publicidade
Política

Entidade promete abrir 'caixa-preta' do Mais Médicos

A Organização Pan-Americana da Saúde era utilizada para driblar regras brasileiras e internacionais

entidade
A então presidente Dilma Rousseff, em evento no Palácio do Planalto, ocorrido em 2015 | Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

A Organização Pan-Americana da Saúde era utilizada para driblar regras brasileiras e internacionais

entidade
A então presidente Dilma Rousseff, em evento no Palácio do Planalto, ocorrido em 2015
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comprometeu-se anteontem a rever sua atuação no programa Mais Médicos. De acordo com a entidade, ela repassou mais de meio bilhão de dólares a Cuba, que ajudou a financiar a política de saúde.

Receba nossas atualizações

O consultor Leonardo Coutinho deu evidência à notícia.

Em síntese, a organização foi utilizada para driblar regras brasileiras e internacionais, de modo que o governo Dilma Rousseff importasse médicos cubanos. Esses profissionais eram submetidos à situação que beirava a escravidão no Brasil.

Atolado em denúncias, o Partido Comunista cubano saiu do programa em 2018.

Conforme os fatos que começaram a vir à tona em 2015, o Itamaraty supostamente era ignorado por Dilma nas discussões sobre o plano para acobertar o verdadeiro objetivo do convênio com a Opas: ocultar que a contratação de médicos cubanos era um acordo bilateral entre Cuba e Brasil.

Leia o comunicado sobre a entidade

MICHAEL R. POMPEO, SECRETÁRIO DE ESTADO

O governo dos Estados Unidos congratula-se com a decisão da Organização Pan-Americana da Saúde de iniciar uma revisão independente de seu papel no programa Mais Médicos, segundo o qual a OPAS forneceu mais de um bilhão de dólares a Cuba.

Os Estados Unidos e outros principais países membros da OPAS têm trabalhado ativamente com a liderança da OPAS para elaborar esta revisão sobre como o Mais Medicos foi iniciado e operado. A revisão foi projetada para responder às perguntas que o governo dos EUA levantou.

Os Estados Unidos trabalharão para proteger nossas instituições parceiras de qualquer tentativa maligna de corromper sua verdadeira missão, preservando os interesses do contribuinte dos EUA.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Eduardo Giannini
    Eduardo Giannini

    Programa usado para esses bandidos do PT receberem dinheiro em Cuba .E um rachadao. O maior da história do mundo.Aliás em matéria de roubo ,a PTzada sao os maiores ladoes que se tem noticia na história da humanidade.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade