A União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (Uesc), em Pernambuco, escolheu uma fotografia de uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) para ilustrar o verso da carteirinha estudantil emitida pela instituição. Na imagem, manifestantes seguram uma faixa com a seguinte frase: “Estudantes contra o fascismo. Fora, Bolsonaro!”.
Ao portal G1, a Uesc explicou suas intenções. “Em todos os anos, priorizamos as fotos de mobilizações estudantis ou de alguma data comemorativa, a exemplo do centenário de Paulo Freire, que ocorreu no ano passado”, justificou. “A entidade é estadual, e a escolha é feita em reunião da diretoria.”
E concluiu: “Gostaríamos de frisar que somos uma entidade estudantil, e, ao longo da história, o movimento estudantil foi linha de frente na luta em defesa da democracia. E hoje não é diferente”.
A deputada federal Bia Kicis (União Brasil-DF) informou, em 24 de março, que ingressou com uma representação no Ministério Público Eleitoral (MPE) para denunciar a prática, tipificada como Propaganda Eleitoral Negativa Antecipada.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com a parlamentar, as carteirinhas emitidas pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), pela Uesc e pela União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp) devem ser recolhidas imediatamente, sob pena de multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil.
“Entrei com uma representação, por possível propaganda eleitoral antecipada, contra as entidades estudantis que estão distribuindo carteiras de estudante com ataques ao presidente Jair Bolsonaro”, explicou Kicis. “Se o outdoor contra o Lula não pode, as carteiras contra Bolsonaro também não.”
Leia mais: “A lavagem cerebral nas salas de aula”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 108 da Revista Oeste
Cretinismo.:
O Brasil está “perdido” com estes estudantes…. Qual cursos pertencem esses “estudantes”??? Isso diria muita coisa… Para àqueles que são inteligentes, o governo distribui a carteirinha gratuitamente….
Que fascismo, gente? Onde tem fascismo no país? O nível caiu ao ponto de se repetir absurdos sem sequer saber do que estão falando. Juventude abobalhada é o que temos hj. Salvo as excessões.
Bando de maricas( nada a ver com orientação),porcos,parasitas,burros e vagab7ndos
Carteira delinquente. Canalhas!
“Estudantes” que certamente apoiam o líder do mensalão, do petrolão e tantos outros ãos. Estudam para ser imbecis?
Todo mundo sabe que esses sindicatos pelegos são a escória do que de pior sobrou em defesa do maior ladrão do mundo. Agora eles dizerem que lutam em favor da democracia, isso é o fim da picada.
Idiotas, ainda não entenderam que quanto mais batem, mais a peteca sobre:
“Ainda não aprenderam que quanto mais tentam censurar, quanto mais perseguem, maiores se tornam as pessoas de bem. Um exército, que pode parecer silencioso, sempre aparece para estar no fronte com você. Não há dinheiro no mundo que compre isso. E é exatamente isso que mete medo nos tiranos”.
Ana Paula Henkel, comentarista política e consagrada ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei.