O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados manifestaram-se favoravelmente ao Tribunal Penal Internacional (TPI) em 2022. Depois de ser duramente criticado por garantir que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não seria preso caso viesse ao Brasil, o petista disse que não conhecia a Corte.
“Nem sabia da existência deste tribunal”, afirmou Lula. “Só quero saber por que o Estados Unidos não são signatários, por que a Índia não é signatária, por que a China não é signatária, por que a Rússia não é signatária e por que o Brasil é signatário”, perguntou Lula, em entrevista coletiva, durante viagem à Índia.
+ Relatório da CPI do MST deve ser entregue nesta semana
Em abril, Lula disse que recorreria ao Tribunal Penal Internacional para cobrar punição ao então presidente, Jair Bolsonaro (PL), por sua atuação na pandemia de covid-19.
Na ocasião, quando estava na Espanha, o petista afirmou que Bolsonaro será julgado por esses supostos crimes. Mesmo sem citar o TPI, Lula mostrou conhecimento sobre a Corte.
“Um dia esse homem vai ter de ser julgado num tribunal internacional, pela chacina que aconteceu no nosso país”, disse Lula.
A possibilidade de denunciar Bolsonaro ao TPI também foi debatida durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, na qual senadores alinhados a Lula atuaram.
Por suposta negligência na pandemia, aliados de Lula queriam levar Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional
Em setembro de 2021, juristas se encontraram com membros da CPI para discutir maneiras de encaminhar o caso ao tribunal internacional.
+ Judiciário exagera contra Bolsonaro, diz Valdemar Costa Neto
Em fevereiro de 2022, um grupo de parlamentares foi até Haia, na Holanda, para fazer acusações contra Bolsonaro. Entre os participantes estava Randolfe Rodrigues, atualmente líder do governo no Congresso Nacional.
Esse mente mais do que respira. O Brasil é presidido por isso ai. Será que os caras que o puseram no poder não sentem vergonha do que fizeram?
Em cada pronunciamento, esse senhor dá um tiro vergonhoso no próprio pé. Para um observador atento, que colecionada as contradições e mentiras do auto declarada “alma mais honesta do Brasil”, é um tesouro para fazer um livro biográfico. Dados documentados em cima de gravações para ninguém dizer que é “fake news”, que é desinformação, que é um atentado a democracia.
Seletiva
O Molusco Gagá está com amnésia sdletiva.
Mais uma para embasar as suas narrativas…