Júlio Bitelli, embaixador do Brasil em Buenos Aires, criticou a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro à posse do novo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, em 10 de dezembro.
A tendência do governo brasileiro é que o presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva não vá à posse de Milei. Bitelli disse ao jornal O Globo que o convite de Milei a Bolsonaro e família “não é um gesto que vá no bom sentido”.
Ele também disse que Lula ainda não tomou uma decisão final sobre ir ou não à posse. “Seria importante ter alguns gestos positivos por parte do novo governo argentino”, disse o embaixador. Ele disse que a questão dos convites ainda são objeto de discussão entre o atual governo argentino e o futuro.
Embaixador do Brasil na Argentina diz que convite de Milei a Bolsonaro é “decisão pessoal”
“Os convites ainda não foram expedidos, o presidente Lula ainda não foi convidado, entendendo que nenhum chefe de governo foi ainda convidado”, disse Bitelli. “O convite, sobre o qual soubemos pela imprensa, do Milei ao ex-presidente Bolsonaro, é uma decisão pessoal, e não deve necessariamente afetar a relação entre os Estados.”
O jornal perguntou se a presença de Bolsonaro dificultaria a ida de Lula, e o embaixador disse que haverá uma delegação oficial brasileira, e que a composição dessa delegação será decisão do presidente Lula.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
“Em diplomacia, tudo tem um símbolo e essa escolha de qual será o nível de participação na posse terá um valor simbólico importante”, disse Bitelli. “Mas é uma decisão que ainda não está tomada. Insisto, seria importante ter alguns gestos positivos por parte do novo governo argentino. Há uma expectativa de que isso possa acontecer, esperemos que aconteça. Quem decidirá é o presidente Lula.”
Claro!!! Os diplomatas fizeram o L, porque a maioria se deu bem no período em que o PT enrolou os brasileiros e o mentiu para o mundo inteiro.
Bolsonaro foi convidado pelo dono da festa.Já o desgoverno do molusco é convite para cumprir protocolo.Sabe aquele chato que temos obrigação de convidar para as festas de família.Esse é o Lula e seus parças da gang chamada PT…
Será que o Maduro, o Ortega e ditador de Cuba serão convidados a está posse do Milei? Não convidar está raça de esquerdistas sanguinários teria alguma simbologia diplomática? E o Luladrao não ser convidado, o que significa? Certamente os presidentes do Uruguai e do Paraguai estarão presentes por estarem alinhados a direita.
Os anões diplomáticos querem mandar na casa dos outros.
Exato.Quer ditar regras na festa alheia.
Até onde sei, o dono da casa, o dono da festa é quem escolhe os convidados. Os esquerdistas querem até mandar na casa dos outros. PQP…
É para rir, e muito, ou é para chorar?!!
Então porque o ladrao não vai?
Só pela barba vê-se que esse diplomata é petista
O Ex-Presidente como cidadão de um país livre não só pode ser convidado, como pode comparecer a qualquer evento que queira, ou será que somos prisioneiros?
`É duro ser ilegítimo.
É duro estar lá na presidência sabendo que não deveria.
Sabendo que lá não é seu lugar , e tendo que empurrar essa farsa que todos conhecem e veem em todos os lugares por onde passa .
Mas o pior é constatar que o Bolsonaro é que tem toda essa legitimidade perante o povo.
E isso não pode ser mudado pois não se pode obrigar o povo aceitar uma falsa liderança imposta na base da malandragem
A percepção de liderança surge naturalmente perante o povo como é o caso do Bolsonaro .
Esse é o problema insolúvel do sistema lula/stf.
Para Milei, o Molusco é como um “Pato de granja” : A cada passo, una cagada…
É mais um esparro do chefão… o que o Estado tem a ver com que comparecerá nessa posse. O Lula quer sempre ser a vedete do programa. A Argentina não tem que dar nenhum aceno para esse governo. Esse embaixador é um “pau mandado”…
Lula não foi convidado, se for, só se for de penetra.
Kkkkkkk. De acordo com o Milei não se deve dar nada de confiança aos esquerdistas porque eles “son una mierda” e luladrão é esquerdista e ladron. E se for, vai ser o mais vaiado da história, ele ou quem for substitui-lo. Para um invejoso podre isso é quase mortal. Kkkkkkk
Luladrao interferiu nas eleições da Argentina, agora o molusco e pessoa nao grata se pisar em território Argentino deve ser encarcerado.
Se Bolsonaro não for impedido de ir, tenho certeza de que será aplaudido entusiasticamente.
Vai dar desfile da dupla pelas ruas de Buenos Aires
É capaz do demônio careca inventar algum impedimento “legal” para o mito não ir. Neste país de bosta tudo agora é possível.