Organização de esquerda, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceria com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, realiza, nesta terça-feira, 10, o ato “Sem Anistia para Golpistas”. A reportagem de Oeste noticiou que a manifestação não contou com grande adesão popular.
A convocação nas redes sociais pediu mobilização em 20 Estados e no Distrito Federal e contou com apoio do Partido dos Trabalhadores, que publicou um banner da manifestação. A postagem foi em conjunto com a presidente da sigla e deputada federal, Gleisi Hoffmann, e do deputado federal por São Paulo Jilmar Tatto.
Conforme a CUT, o principal objetivo do evento é exigir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais indiciados em um inquérito da Polícia Federal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado, em 2022, além de posicionar-se contra ao PL da Anistia.
Na cidade de São Paulo, a Avenida Paulista não foi 100% fechada para a manifestação. Pelo menos uma faixa da via, sentido Rua da Consolação, continuou em funcionamento. O sentido contrário seguiu normalmente.
As denúncias da esquerda
Segundo a CUT, o protesto é uma resposta a supostos ataques contra a democracia no Brasil. Esses ataques teriam incluído um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em novembro, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa, general Braga Netto, o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e outros 34 indivíduos por envolvimento no suposto esquema.
Outras pautas do protesto
Além de exigir a prisão dos envolvidos, a manifestação também abrange outras pautas de caráter social e trabalhista. Os organizadores se posicionam contra a jornada de trabalho seis por um e defendem a redução da carga horária, sem diminuição de salários.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
Eles também reivindicam valorização do salário mínimo, melhorias nas aposentadorias, taxação dos mais ricos, aumento dos investimentos em Saúde e Educação. Além disso, colocam-se em oposição à PEC contra o aborto, a um suposto ”genocídio da juventude negra” e pedem a redução da taxa de juros (Selic).
Como alguém que foi eleito em 2022, que mesmo em campanha, não tinha público? Falava apenas a cercadinhos preenchidos com militância, boa parte, paga. Quem não pode mostrar-se na rua? De quem fracassam todas as tentativas de protesto, mesmo com todo o aparelhamento da máquina estatal e sindicalismo? É por isso que as togas e seu lado político precisam partir para a censura nas redes sociais. Precisam inventar narrativas para cassar líderes de oposição, tal qual na Venezuela. Precisam abduzir a PF para suas ações policialescas.
A trepanação aplicada no presidente evitou que ele comparecesse ao ato e fosse vaiado. Mais uma intervenção ‘cirúrgica’.
Esse bando de idiotas desocupados vagabundos da esquerda, não cansa de dar vexame e passar vergonha.
Quanta estupidez !!!
Nunca tinha visto tanto asfalto em uma manifestação…Mei dúzia de gatos pingados sendo arrastados pelo rabo.
Essa tal de Esquerda pensa que está enganando quem? Que gentinha mais desqualificada e ridícula!
Nem precisa investigar, sabemos o que move esses poucos pobres coitados a ir pra rua agitar bandeirinhas, de pt, MST, agora o que falta realmente esclarecer é como o verme carniça foi eleito?
Outro vexame! Uns gatos pingados, p variar!
Esse pessoal tem certeza que foi JMB que derrubou o descondenado no banheiro.
O cabeça de ovo mandou a PF investigar, mas a acusação já esta pronta.
O poderoso chefão morrendo e eles pegando mico!
Pagando mico, como sempre. A extrema-esquerda falida do Brasil não perde uma só oportunidade de passar vergonha. Vejam só a pauta das manifestações, um amontoado de asneiras, baseada em historinhas mal contadas, invenções pueris, uma coisa de dar vergonha até a uma ameba. A única coisa boa que saiu disso foi, mais uma vez, constatar que o PT acabou.