Os economistas Armínio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan, que apoiaram a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, escreveram uma carta para o presidente eleito nesta quinta-feira, 17, em que mostram preocupação com as recentes declarações do petista sobre as regras fiscais.
Mais cedo, durante a 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), Lula defendeu o fim do teto constitucional de gastos e o aumento de recursos para o financiamento de programas sociais.
Relacionadas
Fraga, Bacha e Malan ressaltam, no texto divulgado pela Folha de S.Paulo, que a obediência às regras fiscais é condição fundamental para a resolução de problemas sociais. “O desafio é tomar providências que não criem problemas maiores do que os que queremos resolver”, argumentam.
Os economistas observam que, diferentemente do que dizem os petistas, a alta do dólar e a queda da Bolsa de Valores não são produto da ação de “especuladores mal-intencionados”. Dizem também que o teto de gastos não tira dinheiro da educação, da saúde e da cultura. “Não é uma conspiração para desmontar a área social”, ressaltam.
Relacionadas
Ao longo da carta, Fraga, Bacha e Malan explicam os motivos pelos quais um governante deve se atentar ao equilíbrio das contas públicas. Sem isso, observam os especialistas, um país não pode prosperar.
Leia na íntegra a carta endereçada a Lula
“Caro presidente eleito Lula,
Assistimos a sua fala nesta quinta (17) cedo na COP27, no Egito. Acredite que compartilhamos de suas preocupações sociais e civilizatórias, a sua razão de viver. Não dá para conviver com tanta pobreza, desigualdade e fome aqui no Brasil.
O desafio é tomar providências que não criem problemas maiores do que os que queremos resolver.
A alta do dólar e a queda da Bolsa não são produto da ação de um grupo de especuladores mal-intencionados. A responsabilidade fiscal não é um obstáculo ao nobre anseio de responsabilidade social, para já ou o quanto antes.
O teto de gastos não tira dinheiro da educação, da saúde, da cultura, para pagar juros a banqueiros gananciosos. Não é uma conspiração para desmontar a área social.
Vejamos por quê.
Uma economia depende de crédito para funcionar. O maior tomador de crédito na maioria dos países é o governo. No Brasil o governo paga taxas de juros altíssimas. Por quê? Porque não é percebido como um bom devedor. Seja pela via de um eventual calote direto, seja através da inflação, como ocorreu recentemente.
O mesmo receio que afeta as taxas de juros afeta também o dólar. Imaginamos que seja motivo de grande frustração ver isso tudo. Será que o seu histórico de disciplina fiscal basta? A verdade é que os discursos e nomeações recentes e a PEC (proposta de emenda à Constituição) ora em discussão sugerem que não basta. Desculpe-nos a franqueza. Como o senhor sabe, apoiamos a sua eleição e torcemos por um Brasil melhor e mais justo.
É preciso que se entenda que os juros, o dólar e a Bolsa são o produto das ações de todos na economia, dentro e fora do Brasil, sobretudo do próprio governo. Muita gente séria e trabalhadora, presidente.
É preciso que não nos esqueçamos que dólar alto significa certo arrocho salarial, causado pela inflação que vem a reboque. Sabemos disso há décadas. Os sindicatos sabem.
E também não custa lembrar que a Bolsa é hoje uma fonte relevante de capital para investimento real, canal esse que anda entupido.
São todos sintomas da perda de confiança na moeda nacional, cuja manifestação mais extrema é a escalada da inflação. Quando o governo perde o seu crédito, a economia se arrebenta. Quando isso acontece, quem perde mais? Os pobres!
O setor financeiro recebe juros, sim, mas presta serviços e repassa boa parte dos juros para o resto da economia, que lá deposita seus recursos.
O teto, hoje a caminho de passar de furado a buraco aberto, foi uma tentativa de forçar uma organização de prioridades. Por que isso? Porque não dá para fazer tudo ao mesmo tempo sem pressionar os preços e os juros. O mundo aí fora está repleto de exemplos disso.
Então por que falta dinheiro para áreas de crucial impacto social? Porque, implícita ou explicitamente, não se dá prioridade a elas. Essa é a realidade, que precisa ser encarada com transparência e coragem.
O crédito público no Brasil está evaporando. Hora de tomar providências, sob pena de o povo outra vez tomar na cabeça.
Respeitosamente,
Arminio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan”
Tem toda a razao Governador Zema. O Presidente Bolsonaro foi vitima da propria honestidade, sinceridade, de ter a mesma cara na privacidade e em publico, de lutar por ideais que nao estao fundamentados em populismos e formulas para encantar “focas”. Foi vitima por nao ter escolhido frases planejadas e discursos planejados, que sao o cotidiano da maioria dos hipocritas que ocupam o Congresso Nacional. Vitima por ter sido extremamente genuino ao ponto de abrir uma geladeira na casa de pessoas humildes, e encarar a realidade da geladeira vazia com algumas garrafas de agua, de provar o alimento que estava no fogao e que muitas vezes eram os restos de comida do dia anterior. Foi vitima em tentar enfrentar o sistema mafioso instalado nos Poderes da Republica, que comem lagosta e bebem vinho certificado e com certeza recebem mais de 1 milhao de reais por ano. Conhecemos o Bolsonaro com apenas uma cara, que fala o que pensa, aquilo que sente e tem a capacidade de entender a vida de cada brasileiro, do mais humilde ao mais abastado e assim governou o nosso Brasil. OBRIGADO PRESIDENTE BOLSONARO POR SEMEAR O ESPIRITO DE LUTA NO NOSSO POVO, E RESGATAR O ORGULHO PELA NOSSA BANDEIRA E POR NOSSA TERRA.
Quem vê uma carta dessas, pensa que Lula fez um estelionato de proposta, que ninguém sabia sobre suas reais intenções ou que seu passado era oculto da sociedade. ESSES ISENTÕES APOIARAM UM CANDIDATO QUE SEMPRE DEFENDEU ESSAS IDEIAS.
Artifices do Plano Real, sabemos da competencia desses homens na chamada “gestão macroeconomica”.
O que pra mim é imcompreensivel é que esses homens tenham apoiado (e, ainda apoiem) o molusco de nove dedos, a despeito de já saberem, de antemao, da total irresponsabilidade, corrupção e incompetencia dos petistas na gestão da economia.
HIPÓCRITAS!!!
Será que estes caras são ingênuos em acreditar no molusco? Eu não acredito. Devem ter ganhado grana com a queda da bolsa e/ou com a subida do dólar. São movimentos especulativos. Não quer dizer que o movimento se deu por especulação, mas é só especular quando acontece o movimento.
Lembram da estória do escorpião que matou o sapo que o ajudou a atravessar o rio? pois é exatamente isto que o LADRÃO fará a milhões de idiotas afinal sua natrureza é desonesta e assassina.
Otários… acreditaram ouvir o canto da sereia e bateram o navio nas pedras…..azar o nosso!!!
Decidiram tirar da reta. Sujeitos sem caráter.
Como se já não soubessem disso. Querem limpar-se da sujeira.
Não podem dizer que “não sabiam”… A campanha inteira o la….pio disse o que iria fazer. Agora façam um “L”….. ” Boa sorte” para nós que teremos que passar quatro anos escutando esta voz noj…. Vocês possuem muito dinheiro e podem sair a hora que quiser do país. Irresponsáveis.
Não sabiam que L ia fazer isso ?????
Tadinhos
Eles não acham mesmo que o Lula vai ler essa merda, certo?
Será que é só uma maneira de tentar limpar a própria barra? “Ei, vejam bem! Eu apoiei o Lula mas só na condição que ele agisse de maneira racional, veja esta carta que eu escrevi, eu totalmente estava cobrando responsabilidade dele, não mereço ser responsabilizado por nada, ahhhhhh!!!!”
Agora faz o L!
Idiotas da objetividade, como dizia Nelson Rodrigues.
Será que eles não sabiam disso quando o apoiaram?
Ele não enganou ninguém, a partir do momento que não apresentou plano de governo.
Agora é fazer o L
“É mais fácil acredite no arrependimento do eleitor, que no remorso do político.
Vão ensinar economia básica ao pinguço semi-analfabeto em uma carta aberta? Ora, vão dar meia hora de c* com o relógio parado e fazendo o L…
São coautores da desgraça que se abater sobre o país.
Estão preocupados mesmo é com a boquinha que vão perder.
Vis vendilhões.
Sabem onde o Nine vai passar esta cartinha para limpar?
Dá nojo desses caras!
Ajudaram a “eleger” essa figura altamente conhecida.
A parte da sociedade que paga impostos, é a que paga a conta inteira.
vamos lá senhores economistas que a apoiaram a candidatura de um ex-presidiário e descondenado por amigos supremos, faz aí um L para o chefe da organização criminosa travestida de partido político.
São hipócritas, apoiaram o ladrão só porque o “Borsonaro ” é bronco, não viram os números do governo que termina agora? Ciuminho do Paulo Guedes? Agora vem com cartinha.
Para vocês não tem importância se aqui vai virar uma Argentina, o dinheiro de vocês está resguardado no exterior em dólares.
Os três patetas babaram o saco do descondenado socialista e agora não sabem o que fazer.
O STF tem hoje “poder” para contrariar o Congresso. Exemplo condenação em segunda instância.
Certamente esses economistas vão continuar a viver a boa vida no exterior e deixar o ônus que eles ajudaram a eleger para a população brasileira. Bandidos!
Façam o L agora, seus MERDAS!
Quem vota em ladrão sabendo que o cara é ladrão, é cúmplice. Portanto esse bando de parasitas que agora estão dando uma de madalena arrependida, por uma questão de coerência, deviam pegar sua parte do roubo e não ficar enchendo o saco dos cidadãos honestos com conversa fiada!
Esses 3 idiotas sabiam de sobejo que o carniça iria e vai transformar o Brasil numa brazuela. Esses 3 palhaços sabiam que esse traste do carniça e seus apaniguados receberam o Brasil com a economia organizada e entregaram o Brasil na mherda. E mesmo assim, assinaram a famigerada “carta da democracia”(?) e, achando pouco, apoiaram e fizeram campanha para o ébrio da cabeça branca. Agora, com o caldo entornado, fazem uma cartinha de alerta. Ora ora ora, energúmenos… Vão catar cocô de pombo, seus mherdas!
Como vão fazer pra pagar os compromissos de campanha? Se esse dinheiro não sair, Globo vai ficar sem verba.
Vocês economistas são verdadeiros artistas. Sabiam disto e de muito mais coisas. Estavam igual prostitutas no puteiro. Agora querem se fazer de santo. Faz um L.
Não consigo entender por que insistem em tratar BANDIDO como se fosse gente de bem, será que são burros? Ou, apenas nobres donzelas ingênuas que não sabiam com quem estavam lidando?
Mas eles não tinham endossado o Lula contra o “anti-democrático” Bolsonaro? Não demorou três semanas para esses gênios se arrependerem? Agora escrevem uma cartinha para tentarem preservar suas reputações. Que patético.
Esses manés vão pras estranjas, descolam um “pieichedi” em universidades de elite e, mesmo já portando um cocuruto todo branco, se deixam seduzir pelo encatador de serpentes… Primeira lei da estupidez humana: invariávelmente sempre subestimamos o número de idiotas em circulação!
Agora é tarde nobres economistas que no passado como ex tucano admirei. Portanto só lhes resta ir às ruas e dizer para o MORAES, que é pela estabilidade da democracia que periga nesse governo que vocês elegeram. E atenção, avisem o FHC que ele foi novamente enganado por aquele que disse ter dele recebido uma herança maldita.
Ninguem o conhecia. Está justificado. Conheciam apenas o pedófilo, homofóbico, racista, ditador, canibal, fascista, nazista, genocida, negacionista, etc., etc. CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁS.
Faz o L !
Too late.