O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta segunda-feira, 22, que a “maturidade política” e a “força da instituições” prevalecerão sobre possíveis “arroubos” antidemocráticos nas eleições de outubro.
Pacheco fez essas declarações depois de uma reunião com o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O presidente do Senado foi indagado se as instituições estão analisando eventuais “anormalidades” nas eleições.
“Tenho plena confiança na lisura do processo, nas urnas eletrônicas e no sistema de votação”, afirmou o senador, em conversa com jornalistas. “O resultado das urnas será respeitado por todos. A perspectiva que temos é que a maturidade política brasileira, a força das instituições e a força da democracia prevalecerão sobre qualquer tipo de arroubo antidemocrático.”
Segundo Pacheco, não há nenhum fato que tire a legitimidade do sistema eletrônico de votação. “Não há base que demonstre justa causa em questionamentos feitos ao sistema eleitoral”, salientou.
Na semana passada, durante seu primeiro discurso como presidente do TSE, Moraes também valorizou o sistema eletrônico brasileiro. “Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo”, disse o ministro. “Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional.”
Como mostra reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste, em quase todos os países que adotaram o voto eletrônico, modelos de primeira geração — como os utilizados no Brasil — foram abandonados. Isso porque há falta de confiabilidade. A Argentina, por exemplo, passou a utilizar equipamentos de terceira geração, e o Equador, de segunda geração. No Paraguai, foram feitas experiências com as urnas eletrônicas brasileiras entre 2003 e 2006, mas seu uso foi proibido em 2008, por falta de confiança no equipamento. Hoje, apenas Brasil, Bangladesh e Butão usam a urna eletrônica de primeira geração.
RODRIGO PACHECO NÃO PODE CONTRARIAR O STF PORQUE, SE O FIZER, O SEU EXCRITÓRIO DE ADVOGADOS PERDERÁ O FATURAMENTO. É OU NÃO É UM CORRUPTO?
Este homem tem credibilidade para dizer o que está dizendo? É claro que não tem. Mas ele finge ter. Ignora a realidade. Ignora o desprestígio e a desconfiança junto à população brasileira e aos cidadãos de bem. Falar em instituição, é palavrão na boca do senhor RODRIGO PACHECO. Ele, com certeza, não sabe o que é uma INSTITUIÇÃO.
SOBRE OS ROUBOS? NÃO TENHO DÚVIDAS. O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DESTE SENHOR PRECISA MUITO DO STF ELE ESTÁ DE JOELHOS IMPLORANDO CLEMÊNCIA POR TER ARQUIVADO UM ABAIXO ASSINADO COM MAIS DE 2 MILHÕES DE ASSINATURAS PELO IMPEDIMENTO DE MINISTROS DO SFT.
COMO PREGA UM VELHO DITO POPULAR: PARA SE CONHECER UMA CRIATURA BASTA LHE DAR PODER!
TRASTE. Temos muitos, mas esse pacheco é um dos maiores traidores de seus eleitores.
Pacheku é o pior presidente do congresso, desde sua instituição. Capacho do PSTF.
Quando é mesmo que esse canalha poderá ser varrido do Senado?
Deixar ele no vacuo, insignificante.
As instituições prevalecerão, mas seus membros serão substituídos por outros mais capazes e menos autoritários ou lenientes.
Em fevereiro você vaza, seu bananão e o Senado irá botar para correr estes abutres de togas criminosos e depois a justiça os encarcerará, inclusive você, por prevaricação.
“pachequinho” não segura nem o que come, quanto mais o que diz. Vai pra casa patético!
Uma palavra pra você Pacheco, VAGABUNDO.
Que papel ridículo e pequeno desse presidente do senado!
O silêncio vale ouro quando feito por alguém que vale muito.
Pulha canalha!
Essas Precheca é pior que o Alcolumbre! Achei que não ia ter um pior, mas apareceu esse tal de Precheca!
Pachoco é uma marionete da esquerda. Quem acredita neste oportunista?
Esse senador é ridículo! Infelizmente votei nesse lixo aqui em MG para não eleger a Dilma! Mas acho que ele é pior do que ela! Nunca mais se reelege por aqui! Vagabundo e puxa saco dos ministros! Lixo!
Pacheco é um digno sucessor de Alcolumbre. Dois políticos a serem esquecidos pela história. Gente que não esteve a altura do Brasil. Lixo.
Concordo plenamente! Uma vergonha esses dois!