O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), despertou a ira de parte do público após o Instituto Butantan divulgar que a eficácia geral da CoronaVac é de 50,38%. Na tarde desta terça-feira, 12, o Twitter dá vez ao protesto virtual que clama pela renúncia do tucano — que na última semana chegou a comemorar o que seria 78% de eficácia do imunizante contra casos leves da covid-19.
Leia mais: “Vacina da Oxford: Anvisa dá aval para importação de doses”
Pelo Twitter, internautas fazem com que #RenunciaDoria apareça na lista de assuntos mais comentados no Brasil. Além de usuários comuns de internet, autoridades aproveitam o momento para cobrar o governador paulista. É o caso, por exemplo, do deputado estadual Gil Diniz (sem partido). Para o parlamentar, Doria e o Instituto Butantan foram além de equívoco a respeito da eficácia da vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. Para ele, houve prática criminosa.
Escandaloso anunciar eficácia de 78% para casos leves, 100% de eficácia para casos graves e dias depois anunciar que a vacina mais cara do marcado tem 50% de eficácia!
Isso é criminoso!#RenunciaDoria
— Gil Diniz (@carteiroreaca) January 12, 2021
Também integrante da bancada de oposição a Doria na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Letícia Aguiar (PSL) questiona até se, agora, a porcentagem anunciada como eficácia geral da CoronaVac é confiável. “Doria gastou milhões com ela antes de se ter qualquer dado sobre. E se dá abaixo dos 50%?”, questionou a deputada estadual, que aparece na lista de promotores da hashtag contra o atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes.
Do jeito que o Gov. João Doria vem tratando a vacina da Coronavac, dá até dúvida sobre esse 0,38% que passou dos 50% permitidos para que seja solicitado o uso emergencial.
Doria gastou milhões com ela antes de se ter qualquer dado sobre. E se dá abaixo dos 50%?
— Leticia Aguiar (@letsaguiar) January 12, 2021
Acusação de mentiroso
O protesto virtual que pede que João Doria deixe o comando do governo de São Paulo não é o único movimento contra o político tucano. Também na tarde de hoje, a mensagem #DoriaMentiroso figura no ranking de termos mais comentados entre usuários brasileiros no Twitter, conforme divulga a própria plataforma de rede social. Já são quase 16 mil postagens no decorrer das últimas horas.
Até autoridade de nível nacional e de fora do Estado paulista compartilha a acusação de que o membro do PSDB mentiu. Deputado federal pelo PSL de Minas Gerais, Junio Amaral emitiu, com ironia, sua opinião sobre os dados relacionados à CoronaVac. “50,38%. Essa eficácia tá caindo mais rápido que a aprovação do Doria”, publicou o congressista mineiro, que pede a renúncia do tucano.
50,38%. Essa eficácia tá caindo mais rápido que a aprovação do Doria. #RenunciaDoria #DoriaMentiroso
— Junio Amaral (@cabojunioamaral) January 12, 2021
_________________________
Você sabia que, além do Estado de São Paulo, somente China, Indonésia e Turquia realizam testes com o projeto de vacina defendido há meses por João Doria? Entenda essa história em “A verdade sobre a CoronaVac”, reportagem da editora Paula Leal publicada como capa na Edição 32 da Revista Oeste.
Gente, esta vacina é top!
Top ou não top, o povo paulista tem que ser vacinado primeiro.
E aqui não veremos sequer largatichas de calças apertadas, quiçá jacarés .
São Paulo sempre numa disputa acirrada com o Rio. Que populações bossais!!!
Seu Pires, o plural de boçal é boçais. Talvez você tenha estudado pelo Método Paulo Freire.
O Dorina e tao covarde que nao tv nem coragem de comparecer esse calça apertada nas coxas nao passa de um larapio querendo tirar proveito da desçraças das pessoas,
É bem a cara do Dória se aliar ao PCC chinês. A China anda tentando levar vantagem pelo mundo inteiro e é claro que prá isso precisa contar com espertos igual ao Dória.
Esse Dória foi a pior tragédia que poderia ter acontecido a São Paulo. Que passe a mão no que é seu e suma na estrada.
Coitado do Butantan ! O Instituto está sendo usado pelo governador Doria (Ditadoria) para fins eleitorais. Sempre teve muita credibilidade. O problema maior não é a eficácia de 50,38%, mas as mentiras, as desculpas, as tentativas de esconder números, a manipulação dos dados em prol de uma causa que definitivamente não tem nada haver com a ciência. E agora ? Será que esse percentual está mesmo correto ? Será que atingiu o mínimo exigido pela Anvisa ? E o Dr. Dimas Covas, hein ?