publicidade
Política

Gilmar Mendes defende controle estatal sobre redes sociais em meio à pressão internacional

Declarações ocorrem enquanto governo dos EUA avalia sanções contra o ministro Alexandre de Moraes por censura a políticos, jornalistas e cidadãos comuns

Gilmar Mendes defende controle estatal das redes sociais e cita “discursos odiosos” como ameaça à democracia | Foto: Reprodução/Flickr/Supremo Tribunal Federal
Gilmar Mendes defende controle estatal das redes sociais e cita “discursos odiosos” como ameaça à democracia | Foto: Reprodução/Flickr/Supremo Tribunal Federal

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a defender a ideia de que o Estado brasileiro controle o conteúdo que circula nas redes sociais. Em publicações nesta quarta-feira, 22, ele afirmou que é papel do país estabelecer limites para o que classificou como “discursos odiosos”.

Registro das falas do ministro na rede social X
Registro das falas do ministro na rede social X

“A regulamentação das plataformas digitais e o estabelecimento de parâmetros para discursos odiosos constitui elemento basilar da soberania nacional para qualquer nação contemporânea”, escreveu o ministro no X.

Receba nossas atualizações

Gilmar Mendes tenta justificar controle estatal

Na sequência, Gilmar Mendes justificou a proposta de controle estatal. “Não há paradigma universal”. O ministro atacou a corrente política de direita no país.

“A experiência brasileira mostrou nos últimos anos que câmaras de eco e manifestações extremistas corroem os fundamentos republicanos”, afirmou o magistrado, que é o decano do STF. “Cabe a cada Estado, mediante aparato institucional próprio, salvaguardar preceitos democráticos.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Gilmar ainda atacou críticas internacionais ao Judiciário brasileiro. “Não se pode admitir que agentes estrangeiros cerceiem o exercício da jurisdição doméstica na tutela de garantias constitucionais”, publicou o ministro. “A autonomia normativa representa imperativo da autodeterminação democrática.”

Sanções a Moraes

As afirmações de Gilmar Mendes ocorrem no momento em que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cogita impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, também do STF. O magistrado é acusado de abuso de autoridade e violações à liberdade de expressão por causa dos inquéritos que conduz.

Em meio à possibilidade de os EUA aplicarem sanções contra Moraes, Gilmar se reuniu com líderes da Câmara dos Deputados. De acordo com o jornal O Globo, ele jantou com membros do Poder Legislativo na terça-feira 20. O evento, conforme a publicação, foi organizada pelo ex-deputado federal Rodrigo Maia.

10 comentários
  1. Denis R.
    Denis R.

    Para um país ser considerado uma democracia e desfrutar dos bônus relativos a esta classificação é necessário que, dentre diversas coisas, se respeite a liberdade de expressão das pessoas. Principalmente daquelas com as quais não concordamos. Controle governamental rígido sobre as mídias sociais é coisa de ditadura!
    E como diria uma ilustríssima ministra… “o cala boa já morreu!”

  2. Valdir José thibes vargas
    Valdir José thibes vargas

    Quadrilha não consegue convencer mais ninguém. Querem Venezuela ou nada. São energumenos com diploma .vão até o final. Curioso o fim dessa história trágica. Brasil tutelado por seres malignos.

  3. Filipe Drumond Costa
    Filipe Drumond Costa

    CENSURA NÃO – CABE AO CONGRESSO DAR UM BASTA NESTE ASSUNTO RIDÍCULO DO DESGOVERNO LULA E DESSA SUPREMA ESTUPIDEZ

  4. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    Esse cara é uma nuvem negra sobre o Brasil. Sem caráter, sem ética, um grande comerciante e um pequeno juiz ⚖️👺🤬

  5. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Duvida, ele jantou com membros do poder legislativo ou jantou os membros do poder legislativo? Esse é outro que deveria ser analisado pelo governo Trump, principalmente sobre a fortuna que amealhou em Portugal

  6. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    É um dos alienados no poder, que de tão limitado imagina poder conduzir à sociedade brasileira, embora com boa parcela de analfabetos funcionais, para as baias que desejam!

  7. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    O q ele quer é q ninguém fique por aí falando em IDP e CBF, mulher advogada atuando e defendendo causas no ésseteéfe com o marido lá como ministro, liberação de tudo quanto é bandido do colarinho branco e vai por aí em diante. O tal controle estatal é para censurar tudo isso. Essas coisas não são discursos odiosos como ele chama, mas a pura realidade do q ele é e faz.

  8. ECM
    ECM

    Estados Unidos: olha o Gilmar Mendes aqui!.
    Senhor magistrado, entenda: o povo não quer o que vocês desejam. A “liberdade” oferecida por vocês vem acompanhada de grilhões. Vocês estão falando às paredes e nós, o povo, também. Os servidores públicos que deveriam servir ao público e aos interesses destes, estão “se servindo do público”. Nos humilham, ofendem e nos roubam tudo: dinheiro, vida e esperança. Espero que os Estados Unidos, a Europa, o mundo entendam o que está acontecendo no Brasil e tomem as providências necessárias para que os “fungos” não se espalhem.

  9. José Ângelo
    José Ângelo

    Círculo com diâmetro reduzindo. Jornalistas pagos querendo mostrar trabslho!

  10. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    O que ele faz além perseguir os patriotas e viajar para Portugal onde já é desprezado tbm. Eles podem ser presos pela Interpol no exterior e mandado para os Estados Unidos

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade