O diretor do departamento consular, Aloysio Mares Filho, e o secretário da África e Oriente Médio do Itamaraty, Carlos Sérgio Duarte, confirmaram que 30 brasileiros estão atualmente na Faixa de Gaza e solicitaram repatriação. Eles falaram sobre o tema em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira,11.
“Há um grupo de 30 brasileiros na Faixa de Gaza, dentre eles, dois com nacionalidade e três estrangeiros que fazem parte da família”, afirmou Duarte. “O chanceler Mauro Vieira falou com o chanceler do Egito para fazer a retirada desses brasileiros por meio das terras egípcias.”
+ Lula cita Hamas pela primeira vez
De acordo com Mares Filho, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil está em comunicação constante com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, a fim de estabelecer um plano para a evacuação segura. No entanto, ainda não há uma data definida para o resgate dos brasileiros.
Os representantes do Itamaraty também mencionaram a possibilidade de utilizar a passagem de Rafah, localizada no extremo sul da Faixa de Gaza e na fronteira com o Egito, como rota de saída. No entanto, essa passagem enfrenta interrupções intermitentes devido a um bombardeio ocorrido na terça-feira 10.
+ Brasileira de 22 anos é convocada para guerra contra terroristas do Hamas
Quando for possível retirar os brasileiros de Gaza, o plano do Itamaraty é levá-los até o Aeroporto do Cairo, capital do Egito. No entanto, ainda é necessário obter a autorização de pouso para a aeronave.
Quando questionados sobre a possibilidade de dialogar com o grupo terrorista Hamas para facilitar a travessia segura dentro da Faixa de Gaza, os representantes afirmaram que, atualmente, essa possibilidade não está em questão. De acordo com a dupla do Ministério das Relações Exteriores, o foco é garantir a segurança no transporte das pessoas.
Mesmo com brasileiros mortos e outros mantidos reféns, a esquerda do país apoia o Hamas
Apesar da confirmação das mortes de dois brasileiros e da informação de que há reféns, setores da esquerda do país demonstram apoiar o Hamas. No governo Lula, por exemplo, ninguém veio a público classificar o movimento como terrorista.
Guerra em Israel: brasileiros repatriados chegam ao Brasil
Cerca de 221 brasileiros repatriados de Israel depois do ataque do grupo terrorista Hamas pousaram, na madrugada desta quarta-feira, 11, na Base Aérea de Brasília. A aterrissagem ocorreu por volta das 4h10.
A aeronave modelo KC-30 havia pousado em Tel-Aviv, capital de facto de Israel, às 9h41 da terça-feira 10, tendo deixado o país às 14h12 (horário de Brasília). Antes, o avião havia feito escala em Roma, na Itália. A primeira brasileira a descer da aeronave levantou uma bandeira do Brasil.
Leia também “Brasileiros são mantidos reféns pelo Hamas”
O que estes brasileiros estavam fazendo em Gaza?
Alguém sabe explicar ?
30 simpatizantes do HAMAS, do terrorismo, dos PTralhas…e não venham me dizer que Não.
Esse papinho de WOKE que não são todos..etc..etc é mentira! A esmagadora maioria comemorou;.