O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, defendeu, nesta quinta-feira, 14, a regulamentação das redes sociais, depois das explosões que ocorreram ontem na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Rodrigues se manifestou durante uma coletiva de imprensa, na sede da PF, para explicar as mais recentes descobertas sobre o caso. O chaveiro Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, morreu ao tentar atirar um artefato na Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“A gravidade do caso mostra a necessidade de haver a regulação e regras claras para redes sociais”, disse. “Não é possível conviver com esse tipo de ação. Talvez esse caso mostre de maneira clara a importância de regulamentar as redes, a fim de que as pessoas não fiquem impunes e cometendo crimes livremente na internet.”
Luiz anunciou os ataques por meio do WhatsApp e também divulgou prints de suas mensagens na internet. Por isso, o diretor da PF entende ser importante regular as plataformas digitais.
As explosões na Praça dos Três Poderes
Duas explosões foram registradas na noite de quarta-feira 13 na Praça dos Três Poderes em Brasília. O autor foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, que detonou explosivos num veículo estacionado no Anexo IV da Câmara dos Deputados e, posteriormente, se suicidou durante um explosão na frente do STF.
Mensagens publicada por Francisco mostram que ele visitou o Supremo há pouco mais de dois meses e tirou uma selfie no plenário da Corte. “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro) ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo”, escreveu Francisco depois da visita, em 24 de agosto.
Depois dos ataques, policiais fizeram uma busca na casa dele, em Ceilândia. Antes do atentado à bomba, ele publicou nas redes sociais, no início da noite, referências a explosões e disse que a Polícia Federal teria de desarmar o equipamento, fazendo referência a um jogo.
Leia também: “STF pode anular condenações por improbidade administrativa”
“Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são velhos cebôsos [sic] nojentos”, escreveu.
Em 2020, Luiz foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL em uma coligação com o PDT. Na época, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda estava no PSL. Francisco teve 98 votos e não foi eleito.
Sabujo do Moraes não se inibe atestando que compactua com os desmandos e arbitrariedades de seu patrão. Nos Estados Unidos, sujeitos como esse são chamados de “Brown Nose” (nariz marrom). Adivinhem por que!
Mais um capacho para ajudar na pregação da narrativa de golpe …..
Declaração típica de um pelego , pau mandado.
Tudo é motivo pra tentar impor a censura no país.
Olha só pra quem mandaram o inquérito ?
Se ele tivesse anunciado pela globo tava tudo bem , ia ser mais um louco apenas.
Um atentado suicida. Triste ver isso acontecer e pessoas do alto poder tentando maquear a realidade do brasil. Uma sociedade cansada da impunidade, injustica e cinismo de pessoas que deveriam estar ao lado do povo.
Brasil um dos paises mais corruptos do mundo. Mais de 40 000 mil assassinatos por ano. Judiciario que vende sentencas. Corruptos e criminosos soltos.
Nao é dificil de entender que uma coisa dessa aconteca, uma sociedade que ta ficando doente e sem esperanca.
Diante de um quadro tão favorável para a centro direita brasileira com as eleições nacionais para prefeituras do pais e com a eleição de Trump e suas indicações para seus ministérios, impossível que alguém da centro direita tenha cometido essa insanidade, para reativar o SISTEMA contra a anistia de patriotas trabalhadores, inocentes, sem antecedentes criminais que estão sendo humilhados e condenados a graves penas em última instância pelo STF e pela velhaca imprensa. Vale lembrar que insano que atentou contra Bolsonaro foi considerado pelo SISTEMA como lobo solitário, e este suicida como bolsonarista.
Mais um imbecil querendo a censura e o totalitarismo…
Qualquer coisa agora é desculpa para censurarem as redes sociais (dos conservadores É CLARO). Ainda bem que os bons ventos da mudança já começam a ser sentidos e, em breve, chegarão aqui para gente também!
Parece algo orquestrado só pra embalar essa narrativa.
Tudo a ver “explosão” na estátua com regulação das redes sociais.
É só pra criar uma nuvem de fumaça pra tudo o que vem por aí com o Gov. Trump.
Babaca Federal….o Adélio pode agir sozinho e por que este não? Bando de safados…o quê as redes sociais tem haver com isso….A Esquerdalha desesperada e isso é muito conveniente! Clichê de 10ª! Vergonha são vocês!
Kkkkk conta agora a piada do papagaio!
As notícias até o momento sugerem tratar-se de um desequilibrado suicida que pode ter sido influenciado pelo constante discurso de ódio e de divisão do “nós contra eles” da esquerda. E não se deve descartar a hipótese do episódio ser usado como pretexto para que se recrudesça a perseguição, a censura e a violência contra a oposição.
tá ficando bom
O que as redes sociais tem a ver com um psicopata que se imola diante de um dos lugares hoje tido como símbolo do abuso das togas?
Esse é mais um puxa saco, vá cuidar dos celulares nos presídios …
Que tal proibir o uso das estradas? Acabariam os acidentes criminosos também!
A LIBERDADE incomoda demais!
O povo está revoltado com roubos no governo, estatais, e um judiciário corrompido. Acorda PF.
O povo está revoltado com roubos no governo, estatais, e um judiciário corrompido. Acorda PF.
O que é esse cara, como ele acha que o crime tem algo a ver com as “redes sociais”. Que tipo de sujeito pode chegar a essa conclusão? Afinal, as bombas foram lançadas pelo X, instagram, facebook, ou alguma outra? E dizer que um sujeito desses ganha dinheiro arrancado do lombo do trabalhador…
A Esquerda desesperada, seus ministrecos desesperados, a Gleise amante de drogado histérica…muito conveniente num momento em que tudo para eles estão dando errado! Golpe descarado e desesperado…A Polícia Federal rastejando, o Judiciário vendendo sentenças…dá para acreditar nesses caras?…..O Bonner ser citado? Bem , ele foi juiz, descondenando o condenável….! Golpe e golpe….Não acredito nessa balbúrdia. Se houvesse uma apuração séria, coisa que no atual Brasil é piada pronta….., desculpem, não acredito!
Ô seu jumento, asno, cavalo, burro, desculpe os animaizinhos, mas esse diretor da pf não nega ser da patota. Que relação ele vê entre esse episódio e a censura das redes sociais? A verdade é que ele era mais um que como todos nós estamos no limite com esse governo de filhos da puta.
É muita imbecilidade para um cara só!
Quase que diariamente em muitos países do mundo democrata, acontecem esses episódios, de um maluco qualquer, e ninguém brada, vamos controlar, vamos censurar.
Esta anta qualificada, preocupada com o seu carguinho, desanda a falar asneiras, no intuito de agradar o chefinho.
Se dê ao respeito e não envergonhe a corporação… .
Ah mas é claro! Só estavam esperando um maluco cometer um ato de insanidade para usar isso como desculpa para subir mais um degrau de censura
O problema não são as redes sociais, o que é dito nas redes sociais não é a causa. O desgoverno, a falta de prioridade com uma agenda que proporcione um padrão de vida mais digno aos brasileiros, as injustiças e o aparelhamento do Estado com pautas fora da realidade do homem comum, aliados diretos de uma insanidade que se apoderou das instituições com foco no objetivo de manutenção de poder absoluto contra todo e qualquer bom censo. Essa é a causa raiz dos problemas que enfrentamos e enfrentaremos. Calar a boca das pessoas nas redes sociais não vai mudar isso!
só para corrigir, censo está fora do contexto. É senso.
Ué… E foram as redes sociais que explodiram os artefatos? Não estou entendendo… Cada coisa que somos obrigados a ouvir
Sei aonde quer chegar você e seu chefe, animalzinho de estimação!