O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na terça-feira 29 que o grande destaque das eleições municipais deste ano foi a ausência do “lero-lero” sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. Segundo o decano, isso ocorreu porque não houve um “incentivador desse ambiente”.
“Aquela toada em torno das ameaças que constituíam para a democracia as urnas eletrônicas, esse lero-lero já não se repetiu. Porque já não havia algum incremento, algum incentivador desse ambiente. E em duas horas e 15, no processo eletrônico, nós tivemos o resultado das eleições”, afirmou o magistrado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A declaração foi feita durante a abertura de um congresso do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), instituição educacional fundada por Mendes. A fala do ministro ecoa a da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que celebrou o fato de as eleições terem sido “monótonas”.
“Foi muito monótona, democraticamente monótona. E nós queremos a monotonia democrática como normalidade institucional e política no país”, disse a magistrada.
Leia também: “A piada das urnas”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 240 da Revista Oeste e aberto a não assinantes
O decano da Suprema Corte destacou que, no pleito municipal, as urnas não foram questionadas no plenário do STF, enfatizando que, mesmo em casos de resultados apertados, não houve dúvidas sobre a segurança do sistema.
“Tivemos pleitos extremamente acirrados. Para falar apenas em um: o caso de Fortaleza. Ontem [segunda-feira] eu recebi uma mensagem de que um desses chamados nanicos se arvorara na condição de ter sido decisor no caso, porque tivera 9 mil votos e foi apoiar o vencedor”, afirmou.
Na eleição mencionada, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), venceu o deputado federal André Fernandes (PL) no segundo turno por uma diferença de 10.838 votos.
Para STF e TSE, “lero-lero” sobre urnas é ameaça à democracia
Para os ministros do STF e do TSE, criticar as urnas eletrônicas ou pedir transparência configura-se como ameaça à democracia.
No caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, críticas ao sistema lhe custaram os direitos políticos por oito anos. O TSE o declarou inelegível por falar sobre o que ele chama de dificuldade de auditar as urnas eletrônicas em razão da ausência de voto impresso.
O economista Marcos Cintra, por exemplo, foi banido do Twitter/X por ordem de Alexandre de Moraes depois de uma postagem na qual dizia ser prudente ao Judiciário averiguar denúncias sobre a confiabilidade das urnas.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Esse fulano é o CGN (Cínico Geral da Nação). Não teve lero lero, pois quem falasse alguma coisa contra as urnas seria censurado imediatamente ou até preso. Mesmo sendo um político eleito correria o mesmo risco de um cidadão comum. A propósito, lero lero são os votos proferidos pelas majestades do ésseteéfe.
Na verdade há dúvida se é possível discutir sobre as urnas
O dr. GILMAU não se cansa de humilhar a nação com sua Cantilena, aprendi com grande mestres que um juiz respeito fala pelos e nos autos ou no máximo quando instado e deve fazê-lo com serenidade jamais como um politiqueiro com claro lado coisa inadequada a um magistrado .. ouso fazer uma pergunta . POR QUE ISTO MINISTRO? se as urnas estavam corretas cumpriram seu objetivo, penso assim, o povo mesmo humilde sente isto e não precisa de ser humilhado de forma tão arrogante, sugiro ao ministro seja mais comedido e que respeite a nação que se sente abandonada e sem rumo e ele sabe bem disto.
Talvez seja porque o STF e seu apêndice, o TSE, tenham tentado dar ares de seriedade ao processo eleitoral, desde sua campanha até as apurações, o que não se viu em 2022 e, pouco provavelmente ver-se-á em 2026. Por razões óbvias.
Tarcisio!?! Ea cracolandia?!? Vai prender esses marginais ou não!?
esse papo de que é “questão social” não cola..
são todos marginais… TODOS!! As pessoas boas estão em abrigos da prefeitura… os que estão na rua sao bandidos que tomaram todas as decisoes erradas na vida.
Tá na hora tambem de retirar as invasoes do centro que sao umas 10 predios… so marginais tambem.
Ô penoso cara pálida, sabe o que houve!?
Os tristes, tse, e stf, se mancaram e deixaram o eleitor se manifestar, sem as suas nefastas intervenções, simples….
Onde estão os 60 milhões de eleitores do descondenado ? Votando no PT deu pra ver que não estavam nestas eleições. Os verdadeiros golpistas já se revelaram.
pois É!! Quem tem cool tem medo…alem do mais.. VOCES marginais de toga… querem é fraudar a de 2026. essa baleia flatulenta acha que domos otario. VOCES sabem que falta pouquinho pra vir a tona toda as fraudes eleitorais do Bostill.
Todos os 11 do stf mais os que sairam recentemente TEM de serem punidos.
ISSO NAO pode ficar impune..NÃO PODE!
O boca de sapo acha, mas os
Nada cala ou para esse semideus…
Esperamos 4 anos para eleição, qual a razão da pressa, em detrimento da transparência. Resultado em suas horas ??? Pra quê ??? Gostaria que fosse em uma semana mas com total transparência !!!!