Não há necessidade de lei nem código de ética quando há pudor. É o que afirma o jornal O Estado de São Paulo em editorial publicado neste domingo, 28. O veículo se refere a ida dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao “1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias”, que ocorreu entre 24 e 27 de abril em Londres, na Inglaterra.
“Segundo os organizadores, o ‘Brasil de Ideias’ é uma ‘missão internacional, perpetuando o espaço democrático e promovendo um diálogo construtivo em prol do avanço do Brasil'”, informou o Estadão. “Mas não é dado aos brasileiros conhecer o teor desse ‘diálogo construtivo’, travado a léguas do Brasil, entre o mais alto escalão do Judiciário com empresários que certamente estão longe de serem observadores desinteressados.”
A imprensa foi barrada no local do evento, que também contou com a presença de ministros do Superior Tribunal de Justiça, de senadores, de um deputado e de membros do primeiro escalão do governo Lula. Segundo o jornal O Globo, os ministros não revelaram quem pagou suas despesas para o evento.
Conforme o Estadão, as passagens aéreas, os jantares de quase R$ 2 mil e as diárias de mais de R$ 8 mil foram bancados por uma empresa de tecnologia digital. De acordo com o portal Poder360, o Banco Master, uma das empresas patrocinadoras do fórum, possui ações no STF e STF.
“A Lei da Magistratura exige que juízes ajam com ‘independência’ e tenham ‘conduta irrepreensível na vida pública e particular'”, disse o jornal. “Para vários integrantes das Cortes Superiores, contudo, tais conceitos parecem relativos, razão pela qual não é raro vê-los em eventos empresariais dentro e fora do país ou em coquetéis homenageando políticos nas mansões de advogados em Brasília.”
Apesar de reconhecer ser louvável que ministros do STF se reúnam em fóruns para discutir questões jurídicas do país, o Estadão destacou que “não basta ser íntegro, é preciso parecer”. “Se aos juízes cabe um figurino, é porque devem não só segui-lo, mas representá-lo”, continuou o veículo.
O jornal lembrou ainda que os EUA não toleram essa “extravagância”, mencionando que, há pouco, um “escândalo” tomou conta do país com a informação um juiz da Suprema Corte aceitou férias luxuosas e “outros mimos” de um bilionário. Nesse caso, a Corte editou um código de ética, afirmando que juízes deveriam “evitar a impropriedade e a aparência de impropriedade”.
No Brasil, a ex-ministra e ex-presidente do STF Rosa Weber, segundo destacou o Estadão, tentou aprovar regras disciplinando a participação de juízes em eventos e palestras pagas, mas foi “voto vencido”.
O Código de Ética da Magistratura prevê que juízes devem evitar “comportamento que possa refletir favoritismo”. Além disso, o Código de Processo Civil determina a suspeição do juiz “amigo íntimo” ou “inimigo” das partes. Isso parece não funcionar no Brasil, mostrou o jornal.
“Ministros julgam casos em que amigos são partes ou familiares são advogados”, observou o Estadão. “Um ministro se jactou a uma plateia estudantil de ter ‘derrotado o bolsonarismo’. Outro conduz inquéritos secretos há anos, mas basta um holofote ou microfone para desandar a condenar os investigados como ‘golpistas’ e ‘extremistas’. Muitos anunciam veredictos fora dos autos, às vezes, antes mesmo da abertura do processo.”
Sem comentários…….
Juízes? rsss
Juízes? rsss
Estadão faciens “culpam mea, mea maxima culpa”. Sero adiuvit ut dictaturam in Brasilia constitueret.
Só pudor?!
Uma falta de respeito e vergonha na cara com o contribuinte….
Quem sabe no próximo editorial o Estadão tenha a grandeza de expor o mal sedimentado pelas nefastas lideranças do stf e pedir a urgência do Pacheco abrir o impeachment do perigoso Moraes, e na sequência, do perigosíssimo G.Mendes.
O Estadão acordou. Antes tarde do que nunca.
No português claro ” falta vergonha na cara” O atual colegiado está levando a Instituição ao lixo. Precisa ser Renovado, porém temos um cúmplice na Presidência do Senado Rodrigo Pacheco que nada faz para colocar esses togados no seu devido lugar.
Uma vergonha internacional, caso até de polícia, a nossa Suprema Corte!
Falta PUDOR , sobra FEDOR!!! Podridão de pântano!
Bota essas miséra todos pra cadeia junto com esse bandido Véio desse Lula e essa corja do parlamento que é tudo ladrão
esse pessoal não sabe o que é ter vergonha na cara imagina ter Ética.
A corja brasileira
Uma quadrilha se apossou do pais Agem como os traficantes. Mandam desmandam roubam e vivem em palacios cheios de riquezas absurdas, colossais. A guilhotina seria pouco para eles. Precisamos de uma revolução francesa por aqui.
Estadão também é responsável por tudo que vem acontecendo no Brasil
Com certeza. Malhou o Boldonay e ajudou rssa wuadrilha
Enquanto deputados e senadores estiverem com seus bolsos cheios, nada muda.
E Lula vai gastando e comprando.
Vão a Londres discutir em um Fórum de Ideias regras para as eleições brasileiras. Em português, com apenas brasileiros. Me poupe. Já perderam o pudor faz tempo. Como disse o Silvio Navarro porque não em uma cidade brasileira? Perderam a moral faz tempo. E nós pobres mortais pagando com o suor do nosso trabalho os delírios desses togados irresponsáveis
Nem li! Uma pergunta: Até quando a Oeste continuará dando destaque para os crápulas deste Jornaleco. Há poucos dias disseram que quem fala em ditadura da toga é louco. Acho que já chega pessoal da Oeste!
…e continuaremos a ser o País do futuro. Talvez nossos netos vivam esta utopia pois a realidade é outra. Vivemos num país dominado, governado e usurpado por imbecis, desonestos e aproveitadores!
E IS CULPADOS QUEM SAO? SAO OS SENADORES QUE APROARAM. AGORA NAO TEM CORAGEM DE DESGAZER A M.
Faz muito tempo…!
ESTAMOS PERDENDO. SOMOS MANÉS. E SE TEM MANÉ É PQ TEM ESTELIONATARIO
Só agora o Estadão percebeu?!
Está acontecendo no Brasil muitas coisas estranhas , será que ninguém pode Investigar esses caras , eles prendem eles soltam eles julgam eles investiga eles fazem o que quer e ninguém fala nada? Cadê essa Camara , cadê esse Senado que não falam nada tudo omisso tudo com Rabo preso é por isso que esse País não vai pra frente vai continuar sendo País de terceiro Mundo
Eu tenho certeza que Beira-mar,Marcola ou qualquer chefe de facção no Brasil tem mais pudor do que os membros dessa quadrilha togada. Eles não respeitam seu patrão, o povo! Sim, se não houvéssemos nós, os pagadores de impostos, para sustentar com lagostas e vinhos premiados, essa corja não teria essa vida nababesca. Nosso destino poderia ser outro se tivéssemos um Congresso digno, mas, infelizmente é outra meretriz. Sem falar que o maior mandatário,desse puteiro chamado Brasil, é um ladrão,cafajeste,cachaceiro. Como sair dessa?…
Como um povo vivendo em um pais vicioso, onde as drogas e crimes hediondos estão por todas as partes, protegemos as nossas mentes através de um elaborado sistema de abstrações, ambiguidades, metáforas e símiles da realidade que não desejamos conhecer com muita clareza; mentimos para nós mesmos, para que ainda possamos ter a desculpa da ignorância, o álibi da estupidez e da incompreensão, possuindo-os, podemos continuar com a consciência tranquila a cometer e tolerar os crimes mais monstruosos, a eleger e tolerar um governo déspota que nos usa como animais de sacrifício. Que futuro pode exisitir a esse povo?
Notícia de entrelinhas pouco ajuda e podemos traduzir que seja medo ou subserviência …. Porque não estampar a notícia na 1ª pagina em letras garrafais …. Jornal Estadão vocês são uma grande omissão
Falta é uma faxina geral!
TODOS QUE PARTICIPARAM DESTA ORGIA EM LONDRES, São bandidos de primeira categoria. Vão morrer, com certeza da guerra civil em preparação. Pilantras, vagabundos, genocidas, escória, ladrões de eleições.. FOMOS GARFEADOS PELOS BANDIDOS DO STF, STJ, TSE E TCU. M O R R A M DE LEPRA.
Pior que ter um descondenado na presidência da república é ter um judiciário como temos no Brasil. Aí reside o câncer que corrói o procedimento moral da sociedade brasileira como um todo.
Esperar vergonha dessa gente é o mesmo que esperar honestidade de membros do PT.
Todos são chegados a uma boquinha, sempre um 0800, não importa quem esteja bancando e se algum dos patrocinadores tiver processos nos tribunais superiores, melhor ainda, a boquinha é mais suculenta.
No fundo mesmo …nos frigir dos ovos …quem patrocina mesmo somos nós …..pobre mortais pagadores de impostos