Em editorial publicado na edição deste domingo, 7, a Folha de S.Paulo criticou o presidente Lula por adotar a afinidade ideológica com governos de esquerda para definir as relações internacionais. Lembrou que sob os governos anteriores de Lula, o Brasil firmou contratos extremamente benéficos para as ditaduras latino-americanas de esquerda de Cuba e Venezuela e tomou calote de mais de R$ 4 bilhões.
E esse poderá ser o caminho se Lula seguir adiante com o plano de financiamentos à Argentina, mergulhada, sob o governo do amigo Alberto Fernández, numa crise econômica profunda.
Com a inflação chegando a 100%, o governo argentino e o próprio Lula recusam-se a admitir que a crise proveio de decisões ruins, mas preferem culpar o Fundo Monetário Internacional (FMI). “Para Lula, o FMI deveria ‘tirar a faca do pescoço da Argentina’, ignorando todas as negociações anteriores cujas condições foram descumpridas pela Casa Rosada”, observa o jornal.
Entretanto, “a responsabilidade pelo caos argentino é de sucessivos governos — à direita ou à esquerda, mas todos reféns do peronismo — que geriram a economia de modo irresponsável. Fernández e suas políticas populistas tornaram a situação mais dramática nos últimos anos.”
Para sair da hiperinflação e da desvalorização acelerada da moeda e retomar a credibilidade, a Argentina precisaria de ajustes internos, mas não parece ser o caminho do peronismo, sugere o editorial. E, com a crise no país vizinho, o Brasil perde.
“Felizmente, Lula ainda não entregou dinheiro brasileiro ao vizinho, limitando-se a uma tentativa até aqui infrutífera de ampliar o comércio por meio de promessas de crédito a exportadores brasileiros e compradores argentinos”, afirma a Folha, ressaltando, porém, que caso isso ocorra dificilmente será possível evitar um calote da Argentina, “se o próprio governo argentino não colocar sua casa em ordem”.
Nem mesmo a tentativa de Lula de fazer com que o banco dos Brics, hoje presidido por Dilma Rousseff, seja garantidor de eventual empréstimo poderia salvar o país de um calote. Por isso, o jornal encerra o editorial afirmando que o pior modo de o Brasil exercer sua influência na América Latina é “dando suporte a políticas fracassadas que sabotam o desenvolvimento de todos”.
“Too little, tool late!”
“Too littler, too late”!
“Jornalistas, comentaristas” da Folha , vocês não conheciam o histórico do Lula? A história de pilantragem dele vem desde de 1978, presidente do sindicato dos metalúrgicos de SB co Campo.
A Folha está esperando por um “cala a boca” generoso…
Foice de SP fez o L, vai dizer que não sabia como seria um desgoverno do Luladrão?!?!?!?!
Quem erra é você, eu nunca erro, no máximo posso me enganar
A Argentina de hoje é o Brasil de amanhã
Pense bem, Foice de SP :
SE o dinheiro do BNDES fosse aplicado na melhoria da produção Brasileira, vocês teriam muito mais chances de conseguir publicidade da indústria NACIONAL do que da Argentina, que não interessa aos brasileiros.
SE tivessem apostado num governo vencedor, teria dado mais motivos para apostar numa espiral de sucesso em todos os setores produtivos do Brasil.
Agora, tenham a certeza: A Ideologia Esquerdista MATA.
Nossa, o Dilmo ja tinha avisado que faria o que está fazendo. Alguma novidade ?
Façam o L, jumentos da Foice de SP!
Folha não sabia que elegendo esse ex presidiário ele ia financiar as ditaduras?
Lula trata o dinheiro do povo, pago com impostos suados do brasileiro, como se fosse LIXO!!!
Se ajudar financeiramente a Argentina, significa que os Argentinos ficarão na Argentina, em vez de imigrarem para o Brasil, acredito que será um dinheiro bem gasto.
Ué, folha foice, agora que está na mer…. resolveu criticar os PeTralhas ??
O penduricalho recebido do nine, não foi o esperado ?? Revoltados ??
Agora façam o “L” seus marrons !!!
Ainda bem que a Oeste publica as noticias deste jornal fracassado e comparsa desta quadrilha no poder, pq no site deles eu me recuso a entrar. Pelas ultimas noticias de demissões lá, parece que deram um tipo no pé, pq entrou o novo governo e continuam na pindaíba. Será que a grana fácil não entrou??? Agora é só ladeira a baixo pro Brasil e pra eles, graças a eles.
Somos 2. Eu não abro nada que venha do grupo globo, uol e estadão já há uns 5 anos.
Esse jornal, assim como outros, tenta passar uma idéia de imparcialidade. Tudo falso, tudo mentira.
Esse jornal é cumplice de tudo o que está acontecendo e pelo visto recebe bem para isso.
Receba minhas críticas mais fervorosas. O Nordeste aqui precisando de investimentos e esse Mula preocupado coma Argentina que não cuidou de sua vida financeira. Aliás Argentina fez oque a Dilma estava fazendo. Se não fosse no impeachment já seriam só uma Argentina. Com Dilma inflação já estava nos dois dígitos e caindo no descontrole.
Nordestino tem é que se fufu meu amigo! Sou do Ceará, mas foram esses nojentos que ajudaram a colocar esse verme na presidência!
Politicas deseconômicas da esquerda radical arrasa qualquer país.
Os radicais acreditam que dinheiro dá em qualquer lugar, que basta rodar as máquinas e sair distribuindo papel sem o devido produto correspondente