publicidade
Política

Estadão: proposta de ‘TV PT’ é esdrúxula

Jornal afirma que é absurdo levar adiante pedido do partido do presidente

TV PT LULA
Lula, durante live produzida e transmitida pela TV Brasil (EBC) no dia 13 de junho | Foto: Reprodução/Twitter

O pedido do PT de concessão para operar seus próprios canais de televisão em sinal aberto é ilegal, inconstitucional e esdrúxulo, e o simples fato de ser feito mostra a postura antirrepublicana do partido. Foi isso que o jornal Estado de S.Paulo afirmou em editorial publicado na edição desta quinta-feira, 15.

E exatamente por isso é que, em condições normais, o pedido seria prontamente rechaçado. Porém, no texto, o jornal lembra que nada parece muito normal no governo em que o presidente indicou seu advogado pessoal e “amigo do peito”, Cristiano Zanin, para o Supremo Tribunal Federal (STF) e instrumentaliza a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como plataforma de suas lives, “para citar apenas um exemplo recentíssimo de seu descompromisso com a impessoalidade”.

Receba nossas atualizações

Além disso, afirma o editorial, o ministro das Comunicações — a quem cabe analisar tal pedido —, Juscelino Filho, “já deu mostras suficientes de que não perde um minuto de sono preocupado com a separação entre os interesses público e privado”. O ministro está envolvido em uma dezena de denúncias de uso de dinheiro e bens públicos para fins particulares. “Não é difícil imaginá-lo atendendo ao pleito do PT como forma de se sustentar na cadeira”, diz o jornal.

O Estadão lembra que partidos políticos já têm à disposição o discutível “horário gratuito” de propaganda de rádio e TV e ainda dispõem dos horários reservados às campanhas eleitorais a cada dois anos — tudo pago com dinheiro do contribuinte, e uma eventual concessão de canal de rádio e TV ao partido também oneraria os cofres públicos. “Como o PT não se sustenta vendendo camisetas ou broches com a estrelinha do partido, é óbvio que a programação da tal ‘TV PT’ seria produzida com recursos públicos.”

Outro descalabro de uma eventual concessão ao partido do presidente seria a quebra da isonomia entre os partidos e o desequilíbrio da disputa política. “Como nem todos os partidos políticos no Brasil — mesmo entre os que estão representados no Congresso — haverão de ter um canal de TV para chamar de seu, o PT teria à disposição um poderoso instrumento de comunicação que desequilibraria a seu favor a disputa democrática pelo poder”.

O jornal conclui afirmando que o serviço de radiodifusão “não deve ser reduzido a instrumento de desinformação por um partido que, entre as fantasias e os fatos, há muito já fez sua escolha”.

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. Leandro Ricardo Galiazzi
    Leandro Ricardo Galiazzi

    É ilegal, anticonstitucional, anti- democrático, revoltante, repugnante, absurdo, sem noção, nojento, vergonhoso, escandaloso…

  2. Luiz Carlos
    Luiz Carlos

    Considerando que nem a live do Lula, maior símbolo do PT, decola, o Partido dos Trabalhadores não teria nenhuma audiência esses canais de TV. O maior problema mesmo seria o prejuízo que esses cabides de emprego público dariam aos cofres públicos.

  3. Christian
    Christian

    Se for aprovada, teremos a certeza que o Brasil está tomado pelo comunismo.

  4. Vania L Cintra
    Vania L Cintra

    Esta Revista Oeste se destacou por ser, em dado momento, uma alternativa às intenções de um “Consórcio da Imprensa”. Interessante vem sendo nela encontrar não apenas breves referências, mas literalmente o resumo das opiniões dos responsáveis por jornalões e/ou jornalecos que por esse Consórcio transitam direta ou indiretamente em virtude da identidade de propósitos (Estadão, O Antagonista etc.). Resta saber a qual dos meios “de informação” essa propaganda, já insistente, tem por finalidade emprestar credibilidade, se ao que publica o conteúdo original ou ao que o publica condensado com os créditos devidos. Ou se trata de matéria paga? Um visceral “antipetismo” justificaria uma tão escancarada propaganda de supostos rivais no mercado? Mais adequado ao leitor não será, então, dispensar a assinatura e apenas consultar diretamente as “fontes primárias”?

  5. Lucas
    Lucas

    Nossa, mas eu pensava que o PT já tivesse uma TV: a Globo.
    Parece que a ideia do José Dirceu de transformar a platinada na TV do partido não deu muito certo…

  6. principalsuspeito
    principalsuspeito

    É difícil achar alguma coisa nesse governo (?) que não seja exdrúxula.

  7. Celso
    Celso

    Começou a fritura dele pelo sistema, que sempre quis o picolé de xuxu, estrategicamente colocado para assumir o cargo maior.
    Coisa que nunca conseguiria pelo voto, mas como não teve uma terceira via viável, foi a solução
    E vamos que vamos

  8. Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Mas vai acontecer… O comando de Banânia, em todos os níveis e setores, está nas mãos de gente exepcionalmente estúpida, então aguardem o pior…

  9. Alessandro Guilherme
    Alessandro Guilherme

    Talvez para passar o campeonato chinês de futebol da 3° divisão, que tal?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.