Ministro garante que a lei em discussão no Congresso não é sinônimo de censura e afirma que o melhor filtro para as notícias falsas é a imprensa tradicional
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux defendeu, no sábado 18, que usuários e plataformas digitais sejam responsabilizados pela veiculação de notícias falsas. Ele vai assumir a presidência da Corte em setembro deste ano. “Pudesse eu colaborar no projeto legislativo [que está no Congresso]. Atuaria nesse sentido: de trazer a responsabilidade para as plataformas com direito regressivo contra o autor daquela notícia falsa”, afirmou numa live promovida pelo Instituto de Direito Público.
Leia também: “A verdade sobre o STF”, artigo de J.R. Guzzo publicado na edição n° 17 de Oeste
Além disso, o juiz afirmou que quem compartilhar notícias falsas tem de ser enquadrado na lei. “Responsabiliza a plataforma e regride contra o cidadão que compartilhou. Tem que ter responsabilidade”, observou, ao mencionar que o melhor filtro para esse tipo de conteúdo é, portanto, a imprensa profissional. Segundo Fux, não procede a tese segundo a qual a lei da mordaça é sinônimo de censura. “O discurso de que é censura contra o conteúdo não pode exonerar essas plataformas de uma triagem”, concluiu.
In Fux we can’t trust anymore.
E tinham pessoas que achavam que o autoritarismo viria do executivo.
A Liberdade, seja ela de expressão ou locomoção, numa DEMOCRACIA, é um DIREITO de todos, e não só um direito para esquerdistas e a imprensa tradicional.
O “ministro” Fux não reúne condições morais de sugerir nada. Antes precisa explicar aos brasileiros de bem que cheiro tem os pés da Adriana Anselmo.
Tem que criar uma lei pra CENSURAR vocês URUBUS de TOGA!
E quem decide o que é ou não Fake News ?
Esses caras ao invés de irem trabalhar fica procurando historinhas pra boi dormir , já existem os crimes de calúnia , injúria e , difamação não há necessidade de nehuma nova lei.
O objetivo deles é claro , Censura !
Lamentável o pensamento desse integrante do STF. Aprova a censura e tenta ressuscitar a mídia tradicional apesar de seu descrédito junto à população. É mais um jurista a tentar extrapolar suas definidas atribuições de examinar temas restritos à Constituição e somente nos autos do processo.
“O melhor filtro é à imprensa tradicional”…tá de brincadeira né? A maior produtora de fake news desde os tempos do Assis Chateubriand. Basta ler o livro Chatô para verificar…e, esses, estão cobertos pelo sigilo da fonte, ou seja, podem mentir à vontade que nunca serão penalizados.
O ministro usa perucas ou o cabelo é natural? Aí é fake news ? Qual a resposta verdadeira?
É “viadagem”…..kkkkkkkkkk
A LEI VALERÁ PARA A GLOBO, FOLHA, ESTADÃO, UOL e toda imprensa tradicional?? Vão punir o POVO e proteger os CRIMINOSOS, FUX?? Que vergonha suprema!!
A ala MORISTA DO STF Progressista está cada dia pior!! OBRIGADA MEU DEUS POR TIRAR O SERGIO DO GOVERNO e impedir sua indicação ao Supremo!!!
Alguns pontos a serem mencionados. quem controla as mentiras e manipulações da mídia tradicional? Juiz do supremo é comentarista e analista político?
Ele tem direito a pensar assim..as está pesadíssimo. Uma bobagem dita pelo Fux. E o filtro ser a mídia tradicional ruma bobagem maior ainda pois ela é a maior veiculadora de fake News com a proteção da liberdade de imprensa
* está erradissimo
Ainda não assumiu a presidência e já está legislando. Ou o Senado reage ou o futuro promete.
E quem vai dizer o que é falso ou Verdadeiro?
Estão CENSURANDO meus comentários, Oeste? De novo???