O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta quarta-feira, 7 de Setembro, que a liberdade e o futuro do país estão em jogo. A declaração foi feita pouco antes do início do desfile cívico militar na Esplanada dos Ministérios.
“Então, o povo brasileiro hoje está indo às ruas para festejar 200 anos de Independência e uma eternidade de liberdade. O que está em jogo é a nossa liberdade e o nosso futuro. A população sabe que ela é aquela que dá o norte para as nossas decisões”, disse ele, em declaração feita à TV Brasil.
Milhares de apoiadores do presidente da República acompanharam o Desfile Cívico Militar na Esplanada. Vestidos de verde e amarelo, muitos carregavam bandeiras do Brasil e também cartazes contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos últimos dias, Bolsonaro conclamou seus apoiadores para que participassem das homenagens ao Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado neste dia 7. Pouco antes de sair para o desfile, ele voltou a reforçar o pedido para que os brasileiros saíssem de verde e amarelo durante o 7 de Setembro.
“Todos do Brasil, compareçam às ruas. Ainda dá tempo, de verde e amarelo, a cor da nossa bandeira, para festejar a terra onde vivemos, uma terra prometida, que é um grande paraíso”, disse o presidente.
Pouco antes de chegar à tribuna presidencial, de onde acompanhou o desfile na Esplanada dos Ministérios ao lado da primeira-dama, Michelle, Bolsonaro ouviu o público gritar “mito”, enquanto passava para cumprimentar parte da multidão, sob forte esquema de segurança.
Sem presidentes do Senado e da Câmara, Bolsonaro assiste ao desfile
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, não compareceram ao desfile do 7 de Setembro em Brasília, que marca as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Ainda que não tenha sido uma ação orquestrada, a posição das três autoridades em não participar das atividades está relacionada ao receio de poderem ser ligados a um eventual apoio a Bolsonaro, segundo fontes ouvidas por Oeste. Bolsonaro tem usado as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil para convocar apoiadores.
Por meio de uma rede social, o presidente do Senado pediu que as manifestações pelo 7 de Setembro sejam pacíficas.
“As comemorações deste 7 de Setembro, que marcam os 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito”.
Eu estive na Av. Paulista, hoje.
Tudo civilizado, sem qualquer baderna. Um povo super educado que pedia até para tirar fotos com os policiais e cavalaria da Polícia Militar.
Se os senhores ministros do STF torciam por uma confusão e quebradeiras, focaram no movimento errado. NADA DE DESORDEM!!
SÓ CIVILIDADE, senhores ministros do STF e TSE.
Aqui é a direita ordeira e civilizada.
Não posso dizer o mesmo da outra banda..
Ah .. E essas fotos não foram inchadas com duplicação feita em laboratório!!! São verdadeiras e reais.