A Folha de S.Paulo despertou a ira da esquerda nas redes sociais, por causa de um editorial sobre a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil. Isso porque o jornal publicou dois textos com versões diferentes a respeito do mesmo assunto, nas edições impressa e digital, na quinta-feira 30.
Diz o editorial publicado na versão impressa: “O bolsonarismo até poderia, se abandonasse a violência e o autoritarismo, liderar uma oposição saudável ao PT. Esse não é infelizmente, o desfecho mais provável”. A digital (que mais incomodou os leitores) informa: “Opondo-se ao petismo, o bolsonarismo pode dar vigor à política brasileira — desde que abandone a violência, a atitude antidemocrática e a polarização irracional”.
O editorial foi publicado no site da Folha às 21h30, da quinta-feira 30. Houve uma atualização às 9h17, da sexta-feira 31: “Por erro da redação, foi publicada uma versão anterior deste editorial, com uma conclusão diferente da aprovada para a edição impressa. O texto foi corrigido”.
Mesmo depois de se desculpar, o jornal foi alvo de ataques. “Quem vai avisar a Folha que apoiar o bolsonarismo é apoiar fascismo e nazismo?”, interpelou a feminista Márcia Tiburi. “Quem vai avisar que quem apoia bolsonarismo, nazismo e fascismo, nazifascista é? Não tem como separar as coisas. Não existe bolsonarismo sem violência. Bolsonarismo é o nome do nazifascismo.”
Quem vai avisar a Folha que apoiar o Bolsonarismo é apoiar Fascismo e Nazismo? Quem vai avisar que quem apoia Bolsonarismo, nazismo e fascismo, nazifascista é? Não tem como separar as coisas. Não existe Bolsonarismo sem violência. Bolsonarismo é o nome do nazifascismo brasileiro!
— Marcia Tiburi (@marciatiburi) March 31, 2023
“Vou cancelar a minha assinatura da Folha“, tuitou a pesquisadora Beatriz Rey, sobre o editorial que tratou de Bolsonaro. “Estou absolutamente enfurecida com esse editoral sobre o bolsonarismo.”
Vou cancelar a minha assinatura da @folha. Estou absolutamente enfurecida com esse editoral sobre o bolsonarismo.
— Beatriz Rey (@beatrizprey) March 31, 2023
Até a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) pronunciou-se.
O editorial da Folha disse que o bolsonarismo pode contribuir com o Brasil, mas precisa deixar de lado a:
1- “Irracionalidade”
2-“Violência”
3-“Postura antidemocrática”A pergunta que fica é: Se tirar tudo isso, sobra ALGUMA COISA do bolsonarismo?
— Erika Kokay (@erikakokay) March 31, 2023
Leia também: “A direita respira”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 158 da Revista Oeste
A autofagia comendo solta, entre que fez campanha velada para um criminoso condenado e os cães de coleira dele… kkk. Que se lasquem, e muito bem lascados.
Em briga de merd@ contra bost@ eu torço pela privada
Bando de inúteis!!
A FOICE de São Paulo.
A esquerda e de uma perversidade assustadora. Acusam Bolsonaro do que fazem sem o menor pudor! Que figuras cínicas!
Ao menos uma vez na vida, a folha foi sincera.
Bolsonaro, o melhor presidente que o Brasil já teve.
Paulo Guedes, o economista mais conceituado do mundo.
Os mesmos vermes da esquerda.
MAUluscos revoltados
Os donos da foia tentaram passar pano sujo no chorume não reciclável e a emenda potencializou o mau cheiro.
Para esses malditos esquerdistas, violência, autoritarismo etc, é não ser tolerante com eles, ou seja, devemos ser condecendentes com ladrões, pedófilos, assassinos, corruptos e tudo mais que não presta. Onde está a violência no Bolsonarismo?
Mesmo assim…Bolsonarismo violento e antidemocrático? Onde? Como?Quem? Jornaleco de segunda mão.
Não me pareceu que a Folha tivesse sido justa com o ex-presidente Bolsonaro, tanto antes quanto depois. Pelo contrário, cometeu equívocos. Os números foram positivos, de um governo que enfrentou o sistema, que enfrentou a corrupção. Teve erros no governo passado ou algo que pudesse ter sido feito melhor? Possivelmente sim, mas no geral não vimos jornais serem fechados, não vimos o crime sendo beneficiado, não vimos os escândalos de corrupção que outros governos se envolveram, vimos empregos serem criados, cortes de gastos na máquina pública, boas concessões, alta nos investimentos privados, melhoras na perspectiva de quem corre atrás e não fica esperando cair do céu ou sair dinheiro dos cofres públicos para financiar o que todos nós já sabemos. Algumas pessoas deveriam se envergonhar do que fazem. A mentira não se sustenta e causa o mal a sociedade. O povo quer viver com tranquilidade e não com narrativas.
Esses esquerdalhas são a escória humana nesse País. Lixos que deveriam estar no aterro sanitário. Parasitas.
Idiotice para todo lado. Só vejo autoritarismo e violência vindos da esquerda. São autoritários pois querem censurar e calar a oposição. E são violentos pois apoiam movimentos terroristas como MST e MTST. Todo esse pessoal, Tiburi, Kokai, petistas de selinho, Folha de S. Paulo, se merecem.
Três tuites de três stalinistas que envergonham a democracia!!!
Volta logo, Bolsonaro! O Brasil começa a ruir após a instalação do governo do descondenado. Volta, Bolsonaro!
A Folha está acordando do transe? Será? SQN. Mamata não é fácil de largar
Depois, é a direita que propaga a antidemocracia!! Veja que esses esquerdistas burros, acham que tudo (repito) tudo tem que girar em torno deles. Que Democracia é essa, seus Hipócritas malditos,?!! Pelo que se sabe, a violência, intolerância, arrogância e truculência são atributos próprios da esquerda. A notar pelas atitudes do maior representante desses tais “democratas”. Lula quer vingança, destila ódio e só fala em “ferrar” seus opositores. Não tira Moro e Bolsonaro do seu pote de veneno.
Não se enxergam, seus cegos?!
Isso la é jornal que se leia. Erram pesquisas, erram textos, apoiam corruptos, a impunidade e o cerceamento a liberdade de imprensa. Verdadeiro lixo que nao serve nem como papel higienico para cachorro.
O Brasil atualmente só tem 2 saidas para sair de sua generalizada crise, politica, economica e principalmente moral: Galeão e Guarulhos. É só escolher.
O problema será encontrar um lugar no mundo que queira receber os fascistas.
Penso que a única solução seria enviá-los para a Lua ou Marte, pena que ainda não existam naves para todos.
A esquerda brasileira é hipócrita. Antidemocrático é a corrupção, que mata lentamente, a saúde, educação e segurança. Antidemocrático, é a pessoa que vê lógica no crime. Antidemocrático, é o partido que comandou o maior esquema de corrupção da história recente do país. Vivemos em um país, que até o passado é incerto. Querem reescrever a história!
O ” bolsonarismo” a rigor foi um termo criado pelo PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros “nome fantasia PT” em acordo com a imprensa engajada para obscurecer o antipetismo. Deu certo e errado ao mesmo tempo, o obscureceu mas fê-lo crescer. Hoje todavia, depois do mau-caratismo de Bolsonaro demostrado na gestão da pandemia, no dia 08 de setembro de 2021 e 29 de dezembro de 2022, invocar o tal do “bolsonarismo” é prejudicar a direita e o Brasil. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
A imprensa, refém e servil à esquerda, está totalmente perdida. Em especial, a Folha de São Paulo, e seu apendice, UOL. Aos coitados que seguem e apóiam esta linha de pensamento, envio condolências. Vivem e viverão no atraso da história, comendo poeira por burrice e falta de visão. Bando de iludidos, que vocês são.
A imprensa brasileira morreu, só falta enterrar.
Ver as barangas enfurecidas não tem preço. É bom demais, rsrs.
Vê-la comparando Bolsonaristas com nazistas, fascistas, é, no mínimo irresponsabilidade dessa sra, feminista Márcia Tiburi que, primeiro deve entender as diferenças entre as palavras, e não julgue por si…
Pois eu já penso um pouco diferente. Podem me taxar de crédulo em teorias de conspiração mas eu vejo nisso tudo um grande jogo, manipulado pela imprensa e por “especialistas ” para desmoralizar também o PT e acabar no final com um possível impeachment de Lula e a diplomação do Chuchu Alckmin. Primeiro destruíram a candidatura de Bolsonaro. Agora é minar o apoio ao Lula que cá entre nós não tem mais condições de governar tanto por idade quanto por desatualização. Creio ser um jogo de cartas marcadas regido pelo cabeça de ovo.
acuse-os do que você faz chame-os do que você é – Essa é a posição da esquerda radical brasileira. Eles fazem e acusam os outros. Chamam os outro do que eles são. Essa é a amis pura realidade.
Só fazer um pequena pesquisa, e ver as Manifestações dos Conservadores, que nunca fizeram badernas e nunca quebraram nada, já a Esquerda na manifestações, é de destruição do patrimônio publico e privado, sempre foi assim. Eles falam em Democracia, mas são radicais e jamais respeitam as leis, só baderna onde tem vermelho na política, podem ter certeza da confusão destruição e acusação ao outros do que fizeram..
acuse-os do que você faz chame-os do que você é
Espanto nenhum com quem se diz “democratico” A esqeurda usa a democracia como papel higiênico. Assim eu como sempre posso tachar esqeurdista como sendo todos ditadores e terroristas. Figuras como “sociologa” que defende o assalto. Duvido que o grupo folha tenha se redimido dos ataques a democracia de 2018 a 2022.é um cacofato momentaneo deste blog tentencioso.
Tanto o jornal como seus eleitores falaram coisas vazias, sem sentido nenhum! Bolsonarismo, só defende valores conservadores, não defende bandidos , não defende corruptos, não defende dar dinheiro pra imprensa, dar cabide de empregos, não jogar rios de dinheiro pra artistas ricos! Ou seja, queremos que dinheiro público seja revertido para o povo.
Quer saber se algo é BENÉFICO ou MALÉFICO? É só observar a reação dos carniças aPedeuTas.
a) – Se CRITICAREM é BOM;
b) – Se ELOGIAREM, é melhor ESQUECER.
Simples, não?😇👉👉🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Ninguém vale nada, nem folha nem os incomodados. São todos comunistas
Infelizmente yem animal irracional que ainda le esse lixo da foice de SP.
Acho mesmo que a Folha de São Paulo deveria se ocupar em publicar receitas de picanha!!!!
A vinda de Bolsonaro foi só diarréia e loucura na esquerda?
Os bonitinhos estão já com medo de perder os privilégios e empregos que conseguiram com o descondenado?
Os esquerdopatas assuntados con a proximidade do seu próprio fim.
Será que a Folha está seguindo o Estadão?
Estão começando a criticar mais do que elogiar o atual desgoverno…
Perderam tantos assinantes que estão apelando, já que o $$ do desgoverno ainda não chegou até eles para pagar o prometido.
Seria muito bom, se além de nomear 3 itens que dizem ser a direita, dessem exemplos de cada um…só para nós esclarecer se são da direita bolsonarista ou da ditadura lulopetista…
“Falem e se comam cada vez mais, seus inúteis..”
O SONHO DA ESQUERDA É QUE NOSSOS PROTESTOS FOSSEM IGUAL AO DELES, COM QUEBRA QUEBRA, ATACANDO A POLÍCIA.QUE NOSSAS FALAS FOSSEM DESEJANDO O MAL DO OPONENTE, MAS COMO NÃO CONSEGUEM VIVER COM O CONTRADITÓRIO, SÃO INCAPAZ DE UM DEBATE SAUDÁVEL, VEJO ISSO DENTRO DO MEU CONVÍVIO E AÍ NOS TAXAM DE FASCISTAS, NAZISTA. BOLSONARO FALOU MUITAS COISAS QUE MACHUCOU A ESQUERDA, MAS COMO NÃO SABEM RECEBER CRÍTICAS FICAM COM MIMIMI.
Imprensa ativista, mais cedo ou mais , iria começar a sobrar para vocês
Kkkkkkkkkkk
Na briga entre jornal e leitores eu torço pela briga. A FSP sempre foi um lixo esquerdista. Todas as passeatas, motociatas, 7s de Setembro, e outras manifestações mais promovidas pela direita nos 4 anos de Bolsonaro foram absolutamente pacíficas sem 1 copo quebrado. E a falida FSP vem falar em Bolsonarismo abandonar a violência. Vamos ver o q a CPMI sobre o 8 de Janeiro de 2023 vai descobrir sobre aquele dia q tudo indica foi uma armação preparada de dentro do governo para resultar naquela quebradeira. Enquanto isso, os pacíficos da esquerda invadem propriedades urbanas e fazendas Brasil afora e a vermelha FSP não diz nada. É movimento social. Imprensa marrom da cor de m.
A esquerda é daquele jeito! ” Acuse-o daquilo que você faz “.
Bolsonarismo grupo de oposição a corrupção da esquerda
Que violência???? Que posições “antidemocráticas”???? Que facismo??? Acho que a tonta se equivocou e estava falando deles mesmos…. kkkkkk Dá para enumerar: – “Vou f…. com esse Moro”;
– “Não há problema roubar um celular”;
– ” Há uma lógica no roubo”….
Se lembrarmos de tudo que essa gente fez e falou( não necessariamente nesta ordem), muita gente deveria no mínimo, serem processadas…. Nojentos.
Renata, vocês esqueceu do – Eu odeio a classe média!
JB é realmente um MITO. Fora do gov. continua colocando em polvorosa a esquerda. Não existe
argumento contra os princípios defendidos : Deus, Família, Pátria e Liberdade.
Lembro que o time é fora de série : JB, Zema e Tarcísio.
A Folha está interessada em atrair assinantes bolsonaristas.Não caiam nessa.O editorial é picareta e vigarista de cabo a rabo, além de mentiroso,desonesto e caluniador.
A única coisa certa, entre outras coisas, é que o bolsonarismo defende, veementemente, a liberdade, bem maior de qualquer ser humano. Xingar de racista, nazista e sei lá mais o que o bolsonarismo é se enxergar no próprio espelho da Esquerda.
O sr está sendo muito gentil com esse maníacos, sociopatas .
Os militontos ficam loucos #BolsonaroOrgulhodoBrasil
Senhoras, quem apoia um ladrão também rouba? Se as senhoras tivessem vivido os últimos quatro sob um regime tolalitário e fascista, estariam aqui vomitando o que vomitam? Nem a maturidade lhes ensinou sabedoria, vergonha, decência e honestidade.
👏👏
Brilhou! Esta senhora parece um cachorro que caiu da mudança. Não sabe nem que rumo tomar.
Provando do próprio veneno
Essa energumina não é aquela que é a favor do assalto? Ainda quer rotular a direita como violenta? Só pode ser brincadeira.
Esse jornaleco agoniza , na verdade essa cambada treme nas bases pois sabem que o cachaceiro líder do crime organizado na América “Latrina” jamais venceu no voto popular e sim foi posto lá pelo STF e TSE , tentam de todas as formas suprimir o conservadorismo no país ,acham que tornando JB inelegível sepultarão o conservadorismo , assassinar reputações é o modus operandi do esquerdismo ,porém glamourizadores do crime e do terrorismo como Tiburi , Chauí, “Zés Rainhas” , psolistas ,acham que são referência para quem defende a família , a vida, o trabalho , a infância ,o crescimento econômico do país ,valores imutáveis e inegociáveis !
Podem latir porque a caravana passa …e muito bem passado ,estamos aqui na ponta ,no “chão da fábrica”, onde vcs demagogos e mercenários jamais podem chegar porque detestam pobre ,só os usam ,só os lembra para fazer de palanque e alavanca , a picanha de soja “comprada “com os 18 reais de aumento já mostrou a verdade .
Bolsonaro é o futuro e eles sabem disso, por isso todo esse ódio para com ele.
Acho que o dinheiro ainda não está chegando ao consórcio como esperado, até aqui só a globolixo está levando algum,mas ainda não o suficiente, se tivessem uma terceira via já estariam virando o barco dos petralhas, como não apareceu e talvez não apareça, tentam disfarçar um pouco a militância, pois tem a certeza que com Bolsonaro ou sem ele a direita ganhará todas as eleições daqui para frente
Infelizmente, jamais elegeremos alguém. Volto a frisar. Se roubaram a cadeira de um presidente militar, em atividade com a anuência de alguns militares, do STF, do STE (que é a mesma porcaria), esquece. Nunca mais colocamos ninguém lá. Eu, particularmente, nunca mais voto, vou justificar. Se os votos justificados aumentar, não tem como eles esconderem a falta de confiança nas urnas. Minha única esperança.
Acho que a Falha de Spi nverteu as coisas. O PT é que poderia fazer oposição ao Bolsonaro se abandonasse a violência, a irracionalidade e as atitudes antidemocráticas. Eles acusam os outros de serem o que eles são. Esses jornalecos desaparecerão imersos na insignificância que eles mesmos procuraram.
Autoritarismo?
Violência?
Não perco tempo lendo esse tipo de jornal. O jornalismo brasileiro, em sua maioria, mostrou-se comprometido com toda gama de interesses, menos os interesses do Brasil.
Autoritário, violento e mentiroso é o atual governo, que em menos de quatro meses viu reaparecer no país o fenômeno nefasto das invasões de terra e da farra com o dinheiro público. Até ministro visitando facção nos morros do RJ foi visto. Infelizmente o Brasil está regredindo ao velho coronelismo do PT e seus aliados.
A esquerda sempre foi patética e sem o pé na realidade. Vão ter que aturar o Bolsonaro.
O Jornal Folha de São Paulo esta empregando a prática conhecida como “Projeção”. Essa é uma arma esquerdopata que projeta suas próprias atividades nefárias e recalibra como crime de seus oponentes.
A violência e autoritarismo são praticas de coerção utilizadas pelos esquerdopatas, mas atribuem essa prática as pessoas que possuem um compasso moral. Como se fossemos ingênuos o suficiente para aceitar e concordar com essa trapaça.
Um dos pricipios primordiais dos petralhas é assimetria, ou a noção que os esquerdopatas possuem uma moralidade superior pela qual ganham uma isenção absoluta dos metodos que usam contra seus oponentes.
Exatamente!
Muito bem colocado.
Fogo no parquinho da bolha!
Folha? Quem é ou o que é a Folha? Se for o que estou pensando Fo…-se. Nem me dei ao trabalho de ler a matéria
O Grupo F, é de lua… um dia aplaude, noutros agride… não convém acatar o que vem de lá…
As ridículas de sempre, as petistas que adoram uma mamata. Nem vale apena perder tempo com essa gentinha, pura ideologia, o desgoverno do PT está ladeira abaixo, a tendência é piorar , muita gente desqualificada, a cara do Lula.