publicidade
Política

Gilmar cobra informações sobre rito de impeachment contra ministros do STF

Decano do Tribunal se manifestou no âmbito de ações que propõem restringir o ato de afastar magistrados da Corte

Gilmar Mendes
O ministro Gilmar Mendes, do STF, durante um evento | Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 17, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para o Congresso Nacional e a Presidência da República prestarem informações, sobre o rito do processo de impeachment de ministros.

A medida faz parte da tramitação de duas ações movidas pelo Solidariedade e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Receba nossas atualizações

Os processos interpelam a validade da Lei do Impeachment à luz da Constituição, sobretudo nos trechos que tratam do afastamento dos juízes do STF.

Em linhas gerais, o Solidariedade quer impedir que os magistrados sejam alvo de impeachment por decisão judicial e restringir quem pode apresentar denúncia — só o procurador-geral da República (PGR), não qualquer cidadão. Já a AMB pretende barrar a possibilidade de afastamento cautelar de ministros do Supremo durante o processo.

Ações sob relatoria de Gilmar Mendes

Gilmar Mendes, decano do STF, disse, durante sessão da Corte: 'Nós somos todos admiradores do regime chinês de Xi Jinping'; nenhum colega o rebateu | Foto: Ton Molina/STF
Gilmar Mendes, decano do STF, disse, durante sessão da Corte: ‘Nós somos todos admiradores do regime chinês de Xi Jinping’; nenhum colega o rebateu | Foto: Ton Molina/STF

Conforme o Solidariedade, a denúncia contra um ministro tem de partir do PGR, e não de qualquer cidadão, como prevê a legislação em vigor.

Já a AMB requereu que o Tribunal afaste a possibilidade de remoção cautelar do cargo com base no Código de Processo Penal.

Prazos

No mesmo despacho, Mendes abriu prazo de cinco dias para manifestações da PGR e da Advocacia-Geral da União, depois do recebimento das informações requisitadas ao Congresso e ao Planalto.

Leia também: “Um voto supremo”, reportagem publicada na Edição 287 da Revista Oeste

9 comentários
  1. Ricardo
    Ricardo

    O Beiçola está com medo do impeachment? Bolsonaro a anos tem sido perseguido dia e noite e aguenta essa perseguição implacável, e esses ministros estão com medinho? O dia de vocês está chegando ministros, porque agora vocês bateram de frente com a geopolítica dos USA, Trump, não brinca e está com muita pressa, e os USA mandam na Europa também, sr. Gilmar e ministros acabou suas palestras, suas viagens, vocês vão beber da mesma perseguição que fizeram ao presidente Bolsonaro.

  2. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Amaldiçoado seja esse STF 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

  3. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    O Brasil não tem mais jeito. A Constituição é letra morta.

  4. JOSE ADILSON FRANZO
    JOSE ADILSON FRANZO

    Estes partidinhos, puxadinhos do Lixo do PT, bando de paus mandados, não saem do Supremo. Quem não deve não teme, porém o PT precisa dos STF para se manter no poder e ter o mínimo de governabilidade

  5. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    Se o beiçola está preocupado, é porque sabe que os ministros merecem Impeachment.

  6. Marta Regjna Tridico Torteli
    Marta Regjna Tridico Torteli

    Deve ser muito bom esse cargo.Ate presidente uma hora daí hoje lamentavelmente 8 anos..

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.