Ministro do STF acolheu pedido da Ordem dos Advogados do Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin determinou que o presidente Jair Bolsonaro tem de seguir a lista tríplice das universidades ao escolher reitores. A decisão do magistrado foi proferida na quinta-feira 10 e será submetida à votação em plenário. O juiz do STF acatou um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil. A entidade de classe garante que as nomeações do Executivo estariam em desacordo com a ordem das listas de consulta. “O presidente da República estaria a afrontar o princípio democrático e a gestão democrática, o republicanismo, o pluralismo político e a autonomia universitária”, argumentou o órgão, na ação movida no STF.
Para Fachin, as nomeações têm de respeitar o procedimento de consulta realizado pelas universidades federais e demais instituições federais de ensino superior. “[Também devem] se ater aos nomes que figurem nas listas tríplices e que, necessariamente, receberam votos dos respectivos colegiados máximos, ou assemelhados, das instituições universitárias e demais instituições federais de ensino superior”, estabeleceu o ministro. Por outro lado, de acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), cabe a Bolsonaro dar a palavra final sobre a nomeação dos reitores. A AGU sustenta que a obrigatoriedade de seguir as listas transformaria o presidente em “mero viabilizador operacional” dos colegiados.
Leia também: “Lava Jato: Fachin põe Nelson Meurer Jr em regime aberto”
Mais uma VERGONHA do STF e da OAB.
É uma imbec…..dade.., mandar uma lista TRIPLICE para que o Presidente seja obrigado a escolher o Primeiro da Lista. Não sei se Fachin é B…. ou disfarça. LISTA TRIPLICE É PARA QUE O PRESIDENTE ESCOLHA UM DENTRE OS CANDIDATOS APRESENTADOS. ELE NÃO TEM OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL DE ESCOLHER O PRIMEIRO DA LISTA TRIPLICE. O despacho do metido a Sábio, é PIADA. Parece ser evidente o conchavo entre petistas (o Santa Cruz o é até a medula) com o Fachin aceitando uma ordem. Ridículo.
Fachin é ministro do STF ou militante petista. Afinal, quem afronta a democracia é Bolsonaro ou Fachin e a OAB? Que estranho PODER é esse que se acha SUPREMO?
Não esta na hora de nosso SENADO FEDERAL dar um “chega pra lá”, em alguns sinistros ministros? Vamos ver como se comporta o plenário do STF.
Se for uma atribuição do Presidente a escolha de reitores das Universidades, não há o que se questionar a este respeito.
OAB=PT
FACHIN=PT
REITORES=PT
O supra-sumo do lixo representando/educando os jovens desse país.
Pra que votei num PRESIDENTE, que atende minhas convicções cristãs e conservadoras, de princípios similares aos da única instituição em que confio, as FFAA? 57 milhões de brasileiros querem diferente.
Mas nossos algozes , a esquerda revolucionária e resistente, conta com outros 11 presidentes SEM VOTOS.
Educação vem de casa.
O ensino é que está uma MERDA, e não deve ser pq as univ brasileiras são exemplos.
Meu Deus, um mar nos separa de alcançarmos algo real, factível. Por isto queimam museus.