A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira, 2, um texto intitulado “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual”, no qual fala em suposto risco à democracia, “tentativa de ruptura” e respeito às instituições. No documento, a confederação critica ainda as leis de flexibilização da posse e do porte de arma de fogo.
No texto aprovado durante a 59ª Assembleia-Geral, realizada entre 28 de agosto e 2 de setembro, em Aparecida, São Paulo, os bispos citam suposta manipulação religiosa e fake news.
A CNBB inicia a carta pregando o “reconhecimento do tempo difícil em que vivemos” e que o país “está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira”.
Sem citar fatos específicos ou nomes, a CNBB observa que “nossa jovem democracia precisa ser protegida, por meio de amplo pacto nacional”. Sobre o processo eleitoral, informa que “tentativas de ruptura da ordem institucional, veladas ou explícitas, buscam colocar em xeque a lisura desse processo eleitoral”. Para que isso não aconteça, os bispos dizem reiterar o “apoio incondicional às instituições da República, responsáveis pela legitimação do processo e dos resultados das eleições”.
As declarações da CNBB sobre risco à democracia e de ruptura reproduzem, de certa forma, o discurso daqueles que acreditam que o atual governo de Jair Bolsonaro (PL) estaria preparando um golpe e/ou estaria afrontando as instituições por questionar a transparência das urnas.
Os bispos seguem argumentado que “é motivo de preocupação a manipulação religiosa e a disseminação de fake news, que têm o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas, colocando em risco a democracia”.
Adiante, falam sobre corrupção “histórica, contínua e persistente” e defendem a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que proíbe que condenados por órgãos colegiados possam se candidatar a cargos políticos, além de outros mecanismos “que garantam a ética na política”.
Entre outros “problemas”, a carta cita desemprego, falta de acesso à educação de qualidade e fome, além de “alarmantes descuidos com a Terra” e “a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e do porte de armas, que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade”.
Apesar da afirmativa da CNBB, os números mostram que o crescimento do registro de armas no governo de Jair Bolsonaro (PL) é inversamente proporcional ao número de homicídios. Entre 2017 e 2021, houve aumento de 133% de armas registradas no país. Já o número de homicídios vem caindo desde 2018. Em 2021, houve 22,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes, a menor taxa desde 2011.
Ao finalizar a carta, de três páginas, a CNBB afirma que “a população tem a capacidade de refazer caminhos, corrigir equívocos e reafirmar valores”.
Leia também: O direito às armas, reportagem publicada na Edição 125 de Oeste.
De qual Brasil a CNBB está se referindo, será que esta carta foi escrita entre 2003 e 2014?
Eis a voz de satanás, vindo de um abismo hiante, em apoio as mais claras e evidentes maldades e opressões perpetradas por homens loucos e cretinos ocupando cargos estatais. Em vez e ver em apoio aos oprimidos e aos enganados se coloca ao lado sempre dos opressores dos encanadores, seus filhos e satanás.!
Gostaria de saber de qual Brasil os bispos falam nessa “carta ao povo brasileiro”, de qual crise sistêmica eles reclamam pois, se analisarmos os números da economia, o número de homicídios, veremos que são números muito melhores e que estamos no caminho certo.
Acusar o governo de má gestão e de usar o nome de Deus para “enganar”, isso é a verdadeira fake news.
É fácil criticar e apontar erros estando sentados em seus “palácios apostólicos” tendo comida farta em suas mesas, saiam para a rua e acolham, evangelizem, dividam o pão e não fiquem apenas criticando!
“…e defendem a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que proíbe que condenados por órgãos colegiados possam se candidatar a cargos políticos, além de outros mecanismos “que garantam a ética na política”.
Vigaristas! Aposto que na defesa da Ficha Limpa não está incluso o candidato Lula.E tem mais:se pedir a esses senhores que citem exemplos de fake news não saberão exemplificar.
O catecismo proíbe o comunismo.
Esse são os Bispos que vão defender os Padres da Nicarágua??? Acho que vão mais é apoiar o tomador de 51 como disse Pe. FRANCISCO em SE. A Igreja Católica não aprende a defender interesses do povo cristão e católico. Quem coloca em risco a DEMOCRACIA é o PT E LULA a esquerda comunista
APRENDA CNBB.Ou não!
Muito triste e decepcionante como sempre a posição da CNBB. Sobre corrupção e posição do PT sobre aborto eles se calam, mas querem condenar o presidente por narrativas da imprensa esquerdista. Lamentável
Que cretinos! Fazem de conta que não veem os índices socioeconômicos a demostrarem que no atual governo de Bolsonaro, apesar do lockdown, do Congresso Nacional, do STF e do PT, o Brasil “despiorou” – na linguagem progressista da esquerda socialista-comunista.
Não falaram nada sobre a proposta de tratar o aborto como uma “questão de saúde pública”?
NÃO TEM CREDIBILIDADE. Infelizmente a CNBB perdeu a credibilidade junto aos católicos. E perdeu credibilidade porque esqueceu de agir conforme o discurso. Hoje, vemos sacerdotes pedófilos, ladrões, corruptos. Afastados completamente dos ensinamentos cristãos. E A CNBB NÃO FAZ NADA. A IGREJA CATÓLICA NÃO FAZ NADA.
O nome disso é Bispos Vagabundos.
Bispos satânicos.
Não terá sido isso uma carta do PT não, Oeste?
Sou catalítico e frequento as missas aos domingos, vou às missas em função de minha fé em Deus, vou por ele, mas não suporto ver o Papa, a CNBB e alguns padres fazerem de maneira velada campanha contra o povo de bem a própria religião, simplesmente por oposição ao governo Bolsonaro. Será que a igreja também se beneficiava?
Eles citam a qualidade educação, a questão é. Onde eles estavam nos últimos 16 anos, fazendo o quê?
Concordo
Parece até declaração de militância petralha . Os padres tem que cuidar dos vários escândalos Internos antes de querer meter-se em política .
Risco à Democracia. Concordo plenamente, caso partidos que apoiam ditaduras COMUNISTAS assumam o poder. Fácil identificá-lós pela bandeira vermelha.
Parece uma cartinha escrita pelo PT. O que esses doentes mentais dizem sobre igrejas queimadas no Chile e perseguição na Nicarágua?
Será que a CNBB sabe que na Nicarágua os padres estão sendo perseguidos por um presidente de esquerda? Acho bom eles colocarem as barbas de molho.
Rezar pelo Brasil nem pensar! Lançam uma série clichês da esquerda, completamente desfocados da realidade. Sobre o risco que a sociedade brasileira corre, visualizados a partir dos acontecimentos recentes ocorridos nos países vizinhos sob domínio de governos esquerdistas, um silêncio solene. A perseguição a padres católicos inclusive no Brasil, ainda não tomaram conhecimento. Uma pena a CNBB continuar a viver tutelada pela esquerda.
A CNBB não faz bem nem o que lhe é dever. Imagine fazendo “carta” política. Como homens tem o direito de se expressar politicamente. Como padres não. muito menos como coletivo.
Um recado para a CNBB:
Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Evangelho de São Mateus Cap. 23 versos 1 a 4.
ONDE ESTÁ A NOTA DA CNBB SOBRE O BISPO NA NICARÁGUA, QUE FOI PRESO PELO DITADOR DANIEL ORTEGA, AMIGO DO LULA.
E O PAPA FRANCISCO NÃO VAI FALAR NADA?????
DE QUAL DEMOCRACIA A CNBB ESTÁ FALANDO?????
DA MESMA QUE ELIMINOU MILHARES DE PADRES, BISPOS, PASTORES E CRISTÃOS EM PAÍSES SOCIALISTAS/COMUNISTAS.
É MUITO FARISAISMO!!!!
Excelente comentário… a CNBB hoje uma entidade que defende o comunismo
Se estes bispos são o futuro da Igreja Católica, esta não tem nenhuma chance de dar certo. Esta turma vive em outro mundo, o mundo do estatismo, cujo melhor exemplo é o peronismo e um papa apoiador.
Nada sobre aborto, liberação das drogas, pautas do PT!
Bispos comunistas!
Arrependam-se de seus pecados! Ainda é tempo de salvar suas almas!
A CNBB é uma associação política. Prá mim ela não tem importância alguma.
Melhor esses padres comunista calarem a boca….
Pelo amor de Deus!!!
Aonde esses aloprados estão vendo “ruptura democrática” ??!!
Só se o Lula for eleito!! Se isto acontecer, certamente teremos regulação da mídia, aplicação de modelo chinês aqui, aproximação perigosa com Venezuela, Cuba e Nicarágua, inclusive, mandando o nosso dinheiro pra lá. Bolsonaro, senhores “religiosos”, defende a LIBERDADE (inclusive de imprensa), a FAMÍLIA, A VIDA e O BRASIL!! Se isto for “ameaça à democracia” , (meu Deus!!) o que é a democracia, então???!!
Que democracia é essa que esses velhinhos têm nas sua cabecinhas brancas??!! Isto só vem CONFUNDIR os pobres que não têm muita informação e caem nas conversas fiadas desses “democratas” de ataque.
Esperávamos muito mais de nossos bispos. Carta branda que cheira muito a valores pregados e defendidos pela mídia esquerdista.
Perderam uma excelente chance de defender nossa igreja católica e de nos representar melhor. É por isso que as igrejas estão cada vez mais com menos fiéis.
Onde está a luta pela verdade, valores e a defesa da fé e liberdade cristã?
Melhor seria rever sua branda carta e se posicionar logo, reflitam como a Nicarágua, Venezuela e outros países comunistas chegaram onde estão hoje…
Alô, Companhia Nacional de Bispos do Brasil, diga claramente o que quer! Pare de dar voltas e vá direto ao ponto! Saia do armário, assuma sua nova cara!
Sou católico e estou cada dia mais decepcionado com a igreja católica, principalmente depois que o Chico assumiu. A nossa sorte é que a maioria dos padres não é comunista e está alertando o povo dos males do comunismo
A CNBB é uma espécie de STF. Lamentável. Não é esse o seu papel. Fazer política partidária, querer influenciar esse ou aquele partido ou candidato. Meus caros Bispos, o rebanho está cansado, farto, necessita sim de espiritualidade, de líderes que lhes mostrem o caminho do bem, da salvação, da boa convivência.
Política partidária não combina com quem se nutre, se serve do pão alheio.
A CNNB e sua ideologia é uma das responsáveis por afastar católicos das igrejas , com uma boa mãozinha do Papa.
Os evangélicos agradecem.
Leia-se CNNB
Leia-se CNBB
Vtnc bando de safados. E os crimes sexuais cometidos por padres e bispos ? São milhares de casos em todo mundo,e só pedidinho de perdão e mais nada
Quando a CNBB se manifesta é sempre assim. Mostra o seu viés “progressista”, alinhada desde sempre à esquerda socialista-comunista.
Como católica, acho que o presidente trm atraído mais seguidores para Cristo do que posicionamentos políticos da Igreja do Brasil.
ESPERO QUE A CNBB TROPECE E CAIA DE COSTAS SENTADA EM OBJETO PONTIAGUDO COM DUAS ESFERAS NA PARTE INFERIOR DE CADA LAD E QUE ALI,SENTADA, PERMANEÇA POR LONGO PERÍODO OU ATÉ OS ESQUERDITAS RENUNCIAREM.
É por essa e por outras que me considero cristã, não católica. A Igreja Católica está dominada pela esquerda, a começar pelo Papa Vermelho.
É inacreditável como essa CNBB é comunista!
Essa CNBB é um sindicato. Vai afundar a Igreja Católica. Está fechada com o abortistas, comunistas, narcotraficantes, corruptos, ladrões, assassinos.
Quem é CNBB? Aquela que não falou nada sobre a invasão de um vereadorizinho do PT na igreja de Curitiba? Ah tá…
ACNBB está infiltrada de comunistas de grosso calibre. Não falou nada sobre o verdadeiro golpe do STF e as intenções do PT em implantar o comunismo no Brasil.
Infelismente , a Tempos a CNBB. Foi Dominada. Por Comunistas. Não é toa o Grande Números de Catolicos. Que se Afastaram da Igreja. Por conta da Ideologia de Padres. Conunistas. Que no Lugar de Cumprirem o seu Papel Religioso. Ficam a defender as os Vagabundos Esquerdalhas. e atacar quem de Fato. Prega a Denocracia. Como o nosso Presidente da Repuplica.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
ha de se entender que esta é uma postura da CNBB cujos bispos estão alinhados vom a esquerda, sabe-se lá porque, mas nao reflete o pensamento de maioria dos padres católicos, assim como, o alinhamento evangélico vom a direita, na reflete o pensamento de alguns pastores que se locupletaram nos anos dourados do assalto petista.
Pois é , durante o maior assalto ao País, ficaram caladinhos. Coloco esses falsos profetas no mesmo balaio junto a esquerda latino americana. Traidores …
… e as igrejas católicas cada vez mais vazias!
Mencionaram Jesus alguma vez nesse panfleto?
Esses padres ,podres, católicos são todos esquerdistas.
Olhem o papa
Comuna fdp
Esse canalhas com sua política suja, conseguiram me afastar da igreja, se existe risco para a democracia, são esse comunistas enrustidos, que com o apoio do papa diaraque, vão exterminar a religião católica, o negócio deles é também o dinheiro fácil.
Desde do dia em que vi o papa Francisco recebendo um cruxifico de ouro em forma do símbolo comunista “foice e martelo” do Evo Morales nunca mais assisti uma missa. Esse falso papa em nenhum desses vigaristas da CNBB criticaram o Daniel Ortega. Enquanto esse herege e a corja dele defenderem comunistas assassinos não assistirei missas.
CNBB , veja quem são os bispos , são os memos que apoiam de forma incondicional e irrestrita o grande Luladrão ,a esquerdalha , o foro de São Paulo …. Deveram ter vergonha e se restringir somente aos atos religiosos se é que são competentes para tal 🤔
Realmente, irrompeu a estabilidade! Quando temos o absurdo de líderes religiosos apoiando líderes politicos, institucionais e governamentais que representam ideologias socialistas e comunistas que tem princípios basilares a preservação do Estado e Poder Material acima da preservação da Vida, se colocando ainda contra a liberdade de escolha e inclusive da própria religião é pq a coisa passou mesmo de batalha política mundial para guerra espiritual! Separem o joio do trigo que as horas escuras do apocalipse estão batendo a porta da humanidade! O Governo da Besta avança sobre as igrejas e templos!
Errata: onde se lê “irrompeu”, considerar “rompeu”.
O Vaticano deveria avaliar a possibilidade de implantar a Urna Eletrônica para a escolha dos Papas
Quem será eles indicão para o governo? Eles são pau mandado do cara que deu a benção para um dos maiores bandidos de todos os tempos. Nine.
A igreja católica brasileira está cega, surda e muda em relação ao povo trabalhador, ao que quer criar seus filhos com dignidade, que quer ter paz para trabalhar, que sofre as mazelas que fazem os governos socialistas. A CNBB é suas retóricas socialistas, merecem cada vez mais perder fiéis.
Que lixo de gente é esta que escreveu esta carta? Sou catolica e repudio totalmente estes comunistas que estão infiltrados na religião. Apesar de pessoas como esta Jesus Cristo impera na igreja catolica
Só faltou a CNBB apoiar o aborto, as ditaduras que fecham igrejas e prendem padres entre outros crimes contra os verdadeiros católicos. Se continuarem assim, seguindo a teoria da libertação, de cunho marxista, continuarão a perder seguidores. Será que não enxergam?
É por essas e outras que o número de católicos vem diminuindo ano após ano.