A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta terça-feira, 7, decisão monocrática do ministro Nunes Marques e voltou a cassar o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (União Brasil). A votação terminou em 3 a 2.
Votaram para cassar o mandato do parlamentar paranaense: Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Foram contrários à cassação: Nunes Marques e André Mendonça.
Francischini, eleito com 428 mil votos em 2018, foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro do ano passado, após gravar um vídeo no dia da eleição com críticas ao sistema eleitoral brasileiro, principalmente contra a urna eletrônica. Francischini esperava retornar, no máximo, na segunda-feira para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Em seu voto, o ministro André Mendonça disse que a publicação do vídeo, pouco antes do encerramento da votação, em 2018, não causou danos ao processo eleitoral pela falta de tempo para isso.
Já Edson Fachin, em seu voto, entendeu que a situação era a de “propagação de discurso contrário à democracia”. “O silêncio deste STF diante desta prática configuraria em grave omissão constitucional e descumprimento de suas nobres atribuições”.
Boa noite! Decisão acertada e coerente. Falar asneiras sem provas tem que ser punido devidamente. Desconfiar de um sistema que elegeu o atual presidente é muita insensatez….LLLLLLLLLLLLLLLLL
Asneira por asneira você devia apagar seu comentário.
Sem provas? Há vários relatos de leitores reclamando que qualquer botão que apertasse saia o 13., comprovado por mesários. Houve fraude, Bolsonaro seria eleito no primeiro turno sem sombra de dúvida e haverá fraude agora. Me diga, uma urna eletrónica que imprime o voto, caindo a impressão num depósito ao lado da urna (já existe essa tecnologia) não seria melhor que só o voto eletronico? Me diga, se Lula, que tem quase 50% dos votos segundo o datafolha, tiver aó uns 10%, ele não teria o direito de pedir uma recontagem? Não seria mais limpo e transparente? Porque se defende tanto só o voto eletronico, a ponto de prender pessoas, inclusive parlamentares que denunciam a urna e querem apenas o voto auditável? ONde está a democracia?
Só há uma solução para a tragédia judiciária pela qual o Brasil passa: a DESTITUIÇÃO de 9 “ministros”do “stf”.
Vamos colocar essa CORJA de VAGABUNDOS no olho da rua!
Três FDPs esquerdistas vagabundos metidos a juízes!
O deputado estadual tchau querido deixa de mi-mi-mi e quando puder voltar daqui a 8 anos seja menos falastrao cagou pela boca.
Ele não cagou pela boca . Já você não nasceu de parto normal, foi cagado pela infeliz que te colocou no mundo.
Já era carta marcada. Mas infelizmente mais uma injustiça sem nome. Não sei quando vai parar. Se é que vai