O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, foi retirado da lista de postulantes à promoção de coronel do Exército. Ele é investigado pela Polícia Federal (PF) por participação na suposta tentativa de golpe de Estado e por suposto envolvimento no caso das joias. A defesa do militar não se manifestou.
Além de Cid, outros quatro militares alvo na Operação Tempus Veritatis, que investiga a suposta tentativa de golpe, também foram retirados da lista. Os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Guilherme Marques de Almeida, Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros e Ronald Ferreira de Araújo Júnior foram vetados pela Comissão de Promoção de Oficiais da Força Terrestre.
Pelo regulamento do Exército, as promoções de oficiais dos cargos de aspirante a tenente-coronel são automáticas, por tempo de serviço ou merecimento. Depois, um colegiado de 18 generais define quem avança ao posto de coronel, o último degrau do oficialato.
Questionado pelo Estadão sobre quais seriam os critérios levados em consideração para promover um militar, o Exército não respondeu.
As promoções ocorrem três vezes ao ano, nos meses de abril, agosto e dezembro. Cid e os demais militares vetados ainda têm duas janelas para concorrer à promoção: uma em dezembro e outra em abril de 2025. Porém, para voltarem à lista de candidatos, devem deixar de ser indiciados pela PF e devem ter restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) derrubadas.
Hélio Lima e Guilherme Almeida eram, até fevereiro, comandantes da 3ª Companhia de Forças Especiais, sediada em Manaus, e do 1º Batalhão de Operações Psicológicas, sediado em Goiânia, respectivamente. Eles foram exonerados de seus cargos pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Mauro Cid já havia sido preterido em abril
Mauro Cid já havia sido impedido de pleitear a promoção em abril. O colegiado da Comissão de Promoção de Oficiais entendeu que a prisão do militar violava um artigo da Lei de Promoções dos Oficiais das Forças Armadas.
O regulamento diz que militares presos de forma cautelar não podem constar em quadros de acesso enquanto a detenção não for revogada. A mesma justificativa foi utilizada para essa nova exclusão.
A segunda rodada de promoções alçou ao novo posto 124 militares formados na turma de 2000 da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
Cid era um dos primeiros colocados da classificação geral entre todos da turma, e a expectativa era que o militar alcançasse o último posto do oficialato na primeira leva de promovidos. Mais da metade dos colegas do ex-ajudante já chegou à função.
Tenente-coronel fez acordo de delação premiada
O tenente-coronel Mauro Cid foi preso em maio do ano passado, durante a Operação Venire, da Polícia Federal, que investigou supostas fraudes em cartões de vacina da família de Cid e da de Bolsonaro.
Em setembro, ele foi solto depois de acordo de delação premiada. Cid voltou à prisão em março depois que áudios publicados pela revista Veja mostraram quando o militar declara que o inquérito da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado era uma “narrativa pronta”.
Cid também disse que o ministro Alexandre de Moraes já teria a sentença dos investigados. Na ocasião, o advogado dele afirmou ao Estadão que o tenente-coronel “pisou na bola” ao criticar a investigação. Ele foi solto em maio e manteve a validade de sua delação premiada.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Frouxas Armadas, um lixo… Comando de covarde e traidores da pátria.. preferem prestar continência a bandidos para preservar os altos salários, do que defender a pátria. Inúteis !
Canalhas! Melancias! Comunistas idiotas!
Exército está desmoralizado. Moraes com a sua perseguição e tirania conseguiu destruir a vida, a família e a carreira das pessoas.
Tem que pagar por todo mal que fez. Ditador
Com melancias no comando das forças armadas a ditadura não tem com que se preocupar
A que ponto chegou o nosso exército,!
Se submeter aos caprichos de um senhor que já mostrou as,”unhas”.
Desequilibrado, talvez…..
Todos esses impostores socialistas comunistas estao criando um nucleo de resistencia contra essa mer // da que esta dominando o Brasil Bostil. Na hora certa vira a limpeza total e nao adianta tentar fugir para o exterior ou passar por louco. O BRASIL JAMAIS SERA SOCIALISTA COMUNISTA, ESTAMOS PRONTOS PARA QUE O BRASIL FIQUE LIBRE DESSE CANCER. O TEMPO DO DIALOGO COM ESSES ESTRUMES ESTA TERMINANDO, QUANDO O DIALOGO TERMINA A POLVORA ENTRA EM AÇAO, OU SERA QUE ESTAO PENSANDO QUE VAMOS ENTREGAR A NOSSA PATRIA PARA O FORO DE SAO PAULO ???¿¿¿¿ NAO É UMA AMEAÇA, APENAS A REALIDADE NUA E CRUA.
NA HORA CERTA IREMOS LIMPAR O BRASIL . FAREMOS IGUAL NA POLONIA QUE PROIBIU O SOCIALISMO COMUNISMO NA CONSTITUIÇAO.
Carta de um Brigadeiro
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
O prêmio que têm por terem dedicado suas vidas inteiras a esta INSTITUIÇÃOZINHA FALIDA.
Que fique o exemplo para as próximas gerações.
Quer ser soldado? Se aliste em uma “legião estrangeira” da vida e vá ganhar dinheiro como mercenário.
Ô Beeckow ,
Mas eles são “mercenários” , porém são mercenários de gabinete , só estão preocupados com soldos e promoções.
Na “legião” o cara tem que ser soldado de verdade o que não é caso das nossas FA , simples assim.