O jornal O Estado de S. Paulo criticou a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), de flexibilizar a Lei das Estatais. Na semana passada, o juiz do STF acatou a um pedido do PCdoB.
Em linhas gerais, a sigla de extrema esquerda interpela no STF os dispositivos que restringem as indicações, para empresas estatais, de conselheiros e diretores titulares de alguns cargos públicos ou que tenham atuado, nos três anos anteriores, na estrutura de partido político ou em campanha eleitoral.
“Tem horas que o STF se esforça por ser parte do problema, e não da solução”, diz editorial, publicado no sábado 18. “Em vez de rejeitar liminarmente uma ação inepta, a Corte, por decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu trechos da lei. Trata-se de afronta ao Congresso e à Constituição.”
Adiante, o Estadão constata que, na Lei das Estatais, não há nada que fira a Constituição. “O Congresso tem competência para definir critérios e restrições para os cargos nas estatais e empresas de economia mista”, observa o jornal. “É matéria que cabe ao Legislativo decidir. No caso da Lei 13.303/2016, foi a própria política quem definiu os limites para a política.”
Nesta semana, espera-se que a presidente do STF, Rosa Weber, paute para julgamento a liminar de Lewandowski.
“Cabe ao plenário do STF rejeitar a liminar do ministro Lewandowski”, defende o Estadão. “Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, a decisão não fortalece o Supremo. Ao invadir as competências do Congresso, ela torna o STF submisso às vontades do Executivo e de quem perdeu na política.”
Leia também: “O fim do consórcio de imprensa”, reportagem publicada na Edição 150 da Revista Oeste
O STF é parte do problema para o Brasil e para as pessoas de bem há anos! E é um dos principais problemas, se não o principal! A quem se recorre!
melhor trocar o nome para STPT Supremos Tribunal para o PT
Se a história de povos que foram uma vez prósperos e eficientes, como por ex: Os Romanos, os Bizantinos, os quais nunca acordaram em tempo para entender aquilo que haviam se tornado, e sucumbiram.
Se a mesma história servir como um modelo para o Brasil, então à hora de agir já chegou.
O regime petralha esta destruindo nosso pais.
Então o que fazer? Ficamos passivos e estóicos assistindo nossa destruição ou agimos para evitar que transformem esta grande nação em uma pocilga comunista?
Alguém ainda tem alguma esperança de decisoes e sentenças decentes e favoráveis ao povo brasileiro vindo desta corte ??? Nao tem nenhum, nenhum mesmo, incluindo-se aí os dois indicados pelo Bolsonaro (que parece estarem lá como decoraçao, GRANDE DECEPÇAO pois nao FEDEM e nem CHEIRAM, tudo o quê os comparças fazem eles assinam embaixo) Não tem nenhum aí com a coragem suficiente para DEFENDER A CONSTITUIÇAO, é só isto o que pedimos, QUE DEFENDAM A CONSTITUIÇAO, mas acho que é perda de tempo, pois o que TODOS defendem lá ,são os interesses dos PARÇA !!!! FAZUELI !!!!
Com esta atual (de)composição do STF, ele nem precisa se esforçar para ser problema.
Basta existir.
E não resta dúvida alguma que essa decisão monocrática será confirmada pela quase totalidade do plenário. Esses assassinos da constituição agem sempre em conluio, de forma combinada. Perceberam que não existe reação – existe sim muito medo, principalmente por parte do legislativo – e estão dia após dia anulando esse poder e encaminhando o Brasil para uma ditadura deles.
Porque o “legislativo” é outra parte do grande problema, junto com o executivo.
O triunvirato da decadência nacional.
Lewandoviski é um serviçal do PT, não tem nenhum pudor ao afrontar o Congresso, a Constituição e ao povo q paga o seu salário. É por isso q a Instituição é criticada por gde parte da sociedade, por ativismo judicial. VERGONHOSO.
Politicos de esquerda , imprensa de esquerda, justiça de esquerda não irão se livrar do brejo que se aproxima.
Ah o filhinho da mamãe que está entrando na senilidade
FORAM COMEMORAR A VITÓRIA DO NINE NA CASA DO KAKAY . JUSTIÇA BOLIVARIANA
Muitas horas…
Como pode-se aceitar esse semiDeusismo . Eu vejo uma decisão, vou ler a constituicao e não bate. Eu reflito sobre os prwceitos de Democracia e vejo a decisão tb não bate. Não é possível que os cidadãos indignados estão errados. Não tem jurista sério nesse país?
Coitadinho do Estadão que tudo fez em seus editoriais e artigos de jornalistas canhoteiros para defenestrar o governo Bolsonaro e para eleger Lula. Logicamente recebeu orientação do meu ex partido PSDB para liderar a imprensa do ódio ao governo Bolsonaro e a sua equipe técnica. Acabou decadente Estadão, conforme Barroso, “PERDEU MANÉ”. Aos 77 anos, tenho vergonha ter sido tucano desde a fundação do partido até 2019, ano que se revelaram os maus caráter FHC, DÓRIA, JEREISSATI e recentemente ALCKIMIN.
FHC esqueceu as confissões que fez em seus “diários da presidência”.
Nunca é tarde para ver a luz.
Não acredito mais. Tem determinados jornais, TV, revistas, repórteres, jornalistas….que nem perco mais tempo. Se eles falam a favor do óbvio, aí é que não acredito mesmo…são vendidos/comprados…perderam TODA CREDIBILIDADE!!!TODA
Esse cara tá deixando um legado de traição ao Brasil; há menos de dois meses de se aposentar, esse arrogante ainda quer mais queda para o Brasil.
Ué estadão, agora resolveu acordar para a realidade dos desmandos no Brasil ??
Continue associado ao consórcio de fake news e faça o “L” , bando de cinicos !!
Faça uL, “estadão” babaca!