“O Brasil é dos brasileiros” — a frase que agora estampa bonés de apoiadores da esquerda e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi originalmente usada como lema de uma campanha nacional justamente contra o Partido dos Trabalhadores (PT). A apuração é do portal Metrópoles.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em 2010, o slogan embalou os programas eleitorais de José Serra (PSDB), que disputou a Presidência da República contra Dilma Rousseff.
Em um dos vídeos, uma maquete de Brasília é tingida de vermelho, enquanto o narrador critica o governo Lula. “O PT persegue os adversários”, afirma. “Utiliza órgãos federais para perseguir opositores e até mesmo a família dos críticos.”
“O PT quebra o sigilo dos que se manifestam contra o partido”, acrescenta. O que o PT quer é transformar Brasília na sede do partido. O Brasil não é do PT. O Brasil é dos brasileiros.”
“O Brasil é dos brasileiros” — a frase que agora estampa bonés de apoiadores da esquerda e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi originalmente usada como lema de uma campanha nacional justamente contra o Partido dos Trabalhadores. Em 2010, o slogan embalou os programas… pic.twitter.com/zQzAvIU01u
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 6, 2025
Sob a direção do marqueteiro Sidônio Palmeira, a Secretaria de Comunicação da Presidência sugeriu a mesma frase para estampar bonés usados por Lula, ministros e parlamentares governistas.
Os adereços foram utilizados na véspera e no dia da eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado.
Os bonés azuis foram distribuídos para provocar a oposição, que usou adereços vermelhos para celebrar a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Leia também: “‘Protegida’ de Janja tem novo cargo no gabinete de Lula”
À imprensa, o ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha, afirmou ter adquirido os bonés e solicitado a Sidônio Palmeira a sugestão da frase.
“A ideia do boné me veio de um grupo da periferia da zona sul de São Paulo, do Parque Arariba”, disse Padilha. “Então, tive a ideia de comprar esse boné para os ministros que viessem votar. Adquiri os bonés e pedi para o Sidônio me indicar qual frase ele considerava mais adequada.”
Procurada pelo portal Metrópoles, a Secretaria de Comunicação Social do governo Lula optou por não se manifestar sobre o uso da frase que já impulsionou campanha contra o PT.
Realmente, o Brasil não é do PT. O Brasil, hoje, é do “stf”, que é puxadinho do PT.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Os criminosos voltando à cena do crime.