O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou ao governo de São Paulo que justifique, dentro de um prazo de dez dias, o Programa Escola Cívico-Militar, idealizado por Tarcísio de Freias.
Na quinta-feira 6, o juiz também solicitou à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que se manifestem em cinco dias depois de o recebimento dos autos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A ação foi movida pelo Psol e assinada pela deputada federal Professora Luciene Cavalcante, pelo deputado estadual Carlos Giannazi e pelo vereador paulistano Celso Giannazi. Segundo os membros do partido, a intenção do projeto é substituir gradualmente professores por militares.
Criação das escolas cívico-militares
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto em 21 de maio. A proposta, de autoria do governador Tarcísio de Freitas, já foi sancionada e prevê uma gestão compartilhada entre corporações militares e Secretarias de Educação.
O objetivo é melhorar a qualidade de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O projeto também inclui atividades cívicas e de cidadania no currículo.
Desempenho do Brasil
De acordo com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes divulgados em dezembro de 2023, o Brasil ocupa a 65º posição em uma lista de 81 países. A prova é aplicada para verificar o desempenho de alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências.
Vale tudo na terra da FANTASIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu se fosse o Tarcísio mandava o boca de sapo tomar no olho da goiaba. Sujeitinho arrogante e insuportável.
O STF deve ser entendido como corte a julgar matéria constitucional. Hoje em dia, porém, o Supremo não faz outra coisa senão esbanjar autoritarismo e atendendo a quem de fato se faz present na vida política nacional para obstaculizar qualquer tipo de ação meritória, haja vista a incompetência dos quadros que integram siglas das do tipo do PSOL.
O boca de sapo só gosta de bandido, Jacob Barata é quem sabia!@ Sapo seboso!
Realmente está sobrando tempo no STF, pois o ministro está fazendo uma pergunta absolutamente sem sentido, uma vez que a proposta do governador é tentar recuperar o que está péssimo no Brasil, que é a educação totalmente aparelhada por gente sem qualidade, como os integrantes desse puxadinho do PT. Creio teria sido muito oportuno se, ao invés de fazer uma pergunta vazia, o ministro indagasse a todos aqueles envolvidos em educação no serviço público porque o Brasil está na péssima posição de 65º dentre 81 países, conforme apurou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. É preciso trabalhar com seriedade gente !!!
Logicamente que seguindo o pensamento do próprio Presidente “Lulysdengue” é necessario “fazer alguma coisa pois quando o cidadão Brasileiro melhora de vida (educação) não vota mais no PT. Educar para depois não conseguir dominar?
O principal aqui é esclarecer que não cabe ao Supremo Tribunal do país ordenar esclarecimento de nada nessa seara. Ou seja, são operadores do direito que conhecem a letra da lei e estão intencionalmente atuando à margem da lei. Temos que começar a perguntar aos agentes da lei, delegados e policiais, o que eles acham disso. A famosa frase “decisão judicial não se questiona, se cumpre” é errada. O correto é “decisão judicial, se e somente se legal, se cumpre”. Penso que os políticos vítimas desse sistema corrupto que tem até ministros do STF no seu time deveriam se unir, sem celular, sem gravar e conversar muuuuito bem entre si. Imagine metade dos políticos de um país denunciando arbítrio de autoridades para a comunidade internacional? Com vários exemplos que justificam seu posicionamento.
Gilmar mendes tem Escolas, ele não está nem um pouco preocupado com a Educação dos Brasileiros, somente com perda de dinheiro que ele terá!
Ele faz parte daqueles homens que estão em local de Autoridade mas que se tornaram mercenários!
Essa Corte te que ser fechada e uma nova Corte, com poderes restritos à análise Constituição somente, deve ser cirada. Não deve ser outro Poder, pois poder somente pode ter quem tem voto. Poder deve vir do povo e não de quem é nomeado. Esse sujeitos não passam de funcionários públicos.
Tudo que os gatunos do psol faz o STF faz
É muita falta de serviço desse povo. Só que os processos estão parados e somente para esses casos eles tomam medidas imediatamente. Assuntos sérios de cidadãos estão nos processos em hibernação.
Processos são engavetados naturalmente aguardando prescrever, Se fosse contra um Bolsonarista ou mesmo contra o PT era julgado em prazo recorde, sem direito a defesa.
É aquela história: esquerda perde no voto e vai ao STF pedir ajuda.
Essa esquerdalha FDP se diz “progressista” somente na roubalheira, progresso que é bom não aceitam. Corja de vagabundos, quem votou na esquerdalha são também FDPS.
Agora o PL tem que entrar com uma ação pedindo para o próprio Gilmar explicar a fortuna paga pelo congresso nacional por conta de pós graduação a senadores e deputados, na faculdade dele. Políticos semi analfabetos, que duvido até que saibam onde fica a tal faculdade, repassando verba do senado para agradar o ministro. Quanto a escola cívico militar, qualquer criança sabe explicar as vantagens de um ensino focado em direitos e responsabilidade cívica e a qualidade do ensino, sem
ideologias políticas e gênero, sendo desnecessário sequer uma ação dessas ter sido acolhida quanto mais julgada.