publicidade
Política

Elon Musk versus Alexandre de Moraes: a cronologia dos fatos

Os usuários que acessaram o Twitter/X neste sábado depararam com uma cena inusitada: o dono da rede social denunciou a censura imposta ao Brasil pelo ministro do STF

Elon Musk
'Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?', indagou o bilionário, referindo-se à decisão da Justiça | Foto: Reprodução/Redes sociais

Os usuários que acessaram o Twitter/X neste sábado, 6, viram o dono da plataforma, Elon Musk, denunciar a censura imposta ao Brasil pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao longo do dia, a denúncia ganhou novos capítulos. A seriedade do caso movimentou as redes sociais, de maneira que empresários, juristas e políticos foram impelidos a se manifestar.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Com o objetivo de trazer informação ao leitor, Oeste preparou um resumo da denúncia e suas possíveis implicações.

Elon Musk versus Alexandre de Moraes

Sábado, às 2h03

O dono do Twitter/X interpela o ministro do STF: “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”.

A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.

Sábado, às 19h01

Elon Musk volta a interpelar Alexandre de Moraes. Desta vez, o dono do Twitter/X quis saber a razão de a Justiça do Brasil ter determinado o bloqueio de perfis populares no país.

“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou o bilionário, referindo-se à decisão da Justiça.

Na mesma publicação, a plataforma alega ter sido forçada a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, disse, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.

Sábado, às 19h31

Trinta minutos depois, Elon Musk informa que irá retirar as restrições impostas aos perfis brasileiros na plataforma.

“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil”, escreveu o bilionário. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”

Sábado, às 19h44

Elon Musk retira as restrições de perfis bloqueados no Brasil.

Confira a ordem cronológica das reportagens publicadas sobre o assunto

  1. Elon Musk pergunta a Alexandre de Moraes: ‘Por que tanta censura no Brasil?’
  2. Elon Musk dobra a aposta com Alexandre de Moraes: ‘Por que está fazendo isso?’
  3. Elon Musk desafia a censura de Alexandre de Moraes

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Edson TC
    Edson TC

    Cadê o Argentino que tem as provas de que a apuração da eleição não foi como se disse para usar esta brecha para apresentar seu material ao Mundo ??? Vai lá . Fala Argentino.

  2. Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
    Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra

    Correção: Musk não disse que Morais (a grafia Moraes viola a lei) cortou o acesso ao X, mas que ameaçou fazê-lo.

  3. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    O maior culpado disso tudo se chama Rodrigo Pacheco, covarde ou conivente com o crime , Minas Gerais , nos brasileiros do b não merecemos esse traste.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.