O Facebook anunciará na quarta-feira, 5 de maio, decisão definitiva sobre a suspensão das contas de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, na mídia social. Os perfis do republicano estão suspensos desde 7 de janeiro de 2021. “Acreditamos que os riscos de permitir que o [então] presidente continue usando os nossos serviços durante esse período são simplesmente muito grandes”, escrevera Zuckerberg, na ocasião.
The Oversight Board will announce its decision on the case concerning former US President Trump on its website at https://t.co/NNQ9YCrcrh on May 5, 2021 at approximately 9:00 a.m. EDT.
— Oversight Board (@OversightBoard) May 3, 2021
Duas semanas depois de restringir as contas, o Facebook informou que o veredito seria dado por seu comitê de supervisão, um grupo formado por ex-juízes, advogados, jornalistas e ativistas de direitos humanos. O estatuto da companhia determina que as decisões proferidas pelo comitê são terminantes. Isso significa, portanto, que a existência dos perfis do ex-presidente dos Estados Unidos depende tão somente da avaliação dos supervisores.
Leia também: “Mídia publica fake news sobre advogado de Trump e se retrata”