O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou mais discrição dos integrantes do Judiciário. Ele proferiu a declaração nesta sexta-feira, 28, em palestra na Primeira Turma da Corte. A fala foi interpretada como um recado aos colegas que participaram do Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo ministro Gilmar Mendes.
“Comedimento e compostura são deveres éticos, cujo descumprimento solapa a legitimidade do exercício da função judicante”, disse Edson Fachin.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o magistrado, “abdicar dos limites é um convite para pular no abismo institucional”. Edson Fachin decidiu não participar do Fórum Jurídico de Lisboa, mais conhecido como “Gilmarpalooza”.
“Creio não estar sozinho aqui: em momento de mudanças sociais intensas, cabe à política o protagonismo; ao Judiciário e às Cortes Constitucionais, mais especificamente, a virtude da parcimônia: evitar chancelar os erros e deixar sedimentar os acertos, sempre zelando pela proteção dos direitos humanos e fundamentais”, disse o ministro.
Ministros evitam comentar declarações de Edson Fachin
Ao encerrar o Fórum Jurídico de Lisboa, Gilmar Mendes destacou que a edição de 2023 foi a maior, com 53 painéis e 337 palestrantes.
No evento, o ministro Alexandre de Moraes defendeu a regulação das redes sociais e afirmou que o Judiciário é o maior inimigo dos extremistas digitais. Interpelado sobre a necessidade de um código de conduta para os ministros, Moraes disse: “Não, acho que não há a mínima necessidade, porque os ministros do Supremo já se pautam pela conduta ética que a Constituição determina”.
Flávio Dino defendeu a atuação do Supremo, ao ressaltar a suposta importância do tribunal na preservação da democracia. Ele mencionou que muitos questionam a realização do Fórum Jurídico de Lisboa, mas argumentou que o ambiente polarizado do Brasil tornaria o evento impossível.
O que é o “Gilmarpalooza”
O evento em Portugal, em sua 12ª edição, é conhecido no meio jurídico e político como “Gilmarpalooza” por causa da profusão de convidados e eventos paralelos. O fórum reúne integrantes do Judiciário, governos, políticos e empresários, mas enfrenta críticas pela falta de transparência e possível conflito de interesses.
Ministros presentes em Lisboa não comentaram as declarações de Edson Fachin, mas defenderam publicamente a atuação da Corte.
O Fórum Jurídico de Lisboa ocorre em um momento de críticas à conduta de ministros e suas relações com empresários, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Nos EUA, o “Gilmarpalooza” resultou na criação de um código de conduta anunciado no ano passado.
Os urubus sem votos representam o que há de mais sujo no país. Ainda serão responsabilizados quando entrar um presidente honesto não covarde no Senado e na câmera
Esse sujeito militante, vergonha para os paranaenses, não será esquecido e nem perdoado. Mas nunca é tarde para esse servidor público denunciar os desmandos de seus pares, quem sabe não obtenha redução de sua pena.
Fachin não vai além de um canalha limitado!
Esse e o jurista que tem lado
Segundo ele mesmo
Soltou um ladrao por erro no CEP
Queria ver se tivesse roubado a família dele
Só mais um cretino
Talvez o maior deles
Pura hipocrisia!!!!!!! Cara numa canetada liberou o molusco e seus comparsas da cadeia, agora vem falar em “compostura e comedimento” é muita cara de pau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vota a favor da descriminalização da maconha!!!
Tá zombando da cara do povo brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Graças a decisão do STF legislando e afrontando parlamentares, aproximadamente 40 mil presos por porte de maconha irão pedir a revogação da prisão baseado na quantidade de drogas que o STF determinou como porte legal, baseado sabe lá em que informações.
Depois do que Luiz Fux falou, Toffolli chamou Alexandre de “censor geral da República” e agora Fachin aplica uma espécie de admoestação aos pares, há algo acontecendo no STF. Uma divisão ? Cizânia ? Ou alguns estão sinalizando que estão fora do barco ?
Agora é tarde Fachin.
Ninguém mais acredita em você.
Eu estava relendo alguns tópicos da Bíblia e o Pôncio Pilatos às vezes é até divertido.
Fala o desencarcerador de bandidos.
Pois é! Espero que esse cabo eleitoral da DilManta possa ter recobrado a razão .
Enfim um luz. Até marqueteiro de campanha da DilManta pode articular palavras óbvias.
Fachin corruPTista, vergonha do nosso Paraná: VCS JÁ PERDERAM A CREDIBILIDADE E A COMPOSTURA FAZ ANOS E ANOS, NUNCA MAIS IRÃO RECUPERÁ-LAS, ISTO É, SE AS TIVERAM ALGUM DIA.
Direita na Europa esta chegando ; Milei chegou ; Trump chegando . Os rabos, antes alvoroçados , agora começam a ficar ente as pernas. Já já haverá grunhinhos. Medinho….
# grunhidos
Comedimento para meter a mão no orçamento com regalias
Jogo de Cena… todos na mesma panela….
Os ministros se pautam pela conduta ética? Isso é uma piada? São debochados é cínicos, não respeitam a Constituição, pessoas presas ilegalmente, cada barbaridade pior do que a outra. Tenham sim decência.
STF não é uma Corte Constitucional e sim política.
O povo está saturado é indignado com as ações e principalmente com o autoritarismo . Respeitem o Congresso os eleitos pelo povo, ministro do STF não tem voto para legislar. CUMPRAM A CONSTITUIÇÃO.