Em cinco meses de governo, o presidente Lula usou helicópteros para se deslocar em Brasília 24 vezes. O número supera a soma de vezes que Jair Bolsonaro e Michel Temer utilizaram o veículo. Bolsonaro, em quatro anos, usou o helicóptero 11 vezes, e Temer, dez vezes. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 7, pela CNN Brasil.
Segundo a emissora, os dados, obtidos pela Lei de Acesso à Informação, mostram que a aeronave foi utilizada, nas 24 vezes, para Lula se deslocar do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, até a Base Aérea de Brasília, de onde partiu para viagens nacionais e internacionais.
O trajeto é de 21 quilômetros e, de carro, pode ser feito em cerca de 20 minutos, em carro comum, já considerando o tráfego. Entretanto, o comboio da presidência o faz em menos tempo, segundo especialista ouvido pela CNN, já que agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar costumam acompanhar o trajeto.
De helicóptero, o trajeto leva cerca de 5 minutos, mas o custo é bem maior. Segundo a CNN, uma fonte da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República informou que a escolha pelo veículo a ser usado é do presidente, que toma a decisão com base em recomendações da equipe de inteligência.
Temer e Bolsonaro preferiam o comboio terrestre para o transporte até a Base Aérea de Brasília, ao contrário de Lula e Dilma Rousseff. Os dados obtidos pela CNN, a partir de 2014, mostram que, no segundo mandato de Dilma, que durou de 2015 a maio de 2016, ela utilizou o helicóptero para trajetos dentro da capital federal em 141 oportunidades. Assim como Lula, ela costumava lançar mão da aeronave para fazer o deslocamento entre o Palácio da Alvorada e a Base Aérea de Brasília.
Dilma chegou a utilizar helicóptero do Palácio da Alvorada para a Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência, distante cerca de 18 quilômetros, informou a CNN.
O modelo de helicóptero mais usado por Lula
O presidente tem à disposição dois modelos de helicóptero para transporte: a aeronave EC-135 (designada VH-35) tem capacidade para até quatro passageiros; e a EC-725 (designada VH-36 Caracal) comporta até dez passageiros. Ambas integram o Terceiro Esquadrão do Grupo de Transporte Especial, localizado em Brasília.
A VH-35 é uma aeronave alemã e atinge velocidade máxima de 259 quilômetros por hora. Já a VH-36 Caracal é francesa e pode voar a 324 quilômetros por hora. Em 23 das 24 viagens, Lula usou o helicóptero de menor porte — o VH-35.
Nais uma para que pibliquem a segunda.
Majs um para que pibliquem o primeira
Quem sabe numa dessas tenhamos sorte.
ESSA DESGRAÇA VAI PASSAR 4 ANOS DE FÉRIAS GASTANDO TUDO O QUE PUDER GASTAR POIS NÃO TERÁ MAIS OUTRA CHANCE DEVIDO A VELHICE.