O fundador do Telegram, o russo Pavel Durov, se pronunciou nesta sexta-feira, 18, sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de bloquear o aplicativo no Brasil. Ele pediu desculpas à Corte pelo que chamou de “negligência”.
Por meio do próprio Telegram, o empresário afirmou que um problema com e-mails impediu a plataforma de receber determinações judiciais. “Como resultado dessa falha de comunicação, o Tribunal decidiu proibir o Telegram por não responder.”
Relacionadas
“Em nome de nossa equipe, peço desculpas ao Supremo Tribunal Federal por nossa negligência. Definitivamente, poderíamos ter feito um trabalho melhor”, escreveu.
Citando o bloqueio de perfis de Allan dos Santos, escreveu que o Telegram cumpriu uma decisão judicial anterior no fim de fevereiro; e respondeu com uma sugestão, de enviar futuras solicitações de remoção para um endereço de e-mail dedicado a isso.
“Infelizmente, nossa resposta deve ter sido perdida, porque o Tribunal usou o antigo endereço de e-mail de uso geral em outras tentativas de entrar em contato conosco. Como resultado, perdemos sua decisão no início de março que continha uma solicitação de remoção de acompanhamento. Felizmente, já o encontramos e processamos, entregando hoje outro relatório ao Tribunal.”
Allan dos Santos está nos Estados Unidos. Em outubro, quando já estava no país, Moraes ordenou sua prisão, no inquérito sobre as chamadas “milícias digitais”.
Apelo para adiar o bloqueio
No comunicado, Pavel Durov lembrou que dezenas de milhões de brasileiros contam com o Telegram para se comunicar com familiares, amigos e colegas; e pediu ao ministro que considere adiar sua decisão por alguns dias.
“Para nos permitir remediar a situação nomeando um representante no Brasil e estabelecendo uma estrutura para reagir a futuras questões urgentes.”
Ele disse que as últimas três semanas foram inéditas para o mundo e para o Telegram. “Nossa equipe de moderação de conteúdo foi inundada com solicitações de várias partes.”
“No entanto, tenho certeza de que, uma vez estabelecido um canal confiável de comunicação, poderemos processar com eficiência as solicitações de remoção de canais públicos ilegais no Brasil.”
Durov arregou para o careca, mas o que ele poderia fazer? Já estamos vivendo uma ditadura da toga e não tem aonde recorrer, o presidente não irá sair das quatro linhas da CF/88 nem mesmo se for preso arbitrariamente, as FFAAs vcs se lembram, assistiram de camarote 16 anos de roubo petista e não fizeram absolutamente nada, o povo brasileiro não tem ânimo para lutar, então o caminho é esse mesmo, arregar e continuar faturado milhões com seu aplicativo!
O fundador está agindo como deveria, com ironia, pois não há outra atitude a tomar. Autoritarismo é autoritarismo!
O Telegram tem razão de baixar as calças. Ele precisa se manter ativo na Internet porque se trata de um serviço muito mais rendoso e menos sofrido do que o nosso agronegócio, por exemplo. Por isso está se lixando para problemas de democracia, de justiça, de censura, de sofrimento de uma Nação sob o jugo de alguém que se reveste de poderes que não lhe foram outorgados pelo povo. Um dia feliz, se Deus quiser, haveremos de limpar essa macha na nossa frágil democracia. Nem que seja por decurso de tempo.
O Telegram fez o correto. Deixou disponível um e-mail para que uma criança mimada do STF se comunique com eles quando sentir c@g@neir@. Ai eles receitam lactopurga. Perfeito.
Começo a pensar que o presidente em quem votei não tem voz ativa para nada….muito bla bla bla e pouca atitude….e também já nem sei quais os interesses e o que tem por traz de tudo isso….a constituição brasileira não vale para nada…tem motivos de sobra para que destituam este pseudo juiz do STF, e ninguém tem coragem para tal feito, nem mesmo o presidente da República, por isto estou achando que o buraco é mais embaixo…..estou acabando de crer que são todos farinha do mesmo saco…
Durov está nem aí para o Doutor Evil. O que ele não quer é perder um mercado com dezenas de milhões de usuários.
… Mais de 70 milhões de brasileiros utilizam Telegram…
Desde quando se pede desculpas a tiranos!! só a geração glúten e alface!
Desculpas é o cassete. Que decepção.
“Allan dos Santos é um blogueiro bolsonarista…”
Até tu,Oeste?
Agora aponta um crime aí nesta tua colocação, ser blogueiro (que não é o caso dele) e Bolsonarista (apelido colocado pela esquerdalha em quem defende o correto) é crime????
Esse José Camargo é da turma dos dadores de canéco, a imagem do Bolsonaro lhe traz vários pesadelos sexuais durante a noite, daí todo esse “ódio” a qualquer coisa relacionada ao Jair, mas no fundo no fundo ele queria mesmo era estar debaixo do mangote do Carluxo! Kkkkk
Durov poderia ter colocado um aviso sobre o que está acontecendo nessa ditadura de estudantes de humanas (judiciario) colocando um comunicado dentro do próprio aplicativo para todos os usuários do mundo ver, queria ver se esse travesti careca ia dobrar a aposta
Que fofo!
Durov arregou feio para o careca malvadão, pondo-se de joelhos diante do censor mor e editor da verdade. Fim da democracia que nunca foi.
Quer saber de uma coisa: que esse careca junto com o durov Vtnc os dois. Desisto!
Vagabundo arregando para o Xandão!