Os usuários que acessaram o Twitter/X neste sábado, 6, viram o dono da plataforma, Elon Musk, denunciar a censura imposta ao Brasil pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao longo do dia, a denúncia ganhou novos capítulos. A seriedade do caso movimentou as redes sociais, de maneira que empresários, juristas e políticos foram impelidos a se manifestar.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Com o objetivo de trazer informação ao leitor, Oeste preparou um resumo da denúncia e suas possíveis implicações.
Elon Musk versus Alexandre de Moraes
Sábado, às 2h03
O dono do Twitter/X interpela o ministro do STF: “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”.
A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.
Sábado, às 19h01
Elon Musk volta a interpelar Alexandre de Moraes. Desta vez, o dono do Twitter/X quis saber a razão de a Justiça do Brasil ter determinado o bloqueio de perfis populares no país.
“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou o bilionário, referindo-se à decisão da Justiça.
Na mesma publicação, a plataforma alega ter sido forçada a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, disse, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.
Sábado, às 19h31
Trinta minutos depois, Elon Musk informa que irá retirar as restrições impostas aos perfis brasileiros na plataforma.
“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil”, escreveu o bilionário. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”
Sábado, às 19h44
Elon Musk retira as restrições de perfis bloqueados no Brasil.
Thank You Mr. MusK. Please, don’t stop…!
Cadê o Argentino que tem as provas de que a apuração da eleição não foi como se disse para usar esta brecha para apresentar seu material ao Mundo ??? Vai lá . Fala Argentino.
Correção: Musk não disse que Morais (a grafia Moraes viola a lei) cortou o acesso ao X, mas que ameaçou fazê-lo.
O maior culpado disso tudo se chama Rodrigo Pacheco, covarde ou conivente com o crime , Minas Gerais , nos brasileiros do b não merecemos esse traste.
Eu amo o Elon Musk!