A jornalista Cristina Graeml confirmou, por meio de uma publicação no Instagram, nesta quinta-feira, 6, que assinará a filiação ao Podemos. O evento será realizado no Salão Verde do Congresso Nacional, na próxima quarta-feira, 12, com a presença de correligionários e da presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu (SP).
“Ela chega com a garra e a força da mulher, defendendo posições de valorização da família, a liberdade de expressão e o devido processo legal”, comemorou o partido.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Durante as eleições municipais de 2024, Cristina disputou a prefeitura de Curitiba (PR). No segundo turno, recebeu 42,36% dos votos contra o prefeito Eduardo Pimentel (PSD). Ao todo, obteve pouco mais de 390 mil votos em sua primeira eleição, o que despertou o interesse de partidos da direita.
Em janeiro deste ano, segundo o jornal Gazeta do Povo, começaram as negociações para uma possível candidatura de Graeml ao Senado. Ela chegou a conversar com União Brasil e Republicanos, mas optou pelo Podemos, partido de Marcos do Val (ES) e Soraya Thronicke (MS).
Apesar de ter recebido apoio informal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Graeml não teria espaço no Partido Liberal.
Confira a entrevista exclusiva de Oeste à época da eleição.
O deputado Filipe Barros (PR) deve ser o nome priorizado da sigla à Casa Legislativa em 2026.
+ Leia também: “Cristina Craeml deixa o PMB e busca nova legenda para 2026”