O general da reserva Paulo Chagas criticou com contundência as declarações do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso sobre suposto ataque das Forças Armadas ao processo eleitoral.
Em declaração em um evento internacional no último domingo, Barroso afirmou que as Forças Armadas “estão sendo orientadas” para atacar e tentar desacreditar o processo eleitoral. O ministro do STF ainda criticou “ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral”.
Paulo Chagas foi candidato ao governo do Distrito Federal em 2018, com apoio de Jair Bolsonaro, mas depois rompeu com o presidente. Nesta segunda-feira, o general usou sua conta no Twitter para endossar a indignação do Ministério da Defesa sobre o caso. No entanto, o general da reserva foi além, falando em crime e pedindo ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Barroso.
“O ministro Barroso praticou o crime militar de ofensa às Forças Armadas, artigo 219 do Código Penal Militar: propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público. Pena: detenção de seis meses a um ano.”
“É cabível uma representação criminal para a PGR contra Barroso. Com a palavra o Ministério Público Militar.”
É cabível uma representação criminal para a PGR contra Barroso.
Com a palavra o Ministério Público Militar!— General Paulo Chagas (@GenPauloChagas) April 25, 2022
Rompimento com o presidente
Em 2018, Paulo Chagas contou com o apoio de Jair Bolsonaro na disputa do governo do Distrito Federal, pelo Partido Republicano Progressista (PRP). No entanto, o suporte do então líder da corrida presidencial não foi o bastante ao general, que ficou apenas em quarto lugar, com pouco mais 110 mil votos.
Tempos depois, Chagas acabou se afastando da base de apoio do presidente, adotando uma postura crítica à atual administração federal. Nas redes sociais, já chamou o ex-aliado de ‘vaidoso’ e ‘teimoso’. Neste ano, a expectativa é que o general concorra a uma vaga como deputado federal.
“Seu” Barroso ficou escondido atrás da porta igual guri cagado, como se fala aqui no sul, depois que viu algumas pequenas reações dos militares. Eu acho que a PGR tem mesmo que chamá-lo às responsas só pra ver que número de fralda ele usa.
Parabéns pelo belo comentário!
Sai de cena, por enquanto o Alexandre de Moraes, e quem fica no lugar? O Senhor Ministro do STF Barroso; o homem que gosta de falar mal do presidente a nível internacional. Que vergonha desse STF.
Essa casa é uma vergonha para o Brasil e para aqueles que adotaram a JUSTIÇA como princípio!
O boca de veludo seria muito útil na prisão!
Com certeza, ss galerias ficariam alegres e satisfeitas! Teriam com o que se deleitarem
todos os dias!
Que tal retificar, no primeiro parágrafo da matéria, o nome Superior Tribunal Federal, para Supremo Tribunal Federal (STF)?
Os tribunais superiores vem rasgando CRIMINOSAMENTE a Constituição, julgando ao arrepio das leis vigentes, criaram um Código Penal, e outro que cuida do Processo Penal, esclusivamente deles, e o fizeram na CARA DO MINISTÉRIO PUBLICO, NA CARA DO CONGRESSO, NA CARA DA OUTRORA RESPEITÁVEL OAB, NA CARA DAS FFAA, e somente agora estão se dão conta disso? Porteira que passa um boi, passa uma boiada Senhor General! Com a lei não se prevaria e não se pode abrir exceção!!! TODOS, INDISCRIMINADAMENTE, tem culpa no cartório! Só para relembrar aos dignos ocupantes dos cargos PÚBLICOS mencionados, “A OMISSÃO TAMBÉM É CRIME” e os senhores FORAM OMISSOS ATÉ AGORA! Quanto à OAB, a questão é falta de moral, civismo e de vergonha! Deixaram abrir a porteira, e a manada invasora avançou por campos que não são sua da alçad! Agora é tarde, a boiada está FAZENDO O QUE QUER, por omissão ABSOLUTA das instituições que tinham, e ainda tem, a obrigação legal ou constitucional de fazer, MAS NÃO FIZERAM! O REMÉDIO VIRÁ AMARGO! Os Senhores são os maiores responsáveis e a história os julgará e, certamente, os condenará! Lembrem-se sempre disso!
Esse cidadão é HORROROSO é um BARROSO. #StfDaVergonha #FechadoComBolsonaro #EuQueroVotoImpresso
Outra coisa. Senado Federal não é abrigo para saltitantes, inoperantes e ilusionistas. Tem que agir dentro da Lei. Não pode ficar nesse compadrio descarado com o STF (não mexe comigo, que não mexo contigo). Principalmente porque uns devem, e outros querem benesses. O Senado Federal está descumprindo a Constituição quando age ao arrepio da Lei Maior, com base em interpretação pessoal, ou se omite de cumprir o que lhe é obrigação. Precisamos ter um país de gente séria! Honesta!
A única saída meu caro, é aquela que venho tentando convencer a todos, quais sejam, não eleger fichas sujas, ou candidatos ligados aos partidos que não respeitam a lei, as famílias, à liberdade de expressão, de opinião, que estejam alinhados e que respeitam a opinião pública, à divisão dos poderes, a DEMOCRACIA! De todos os partidos alinhados à essas premissas, nenhum deles abraça as orientações e doutrinações esquerdista. Se queremos realmente um futuro melhor melhor para op Brasil, nossos filhos e netos, devevemos começar por aqui! “O parlamento é a cópia fiel do povo que o elegeu”! Daí meu caro, a nossa grande dificuldade….
Imagine alguém falando algo semelhante contra o STF. Como eles reagiriam? Portanto, nada mais justo do que agir como Talião. Não existe intocáveis. Principalmente rábulas que se acham acima do bem e do mal. Está passando da hora de destituir constitucionalmente essa corja que hoje habita o STF. Tribunal Penal Militar para eles.
O ativista supremo de esquerda foi enquadrado, minha torcida é que siga desdenhando e testando os limites das FFAA.
Os soberbos seguem de nariz em pé esquecendo que SUPREMO É O POVO!
Simples: Manda prender! O cara é bandido.
Vejam senhoras e senhores (Joyce principalmente), ex-aliado segue o caminho correto: vai ao PGR e apresnta sua queixa, como manda a lei. Não como agem os déspotas do STF que acusam, “arranjam” (o flagrante perpétuo é um arranjo não previsto em lei alguma) provas, julgam e aplicam penas absolutamente descomunais (é como se o motorista que atravessa o sinal vermelho seja condenado à morte), inclusive cerceando a ele o direito para o qual foi eleito, ou seja de defender os interesses de sues eleitores e ademais, penalizá-lo com multas diárias que, se ele não fizer nada terá que pagar.
Quero que esse palhaço do Burroso e seus comparsas Moraes e Fachin cutuquem muito mais nossa Onça com vara curta até as FFAA interditarem essa merda de STF e depor tds esses desfensores de bandidos togados.
Que façam eleição direta para STF.
Acabem de vez com indicação política para um Órgão Judiciário.
É sonho? Pode ser, mas não impossível!
Barroso e outros sinistros do STF, finalmente são enfrentados pela INSTITUIÇÃO mais respeitada pela população brasileira.
FFAA covardes???
Mas de que adianta um processo contra um ministro se é ele mesmo quem dá o verídicto? Piada pronta. É necessário usar outras ferramentas para atingir este inimigo, e já sabemos quais são elas. Basta agir.
Como advogado, Barroso defendia Cesare Battisti e descolou com Lula um indulto ao assassino italiano. Os tais movimentos ” progressistas ” de meia pataca diziam que o indulto era a garantia à humanidade de Battisti, tadinho, um injustiçado. Pois bem. Daí a roda rodou, Battisti foi preso e extraditado para a Itália, onde cometeu os crimes. Eis que Battisti, o inocente e injustiçado de Barroso cumpre prisão perpétua. É Barroso que quer falar de influências negativas, sabujices, criminosos de estimação, mentiras compulsivas, linguagem rebuscada para mostra uma pseuda erudição aos incautos e fanáticos do atraso? Barroso, tomara que a História seja impiedosa com você! É o que merece.
O Barroso pode soltar fake news a vontade
🔥🔥👏👏
Barroso, o iluminado, tem que ser punido pelo crime de ofensa. Min.Público Militar não pode deixar de atuar contra essa gravíssima impostura do advogado petista. Vemos o STF desenfreado e sem controle divulgando fake news e desonrando o país mundo afora. O povo não aceita tamanha humilhação. BARROSO TEM QUE SER JULGADO E PRESO. Fora os outros, claro.
O que ocorre é que qdo barroso diz algo sobre alguém, qualquer um, na verdade não é o barroso que diz aquelas palavras, na verdade é a DEMOCRACIA que fala através dele. Do contrário tbm acontece, ou seja, qdo falam a respeito de barroso, qdo o criticam, na verdade, estão atacando a DEMOCRACIA, ou seja, barroso atualmente é uma entidade. É uma pequena mistura de loucura, maldade, falta de caráter, burrice, sujeira e vaidade …
Quando um indivíduo como o Barroso diz algo, ele diz pelo órgão que ele pertence, ou seja, aquilo não pode ser traduzido como direito à livre expressão, se ele quiser ter essa prerrogativa, que renuncie ao seu cargo no STF e aí diga o que quiser, porém dentro dos limites de qualquer cidadão comum, bem entendido?
Este é outro assunto que deve ser definido legalmente. É crime? É atentando ao Estado de Democrático de Direito? É uma simples liberdade de expressão? Quem deve dimirir esses assuntos? Eu, particularmente entendo que o general de reserva não pode, mas alguém da ativa e do Estado Maior pode.