O deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que já foi presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), considera disputar novamente a liderança da sigla. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A eleição para a presidência do PT está prevista para julho, e o parlamentar surge como um potencial candidato com um perfil mais à esquerda. Ele conta com o apoio da corrente interna Articulação de Esquerda, apesar de não ser formalmente ligado ao grupo.
Rui Falcão liderou o PT em dois momentos
Falcão liderou o PT de 1993 a 1994 e de 2011 a 2017. Sua candidatura pode se tornar uma voz crítica às políticas mais moderadas e pró-mercado adotadas pela administração atual, liderada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
No fim de 2024, Falcão foi um dos poucos deputados a votar contra o pacote de cortes financeiros do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Valter Pomar, principal dirigente da Articulação de Esquerda, afirmou à Folha que o grupo lançará um candidato para a presidência do partido, mas não confirma que será Falcão.
“Consideramos muito importante que haja diversas candidaturas”, afirmou Pomar. “Achamos muito bom que Rui Falcão também seja candidato.”
A decisão final sobre o candidato apoiado pela Articulação de Esquerda será tomada em um congresso agendado para os dias 14, 15 e 16 de março.