Ministro deixa a presidência do STF nesta semana e foi homenageado pelos integrantes do Legislativo nesta quarta-feira, 9
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), parabenizou o ministro Dias Toffoli pela gestão à frente do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Maia, o atual presidente da Corte atuou contra aqueles que queriam “calar” os poderes da República.
“A principal marca de sua gestão, o compromisso com o estado democrático de direito, a coragem e altivez para defender as instituições daqueles que, abusando de seus direitos procuram, não criticar, mas constranger, ameaçar e, por fim, calar os poderes da República”, afirmou Maia.
O ministro foi homenageado em sessão na Câmara. Ele deixa a presidência do STF nesta quinta-feira, 10, após o fim do mandato de dois anos, e será substituído pelo ministro Luiz Fux.
Além disso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também presente à homenagem, elogiou a ação de Toffoli no inquérito das fake news. O inquérito foi aberto no ano passado, por decisão do ministro, para investigar ameaças ao STF e a disseminação e produção organizadas de informações falsas.
“Reconhecer e destacar sua defesa pela verdade, com a instauração do inquérito, buscando coibir a disseminação criminosa de material cujo único objetivo é arruinar as instituições, diminuir a democracia, arruinar as pessoas e promover o ódio no nosso país. Isso todos nós combatemos veementemente”, disse o presidente do Senado.
Para surpresa de ninguém. O DEM esta sendo uma grande decepção.
Como diríamos em inglês: good riddance!
Deve ter custado caro a homenagem. Paga com dinheiro público obviamente.
Maia e Alcolumbre entregaram uma faixa presidencial para o Toffolli? Isso procede? Com qual intuito?