O ex-presidente Jair Bolsonaro está em alta entre os eleitores de São Paulo. De acordo com pesquisa do Paraná Pesquisas, se a disputa presidencial fosse hoje, ele venceria — ao menos no Estado paulista — o atual chefe do Executivo federal, Luiz Inácio Lula da Silva, com mais de 14 pontos porcentuais de vantagem.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Conforme o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 26, Bolsonaro detém 40,8% das intenções de votos em São Paulo. Enquanto isso, Lula conta com 26,6%. O ex-presidente integra o Partido Liberal (PL), do qual é o presidente de honra. O atual presidente da República é filiado do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi um dos fundadores.
O cenário que o instituto apresentou conta com outros cinco nomes, que, por ora, são cotados como postulantes ao comando do Palácio do Planalto para o pleito o próximo ano:
- Ciro Gomes (PDT) — 10,6%;
- Gusttavo Lima (sem partido) — 6,5%;
- Eduardo Leite (PSDB) — 2,5%;
- Ronaldo Caiado (União Brasil) — 2,2%; e
- Helder Barbalho (MDB) — 0,5%.
No cenário em que Bolsonaro vence Lula, 7% dos entrevistados compõem o grupo de nenhum/branco/nulo. Já 3,2% não souberam responder ou não quiseram colaborar com a pesquisa.
Contra Lula, instituto testa nomes além de Bolsonaro

Para o levantamento que mapeou as intenções de voto para as eleições de 2026 no Estado de São Paulo, o instituto Paraná Pesquisas testou outros três nomes, além de Bolsonaro, para concorrer diretamente contra Lula. Assim, realizaram-se simulações com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL); o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Leia mais:
Conforme as projeções, somente Ratinho Júnior teria menos votos do que Lula entre os eleitores de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com quase 35 milhões de eleitores. Michelle e Tarcísio superariam o petista.
— Cenário 2
- Michelle Bolsonaro — 31,3%;
- Lula — 27,1%;
- Ciro Gomes — 12,7%;
- Gusttavo Lima — 9,2%;
- Ronaldo Caiado — 3,9%;
- Eduardo Leite — 2,9%; e
- Helder Barbalho — 0,5%.
Nenhum/branco/nulo: 8,3%. Não sabe/não opinou: 4,1%.
— Cenário 3
- Tarcísio de Freitas — 30,2%;
- Lula — 26,7%;
- Ciro Gomes — 12,7%;
- Gusttavo Lima — 11,7%;
- Ronaldo Caiado — 2,8%;
- Eduardo Leite — 2,6%; e
- Helder Barbalho — 0,5%.
Nenhum/branco/nulo: 8,5%. Não sabe/não opinou: 4,6%.
— Cenário 4
- Lula — 27,1%;
- Ratinho Júnior — 15,8%;
- Ciro Gomes — 14,9%;
- Gusttavo Lima — 14,2%;
- Ronaldo Caiado — 4,7%;
- Eduardo Leite — 3,3%; e
- Helder Barbalho — 0,7%.
Nenhum/branco/nulo: 8,5%. Não sabe/não opinou: 4,6%.
Dados estatísticos do levantamento

A fim de saber como pensa o eleitorado paulista, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,6 mil pessoas, em 86 municípios de São Paulo. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 20 a 23 de fevereiro.
De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Assim, alega-se que o grau de confiança do material é de 95%.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
Mas isso é desde as eleições de 2022, se não fossem as “caixinhas mágicas e fantábulosas do Valdemort”…
Impressiona o fato de haverem 27% de eleitores acéfalos no estado de São Paulo. Isso mostra a que ponto a ignorância chegou. Quando é preciso convencer boa parte da nação a não votar em um bandido condenado pela justiça, é porque algo deu muito errado na formação do caráter desse povo.
Extrema esquerda,só ganham em locais com analfabetismo alto ,pobreza , criminalidade e com pouca informação “redes sociais” ,São Paulo ,santa Catarina, Paraná, Río grande do sul , Brasília votam com inteligência.
Os cabeça chata votam com o estômago