publicidade
Política

Dino suspende norma sobre aposentadoria de policiais

Regra da reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabeleceu a mesma idade, de 55 anos, para agentes homens e mulheres

Flávio Dino
O ministro Flávio Dino (à esq) e o presidente Lula (à dir), durante a solenidade de posse do comunista como o mais novo integrante do STF - 22/02/2024 | Foto: Ricardo Stuckert/PT

Nesta quinta-feira, 17, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu um trecho da reforma da Previdência, aprovada em 2019, que equiparou a idade de aposentadoria para homens e mulheres policiais civis e federais em 55 anos. Por ser liminar, a decisão do magistrado precisará ainda ser analisada no plenário.

Conforme a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, que moveu o processo, a norma afronta “os princípios da dignidade da pessoa humana”.

Receba nossas atualizações

No despacho, Dino determinou ainda ao Congresso Nacional que corrija a inconstitucionalidade “mediante a edição da norma adequada”.

“Compreendo que a incidência da disciplina impugnada, ao dificultar ou mesmo impedir a aposentadoria de policiais civis e federais mulheres, ostenta o potencial de causar dano irreparável ou de difícil reparação”, argumentou o ministro.

Determinação de Flávio Dino

dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino, faz o ‘L’ para o público, durante a 7ª Marcha das Margaridas, no Congresso Nacional – 18/08/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Conforme determina a decisão, até que o Parlamento promulgue uma norma sobre o tema, a regra geral de três anos de redução será aplicada a todos os prazos que se refiram a mulheres. No caso da idade mínima, as agentes podem se aposentar aos 52 anos.

“Acresço que o Congresso Nacional, ao legislar para corrigir a inconstitucionalidade quanto às mulheres, deve adotar a diferenciação que considerar cabível em face da discricionariedade legislativa”, acrescenou o juiz do STF.

Leia também: “Um comunista no Ministério da Justiça”, reportagem publicada na Edição 145 da Revista Oeste

7 comentários
  1. Luiz Fraga
    Luiz Fraga

    Se mulheres vivem mais do que os homens (no geral), então por que precisam se aposentar antes?
    Não deveria ser o contrário?!

  2. Rubens
    Rubens

    Mas onde está a igualdade dos sexos, por que esses esquerdopatas nessas circunstancias exige que haja desigualdade? O Magnânimo faz alguma referência aos Delegados Trans, aquele que muda de sexo também vai ter o benefício ou deixar de ter?

  3. arnaldo botelho barbosa
    arnaldo botelho barbosa

    Aí eu fico sem entender:
    Se o STF é o guardião da Constituição Federal, segundo se apregoam, ou eu sou muito burro e não sei ler e interpretar texto escrito de qualquer matiz, ou o excelso ministro é muito inteligente e sabe muito bem interpretar o artigo 5º, caput e inciso I, da Constituição Federal de 1988, que diz:
    “Art. 5º todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…….
    I – HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS EM DIREITOS E OBRIGAÇÕES, NOS TERMOS DESTA CONSTITUIÇÃO”
    Ccom a palavra os letrados desse nosso Brasil varonil!

  4. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Fecham o congresso nacional , não serve para porra nenhuma , vamos fazer uma campanha para ninguém else deputados federais e senadores em 2026

  5. M. M J
    M. M J

    Mais uma vez, uma lei aprovada por 513 Deputados Federais e 81 Senadores, e depois sancionada por um Presidente da República, depois de cumprida por 5 anos, do dia pra noite, alegadamente passou a ser Inconstitucional…

    Tudo, pela vontade de um único Ministro do STF…

    Isso mesmo, uma única pessoa, alegando que sua visão da Lei vale mais do que aquela feita por 513 Deputados e 81 Senadores + um Presidente da República…

    Até quando esse ABUSO, essa PACHORRA, vai continuar sendo aceita pelo Congresso?????

    1. Renato Perim
      Renato Perim

      Até os congressistas trocarem suas calcinhas fio dental por calças de homem.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade