O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou, nesta segunda-feira, 4, que as Forças Armadas “fizeram um papelão no TSE”, quando ele chefiava aquela Corte.
Isso porque, conforme Barroso, militares convidados a ajudar na segurança das urnas eletrônicas foram induzidos por uma “má liderança” a levantar falsas suspeitas sobre o processo.
Além disso, o presidente do STF criticou a politização das Forças, “talvez, uma das coisas mais dramáticas para a democracia”.
“Desde 1988, as Forças Armadas tiveram um comportamento exemplar no Brasil, de não ingerência ou interferência, de cumprir suas missões constitucionais”, observou Barroso, durante uma palestra na PUC-SP. “Tenho o maior respeito por elas, porém, foram manipuladas e arremessadas na política por más lideranças.”
Barroso critica populismos e destaca o de direita
Ainda no evento, criticou “populismos autoritários” de esquerda e direita no mundo.
Barroso disse ainda que, embora o processo ocorra nos dois espectros políticos, “os riscos” estão vindo “mais intensamente dos populismos de direita, com suas manifestações de racismo, xenofobia, misoginia e antiambientalismo”.
“Uma das marcas do populismo autoritário de qualquer matiz é a divisão da sociedade: ‘nós e eles'”, disse o presidente do STF. “‘Nós, o povo puro e conservador, e eles, as elites cosmopolitas progressistas e cosmopolitas’. Nada é pior que dividir a sociedade em rótulos. A democracia é plural.”
Leia também: “Militante supremo”, artigo publicado na Edição 184 da Revista Oeste
Quando ele disse “…Nós derrotamos o Bolsonarismo…” ele não quis diver nós contra eles ?
Está ficando gagá e decrépito.
BARROSO calado (como devia ficar como juiz do STF) consegue dar a ideia de ser um estrume andante. Quando fala confirma ser.
Uma coisa pode ser dita em favor desse sujeito. Foi o primeiro a perceber que as assim chamadas “forças armadas” não eram força alguma, partiu para a gozação em cima delas, passou a humilhá-las, desprezou suas opiniões porque percebeu que ali não havia nada que pudesse ameaçar os projetos em andamento. Foi bastante perspicaz.
Um juiz da suorema corte tem que ter uma conduta equilibrada sem lado. Infelizmente a nossa justiça gosta muito de palco para dar sua opinião em todos o cenários. Este senhor no exterior sofreu fechamento sendo apartado por uma pessoa, dizendo o senhor está mentindo, está é a nossa justiça
Um juiz da suorema corte tem que ter uma conduta equilibrada sem lado. Infelizmente a nossa justiça gosta muito de palco para dar sua opinião em todos o cenários. Este senhor no exterior sofreu fechamento sendo apartado por uma pessoa, dizendo o senhor está mentindo, está é a nossa justiça
Depois de um impeachment do Pacheco o congresso poderá levar para discussão outros impeachments.
Este senhor da voz suave está dizendo que as Forças Armadas foram politizadas, esqueceu de olhar o próprio rabicó, nunca o STF foi tao politizado como agora, este mesmo, boca de veludo, disse.. NÓS DERROTAMOS O BOLSONARISMO, nós quem senhor, NÓS QUEM!!
Ele e as ffaa se merecem.
Ele não fala ou nada da politização da justiça e em especial do ésseteéfe?
A quê ponto chegaram as Frouxas Armadas! Um Desqualificado os chamando de Lambanceiros!
O cinismo do Barroso é vergonhoso.
Parece um ativista politico não tem nenhum pudor.
Atuou junto ao Congresso p não implantar o voto impresso. Por que ? O que o TSE tem a esconder? O processo seria transparente e atenderia grande parte da população q cobra o voto impresso.
O STF e TSE são Instituições sem credibilidade junto à sociedade. Colegiado ativista politico, atuaram em 2022 p eleger o Lula sem nenhum pudor.
Era tão simples de resolver esta “cuestão”, mas devido às interferências no processo legislativo a coisa desandou para a situação que vivemos de desconfiança e insegurança geral descabida.
Todo esquerdista é mentiroso e hipócrita, Barroso não foge a regra.
Papelão é a politização do STF, STE e outros que deveriam zelar pelo Brasil. Ao invés disso, abraçaram uma ideologia juvenil para o mal do País.
Hipocrisia é a palavra para definir este comportamento?
Fizeram mesmo, senador. Deixaram o país nas mãos de gente da sua espécie e dos seus amigos supremos.
Hoje estamos sem rumo, sem ordem, sem democracia. Depois das FFAAs, sinta-se o grande culpado pelo caos institucional que fomos jogados, omisso senador.
Hipocrisia pura.
Eu só queria saber, o que ele disse, aos caciques dos partidos políticos para que a auditoria do voto fosse anulada !
Como o poder lagostativo é golpista, o povo foi traído e a democracia perdeu!
A classe pseudo acadêmica, calou-se !
Os “faria limers” enfiaram o rabo entre as pernas.
A classe artística, fingiu demência !
A ordem dos advogados não fez nada!
Que porcaria de sociedade é essa ?
Parece se com uma favela !
O silêncio impera !
Barroso o mentiroso e hipócrita.