O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento protocolar nesta quarta-feira, 16, depois de uma reunião bilateral com o líder russo, Vladimir Putin, em Moscou.
Mais cedo, como noticiado por Oeste, Bolsonaro já havia iniciado a reunião com o presidente da Rússia manifestando a solidariedade do Brasil em relação ao país aliado. Ele destacou a boa relação entre as duas nações.
“Continuaremos a aprofundar e expandir nossa agenda bilateral em benefício dos nossos povos”, afirmou Bolsonaro. “Esse nosso encontro foi bastante profícuo. É sinal que duas grandes potências têm muito a avançar e interagir”, prosseguiu o presidente da República.
Em meio aos desdobramentos da tensão entre Rússia e Ucrânia, Bolsonaro reiterou a defesa da paz mundial como um dos valores fundamentais defendidos pela diplomacia brasileira. “O mundo é a nossa casa. Pregamos a paz e respeitamos todos aqueles que agem dessa maneira. Esse é o interesse de todos nós: paz para o mundo”, disse.
Amazônia
Em seu pronunciamento, Jair Bolsonaro agradeceu a Putin pela manifestação do governo russo em defesa da soberania brasileira sobre a Amazônia.
“De forma muito cordial, quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, quero agradecer sua intervenção”, disse o presidente a Putin. “Sempre esteve ao nosso lado em defesa da nossa soberania.”
O chefe do Executivo afirmou ainda que “Brasil e Rússia abrigam as duas maiores extensões florestais do mundo” e abriram “diálogo sobre sustentabilidade e biodiversidade”.
Energia e tecnologia
Outro tema tratado pelos dois líderes na reunião de hoje foi a questão energética. “No campo da energia, existem excelentes oportunidades para explorarmos a área de exploração (sic) de gás, petróleo e derivados”, destacou Bolsonaro.
“Desejamos aprofundar o diálogo em alto nível em temas como exploração em águas profundas e hidrogênio. Temos interesse nos pequenos reatores nucleares modulares”, afirmou o presidente.
Ainda segundo Bolsonaro, Brasil e Rússia dão “elevada prioridade à dinamização da aliança tecnológica” entre os dois países.
Itamaraty
Pouco depois do encontro entre os dois presidentes, o Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro divulgou uma nota com os detalhes da reunião (leia aqui a íntegra do comunicado). Segundo a pasta, o encontro “transcorreu em atmosfera de cordialidade e confiança mútua, reflexo dos laços históricos de amizade e cooperação entre o Brasil e a Rússia”.
“Os chefes de Estado sublinharam a determinação de fortalecer a parceria estratégica, ampliar o diálogo político e elevar o relacionamento bilateral, com base nos princípios compartilhados de respeito à soberania, ao direito internacional e ao Estado de Direito”, diz o Itamaraty.
“Reafirmaram o compromisso em promover um sistema internacional inclusivo, equitativo e representativo, de acordo com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas, voltada à promoção da paz, da democracia e da prosperidade para todos.”
Bozzo e o palhaço, não confundam kkkkkkkkkkkk
Bozzo no fundo gosta de comunistas, foi lá na Rússia tirar selfie com o putin, e teve que fazer 5 testes de covid, usar máscaras e distanciamento social, virou um tigrinho
Essa guerra só interessa aos Estados Unidos, com um presidente senil envolvido em tantos escândalos e falta total de gestão. Parabéns ao Brasil e ao presidente Bolsonaro. #ForaTrudeau
Mortadela Maciel na área….
Bozzo foi lá falar que é a favor da família tradicional e deus, por isso que ele vira meme mundial, no fundo, gosta de comunistas e o gado deliraa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como tem gente inútil em nosso pais, que o diga Maciel.
Bobociel, o idiota inútil, kkkkkkkkkkkk
Os Presidentes Bolsonaro e Putin representam países de dimensões continentais e com interesses comerciais recíprocos. O resultado não poderia ter sido outro , êxitoso, principalmente pela empatia estabelecida entre ambos .
O Brasil se tornou um meio de pressão sobre a Rússia
As intrigas em torno do Brasil não surgiram de repente, mas depois que ele recebeu uma cadeira rotativa no Conselho de Segurança da ONU em janeiro por um período de dois anos. O país sul-americano imediatamente se tornou um ator importante na busca de apoio às medidas tomadas pelos Estados Unidos em relação às sanções contra a Federação Russa.
Petralhas se lascaram.
Bolsonaro acabou com a guerra!
kkkkkkkkkkk
Faltou uma KOKA KORA na mesinha de 50 cm.😁🥤🥤
URGE O Brasil comprar a bateria anti aerea de longo alcance PANTSIR 400 e tentar participar do desenvolvimento da S-500.
Bateira anti aerea NÂO pode ficar comprando do ocidente…pois esse OCIDENTE quer invadir Amazonia e separar territórios indígenas.
Não confie em EUA e Europeus
Marcelo, tecnologia russa é um pouco furada. O pós-venda de equipamentos é sempre um problema (haja vista os Sabres da FAB, desativados pelo alto custo de manutenção). O Brasil, nesse setor, deveria investir em tecnologias próprias (ou até mesmo adquirir sistemas externos junto com o know-how, tal qual os SAABs).
Macron, Olhem o rabo.Nós gostamos de Paz. O Putin nunca re9ceberia um ladrão chamado Lula.
A esquerda se contorce e o Putin, que não é bobo, não deixou JB andar pelo meio do povo para demonstrar popularidade.