O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, compartilhou, no domingo 5, um artigo crítico à postura do presidente Lula, aliado de regimes autoritários de esquerda em países da América Latina, como Venezuela, Nicarágua e Cuba.
Ybáñez retuitou o artigo “Fóssil”, do colunista Demétrio Magnolli, publicado no jornal Folha de S.Paulo, em 27 de janeiro. O articulista afirmou que Lula desperdiçou “oportunidade de levantar a voz por eleições livres na Venezuela, uma abertura política em Cuba e o fim da selvagem repressão do regime de Ortega na Nicarágua”.
Ele fez referência à primeira viagem internacional do petista, à Argentina e ao Uruguai, onde não fez nenhuma crítica às ditaduras comunistas. “O tempo passou na janela e só Carolina não viu”, escreveu Magnolli, no artigo. Essa frase, de uma canção de Chico Buarque, foi usada por Ybánez, ao compartilhar o artigo.
Posteriormente — depois da repercussão do compartilhamento em notícias na imprensa —, o embaixador apagou a publicação e fez um tuíte para dizer que o fato de compartilhar uma opinião não significa que concorde com o posicionamento do autor necessariamente.
Gostaria de ressaltar que em minha conta pessoal no Twitter eu tenho o hábito de “retuitar” as opiniões de muitas outras pessoas que não são necessariamente as minhas. Tirar de lá uma opinião ou uma crítica específica não corresponde à realidade.
— Ignacio Ybáñez 🇪🇺 (@IgnacioYbanez) February 5, 2023
O deputado Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo na Câmara, comentou na postagem de Ybáñez, com um tom crítico, negando ao embaixador o direito de compartilhar o artigo com críticas a Lula.
“É desrespeitoso e até ofensivo um representante diplomático difundir opinião crítica sobre as relações do país que o abriga com outras nações”, escreveu Santana. “Lamentável, para dizer o mínimo, a sua ação nesta rede, que certamente reverbera muito além dela.”
Relacionadas
E esse alencar santana, o que acha de ditaduras??? Venha a público e diga claramente.
Deputadosinho sem vergonha! Defensor de bandido! Vá estudar vagabundo! Tome tenência!
A VERDADE É:
Europeus e Norte Americanos ACHAM ÓTIMO o Brasil eleger bandidos corruptos, pois atrasam o nosso desenvolvimento. A tática de dividir e conflitar sociedade de outros países para obter vantagens econômicas É ANTIGA. Então esses canalhas financiam e apoiam a eleição de um NOTÓRIO CORRUPTO e sua quadrilha…QUANDO esses fugirem do controle desses embaixadores e governos estrangeiros.. COLOCAMOS SANÇÕES ECONÔMICAS … não tem erro em sabotar países sub desenvolvidos…é muito fácil.
Vai ver que ele fez o comentário pois não tem nervos de aço pra ver o que o l está fazendo com o Brasil.
É mesmo, Santana? Lamentável é toda a verdade que foi tuitada e que sua turma de ladrões continua a praticar.
Por conta de tipos como este aí estamos vendo a China espalhando sua doutrina no Ocidente. Na Europa somente frouxos como esta ameba aí, nos EUA um camarada que…..nem tenho Mais o que falar deste imbecil do Biden.
Senhor Embaixador, a covardia e subserviência do senhor em retirar o endosso é coisa de nanicos morais. Ao agacha-se à patrulha, o senhor só piora a sua própria situação, uma vez que pessoas públicas têm a obrigação de defender a verdade, essa senhora tão vilipendiada nesses dias escuros. Ah!, senhor Embaixador, o Demétrio está correto no que escreveu.
O homem é embaixador da União Européia, isto é, ele representa 27 Estados europeus. O inocente deputado petista acha que ele não informa essas coisas aos 27 Estados por outros meios que não o Twitter. O inocente deputado petista precisa saber que “não se pode enganar a todos todo o tempo”. Hoje o mundo todo sabe quem é Lula e logo todos saberão como ele voltou ao poder. Não é necessário o Twitter.
É para rir ou chorar?, a Europa e o resto do planeta finge que não conhece está figura pré histórica, ladrão e mentiroso, esperavam alguma coisa diferente? Agora é simples, fazueli cambada de hipócritas.
A verdade doi.