Em artigo publicado na Edição 57 da Revista Oeste, o colunista Rodrigo Constantino explica as razões por que a adesão à agenda “lacradora” pelas grandes empresas pode perverter o sistema capitalista.
Leia um trecho
“Dizem que em países ricos os negócios tentam influenciar a política, enquanto em países mais pobres, com o Estado fracassado, a política é o grande negócio em si. Se isso é fiel aos fatos eu não sei, mas vejo com preocupação a tendência de que parece cada vez mais difícil distinguir uns dos outros. Ou seja, mesmo em países ricos, o grau de simbiose entre política e negócios tem se mostrado bastante além do razoável, e em muitos casos assustador.
Se decisões políticas podem mexer com o ambiente de negócios, é natural que empresas tentem influenciar esse jogo. O problema é quando tudo parece excessivamente politizado. Uma das grandes vantagens do capitalismo é sua impessoalidade, seu foco na meritocracia, no resultado. Não compro uma pizza pensando em qual a visão de mundo do dono da pizzaria, o que ele pensa sobre o aborto ou as armas, mas sim pela qualidade do produto em relação a seu preço e às alternativas concorrentes.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 57 da Revista Oeste vai além da coluna de Rodrigo Constantino sobre a adesão de pautas progressistas por grandes empresas. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Silvio Navarro, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Evaristo de Miranda, Dagomir Marquezi, Ubiratan Jorge Iorio e Branca Nunes.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Mais vale uma boa pizza de atum do que centenas de pizzas de moluscos.