Em reunião ministerial, na manhã desta quinta-feira, 8, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à alta cúpula do governo uma demonstração dos feitos da atual gestão. Para o encontro no Palácio do Planalto, o petista solicitou a presença dos 39 titulares das pastas.
Este é a segunda reunião ministerial deste ano no governo petista. A primeira ocorreu em março.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em discurso, Lula disse que aquilo que sua gestão realizou em um ano e oito meses é algo “impensável”. “Posso afirmar para vocês que, nesse período, já fizemos mais definições de políticas públicas do que todo o meu governo passado.”
Sobre a situação econômica, Lula afirmou que a inflação está “totalmente equilibrada” e que os números são “muito positivos”. Segundo ele, o Brasil não sentiu os efeitos da alta do dólar.
“Eu acredito que nossos números são muito positivos; apesar da perspectiva de uma crise internacional que o dólar vem causando no mundo inteiro, a gente se mantém muito equilibrado”, declarou.
Lula enfatizou que uma inflação baixa é mais vantajosa para a sociedade brasileira, mesmo que possa não ser favorável para prefeitos e governadores que se beneficiam de recursos aplicados. Ele comentou: “Quanto mais baixa, melhor para a sociedade brasileira”.
Lula continuou: “Pode ser ruim para um prefeito, um governador que, com a inflação, também ganha um pouco, porque aplica recurso. Mas não interessa esse dinheiro; o que interessa é inflação baixa, a economia crescendo, o salário melhorando.”
‘Nem Pinóquio mentiu tanto’, diz analista sobre o presidente Lula
A forma como o petista avalia a própria administração, contudo, é refutada pela imprensa — até mesmo a tradicional.
Na metade de julho, no Planalto, o presidente afirmou que, em 18 meses de gestão, não havia “nenhum número negativo no país”. Em seguida, o analista político Hélio Beltrão mostrou, a partir de manchetes, que o presidente da República mentiu ao garantir que não havia dados negativos desde que voltou ao poder, em janeiro de 2023.
“Nem Pinóquio mentiu tanto”, afirmou Beltrão, que é presidente do Instituto Mises Brasil, em postagem em seu perfil no Instagram. Junto da mensagem, ele compartilhou vídeo que reúne títulos com informações negativas que ocorreram no Brasil no decorrer dos últimos 18 meses.
Confira o vídeo do analista político Hélio Beltrão que enumera os dados negativos que Lula tenta esconder:
Governo Lula vai discutir situação política na Venezuela
Ainda na reunião de hoje, Lula convocou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir as “celeumas” com as quais o Brasil se deparou para encontrar uma “solução pacífica” para as eleições presidenciais na Venezuela.
+ Comissão do Senado convida Mauro Vieira e Celso Amorim para falar sobre eleição na Venezuela
Na última semana, Lula disse achar “normal” e “tranquilo” o processo eleitoral venezuelano. A postura é diferente da adotada por países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos e União Europeia, que acusam o ditador Nicolás Maduro de cometer fraude. A Organização dos Estados Americanos, inclusive, informou que vai pedir a prisão dele ao Tribunal Penal Internacional.
Muito positivo. Correios 6 bi de preju, Petrobras 3 bi. Déficit púbico quase 80 bi. Tá muito bom.
Cara de pau! Mentiroso contumaz! Chame-os do que você é e acuse-os do que você faz!
Ele é um bandido e mentiroso contumaz. Não sabe fazer outra coisa..somos vítimas das decisões de energumenos..
Também acho, nunca antes na história deste país, conseguiram destruir todas as ações positivas de governos anteriores como esse sujeito está fazendo, estamos no abismo, e o infeliz acha que engana a população, que ele vá para as ruas e sinta o calor do povo, em pouquíssimo tempo destruiu a economia do país, é um “JÊNIO”.
Mente tão verdadeiramente que chega a pensar que é verdade a mentira que profere. É o canalha em estado puro.
Realmente é impensável como fez tanta merdejança e rebostejo em pouco tempo.
o energúmeno tá delirando
VAGABUNDO!
É pra rir ou pra chorar…
O infarto te pega, ladrão, acaba essas lorotas!