Junto com outros nove acusados, a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) será julgada por um júri popular pela morte do pastor Anderson do Carmo. Proferida na terça-feira 4, a decisão é da juíza Nearis Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Leia também: “Filho de Flordelis diz que deputada pediu que ele assumisse autoria do assassinato de Anderson”
Além da parlamentar, irão a júri seus filhos Marzy Teixeira da Silva, Simone dos Santos Rodrigues, André Luiz de Oliveira, Carlos Ubiraci Francisco da Silva, Rayane dos Santos Oliveira, Flávio dos Santos Rodrigues, Adriano dos Santos Rodrigues, Andrea Santos Maia e Marcos Siqueira Costa.
Por ter imunidade parlamentar, Flordelis só pode ser presa em flagrante ou por crime inafiançável. Atualmente, ela é monitorada por tornozeleira eletrônica e cumpre medidas restritivas. A juíza decidiu manter a prisão dos outros acusados.
“Ademais, o fim da instrução probatória de primeira fase e demais notícias trazidas aos autos no curso daquela evidenciam ainda mais a necessidade de acautelamento dos réus, em prol não somente da ordem pública, mas para garantia da instrução criminal a se renovar em futuro Plenário de Julgamento, e, ainda, em prol da eventual aplicação da lei penal; não se mostrando suficiente a pretendida conversão em prisão domiciliar, ou mesmo a transferência para presídio diverso”, afirmou na decisão.