eleitoral

A cidade de São Paulo se mantém com folga como o maior colégio eleitoral entre as cidades brasileiras. A capital paulista contabiliza 8,9 milhões de eleitores para o pleito deste ano. Na segunda posição aparece o município do Rio de Janeiro, com 4,8 milhões de eleitores.

Eleições 2020: Cidades com 2º turno by Revista Oeste on Scribd

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site