A Casa Branca publicou neste sábado, 12, um relatório médico no qual atesta que os 59 anos de Kamala Harris fornecem “resiliência física e mental necessária” para servir como presidente. O documento é uma tentativa da campanha democrata para pressionar o rival republicano Donald Trump a fazer uma publicação semelhante.
“A vice-presidente Harris continua com excelente saúde”, disse o seu médico Joshua Simmons no relatório. Acrescentou que a também candidata presidencial “possui a resiliência física e mental necessária para desempenhar com sucesso as funções da presidência”.
Candidata faz tratamento para alergia
Segundo Simmons, os exames médicos mais recentes de Kamala não mostraram “nada fora do comum. Ela está com excelente saúde”. O especialista confirmou um tratamento: imunoterapia com alérgenos por três anos para reduzir os sintomas de alergia sazonal.
Kamala espera que este exame médico alimente o debate sobre as capacidades de Trump, que até agora não divulgou qualquer informação sobre o seu estado de saúde aos 78 anos.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
A questão da idade e das capacidades mentais começou a ser um fator importante nesta campanha, até que o presidente democrata Joe Biden, de 81 anos, desistiu de tentar a reeleição.
Um dos motivos da desistência foi um debate desastroso contra o ex-presidente republicano. Desde então, a questão tem sido pouco abordada na mídia e sem grandes repercussões nas pesquisas.
Recentemente, a equipe de campanha de Kamala interessou-se por um artigo do The New York Times. Nele, o jornal dizia que o ex-presidente não divulgou nenhum resultado de exame médico recente.
Outro artigo desse mesmo jornal, que apoia Kamala, analisou discursos de Trump e observou que eles se tornaram mais “longos”, “confusos”, “vulgares” e “obcecados pelo passado”.
O ex-presidente mantém uma agenda firme de viagens e comícios pelos Estados Unidos, mas não demonstra cansaço comparável ao de Biden.
Trump mantém agenda de viagens e comícios
Além disso, segundo as pesquisas, sua idade não é uma questão importante para os eleitores. Levantamento do Gallup, em outubro, diz que 41% dos eleitores consideram o republicano velho demais para ser presidente novamente.
A porcentagem não mudou muito desde que Kamala se tornou candidata presidencial, em 5 de novembro. Segundo o Gallup, em junho, 37% dos eleitores pensavam da mesma forma em relação a Trump.
A saúde de Kamala não garante que ela será boa presidente para os estadunidenses. Ter saúde e fazer péssimas escolhas não é uma combinação que qualifique alguém para ocupar um cargo, pelo contrário. Temos aqui um presidente que pode ter muita saúde ou não, mas que faz péssimas escolhas.
Se ela achou necessario publicar tal fato é porque , sem duvidas a Dilma II, esta preocupadada
KAmala é o começo do fim dos EUA.
Seria um desastre para o mundo a vitória dessa Kamala Harris , pessoa totalmente desprovida de bom senso , USA despencaria no âmbito mundial.