Mídia publica fake news sobre advogado de Trump e se retrata

Rudy Giuliani seria alvo de uma campanha de desinformação voltada a prejudicar Biden
-Publicidade-
Advogado pôs reportagem em xeque
Advogado pôs reportagem em xeque | Foto: Casa Branca/Flickr

No sábado 1°, três veículos de comunicação dos Estados Unidos tiveram de se retratar depois de publicarem informações falsas sobre o advogado do ex-presidente Donald Trump, Rudy Giuliani. São eles: The New York Times, The Washington Post e a NBC News. Segundo a reportagem divulgada pelos gigantes de mídia, o FBI sabia, em 2019, que Giuliani era o alvo de uma operação de influência russa pró-Trump destinada a prejudicar o agora presidente Joe Biden nas eleições de 2020, espalhando falsidades. As autoridades planejavam alertar o advogado de que ele corria o risco de ser usado pelo governo estrangeiro.

Contudo, a matéria jornalística não se sustentava depois de Giuliani e o FBI porem-na em xeque. Além disso, os documentos originais que embasaram a reportagem foram atribuídos a fontes anônimas. O autor da matéria, do Washington Post, emitiu um comunicado reproduzido nos outros jornais: “Relatamos incorretamente que o One America News (emissora) foi avisado pelo FBI de que era o alvo de uma operação de influência russa. Essa versão também dizia que o FBI forneceu um aviso semelhante a Rudolph W. Giuliani, que ele desde então contestou. Esta versão foi corrigida para remover afirmações de que OAN e Giuliani receberam os avisos.”

-Publicidade-

Leia também: “Agentes cumprem mandado de busca no apartamento de Rudy Giuliani”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site