publicidade
Política

Em 5 meses, Lula supera Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero

Atual presidente prefere aeronave para se deslocar em Brasília

helicóptero
VH-35, helicóptero à disposição da Presidência | Foto: Flickr/Força Aérea

Em cinco meses de governo, o presidente Lula usou helicópteros para se deslocar em Brasília 24 vezes. O número supera a soma de vezes que Jair Bolsonaro e Michel Temer utilizaram o veículo. Bolsonaro, em quatro anos, usou o helicóptero 11 vezes, e Temer, dez vezes. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 7, pela CNN Brasil.

Segundo a emissora, os dados, obtidos pela Lei de Acesso à Informação, mostram que a aeronave foi utilizada, nas 24 vezes, para Lula se deslocar do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, até a Base Aérea de Brasília, de onde partiu para viagens nacionais e internacionais.

Receba nossas atualizações

O trajeto é de 21 quilômetros e, de carro, pode ser feito em cerca de 20 minutos, em carro comum, já considerando o tráfego. Entretanto, o comboio da presidência o faz em menos tempo, segundo especialista ouvido pela CNN, já que agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar costumam acompanhar o trajeto.

De helicóptero, o trajeto leva cerca de 5 minutos, mas o custo é bem maior. Segundo a CNN, uma fonte da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República informou que a escolha pelo veículo a ser usado é do presidente, que toma a decisão com base em recomendações da equipe de inteligência.

Temer e Bolsonaro preferiam o comboio terrestre para o transporte até a Base Aérea de Brasília, ao contrário de Lula e Dilma Rousseff. Os dados obtidos pela CNN, a partir de 2014, mostram que, no segundo mandato de Dilma, que durou de 2015 a maio de 2016, ela utilizou o helicóptero para trajetos dentro da capital federal em 141 oportunidades. Assim como Lula, ela costumava lançar mão da aeronave para fazer o deslocamento entre o Palácio da Alvorada e a Base Aérea de Brasília.

Dilma chegou a utilizar helicóptero do Palácio da Alvorada para a Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência, distante cerca de 18 quilômetros, informou a CNN.

O modelo de helicóptero mais usado por Lula

O presidente tem à disposição dois modelos de helicóptero para transporte: a aeronave EC-135 (designada VH-35) tem capacidade para até quatro passageiros; e a EC-725 (designada VH-36 Caracal) comporta até dez passageiros. Ambas integram o Terceiro Esquadrão do Grupo de Transporte Especial, localizado em Brasília.

A VH-35 é uma aeronave alemã e atinge velocidade máxima de 259 quilômetros por hora. Já a VH-36 Caracal é francesa e pode voar a 324 quilômetros por hora. Em 23 das 24 viagens, Lula usou o helicóptero de menor porte — o VH-35.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Negu Nagary
    Negu Nagary

    ESSA DESGRAÇA VAI PASSAR 4 ANOS DE FÉRIAS GASTANDO TUDO O QUE PUDER GASTAR POIS NÃO TERÁ MAIS OUTRA CHANCE DEVIDO A VELHICE.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade