O coordenador do comitê científico do Consórcio Nordeste, Sérgio Machado Rezende, criticou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de negar o pedido de importação da Sputnik V, vacina russa contra a covid-19. Ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, Rezende afirmou que os argumentos técnicos mencionados pela autarquia foram falhos. “A interpretação do nosso comitê científico é a de que a decisão teve uma conotação política grande porque as objeções técnicas que a Anvisa levantou não fazem muito sentido. O Instituto Gamaleya tem um controle de qualidade rigorosíssimo e que faz análises em enorme quantidade de doses. A Anvisa falou em adenovírus replicante, mas a Rússia nunca o encontrou”, disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira, 29, ao defender a segurança do imunizante.
Até o momento, a mercadoria russa não foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos e pela Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA), dos Estados Unidos. Na América Latina, países como Argentina, México, Bolívia e Venezuela usam a Sputnik V. Conforme noticiou Oeste, a Anvisa identificou a presença de adenovírus replicantes no produto, que são prejudiciais à saúde. Portanto, negou o pedido de importação dos lotes comprados por governadores de oposição. “Jamais permitiremos que milhões de brasileiros sejam expostos a produtos sem a devida comprovação de qualidade, segurança e eficácia ou, minimamente, diante da grave situação que atravessamos, que haja uma relação favorável risco-benefício”, declarou Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, na noite da segunda-feira 26, ao salientar a competência dos profissionais da agência. O Consórcio Nordeste estuda recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
Leia também: “Sputnik V: os 5 pontos que fizeram Anvisa negar importação da vacina russa”
Se duvidam da ANVISA, consultem os especialistas do STF.
Seria interessante o COAF identificar “movimentações financeiras atípicas” dos envolvidos na pandemia, políticos de todas as especialidades, “cientistas especialistas de tv”, empresários farmacêuticos, diretores de empresas de comunicação, e enviar a PGR, PF, RECEITA FEDERAL, para fazer parte da CPI da PANDEMIA.
Os governadores estão com pressa para roubar mais dinheiro, com certeza já está tudo acertado com pagamento de propina dos fornecedores, caso seja aprovado a importação. Por isso estão agoniados pela liberação. Só não vê quem não quer.
esse tal Sergio deveria dar o bracinho dele para testar essa vacina e esperar uns 3 meses para ver se aplicam na população
A ANVISA deveria processar esse cidadão por injúria, aproveitando que no momento estão triplicando a pena para injúria na internet. Ele pode provar que houve conotação política grande?
Essas quadrilhas são bem organizadas.
QUEBREM O SIGILO BANCARIO DELE….
Chinês quando lança praga mostra verdadeira autenticidade. Que praga!