O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai “esvaziar” Brasília, na semana que vem, em virtude de um evento no Instituto Brasiliense de Direito Público, em Portugal, que pertencence ao juiz do STF. A programação começa segunda-feira 26 e termina na quarta-feira 28.
A cerimônia “11º Fórum Jurídico de Lisboa” terá a presença de membros do governo Lula, do recém-aprovado para o STF, Cristiano Zanin, governadores, deputados, senadores, integrantes do Superior Tribunal de Justiça, e desembargadores e juristas brasileiros.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos convidados, já suspendeu as sessões até 3 de julho. Lira foi escalado para a abertura, ao lado de Mendes, um dos “coordenadores científicos” do evento. Além de Lira, outros cinco deputados federais participarão, conforme a agenda do fórum.
Senadores, como o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Wilder Morais (PL-GO) marcarão presença.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) também participará do evento. Espera-se que ele fale no painel sobre “defesa da democracia e das liberdades fundamentais”, com professores e juristas de universidades brasileiras e portuguesas.
Também há representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público. Do setor empresarial, uma dos destaques é Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza.
Nove ministros de Lula participam do evento de Gilmar Mendes
Entre os ministros de Lula que vão participar de painéis e mesas redondas estão Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Jader Barbalho Filho (Cidades), Vinicius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União), Camilo Santana (Educação), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Daniela Carneiro (Turismo). Isso, sem contar o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, que participa do encerramento do encontro.
Daniela, que pode ser demitida do governo nos próximos dias, vai participar da mesa sobre turismo, infraestrutura, governança e perspectivas. O ex-deputado e presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, também vai participar do debate.
Zanin, advogado de Lula, fala sobre ‘investigações criminais’
Advogado de Lula nas ações da Operação Lava Jato, Zanin falará no painel “mecanismos de aprimoramento das investigações criminais: reflexões sobre o poder de investigar”. Com ele participam advogados e dois ministros do STJ: Sebastião Reis e Rogerio Schietti Cruz.
Luís Roberto Barroso estará no painel sobre responsabilidade das plataformas por conteúdos ilícitos e riscos sistêmicos. Com ele, além de advogados e juízes, estão o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto das Fake News na Câmara.
O ministro André Mendonça participa, com governadores, de um debate sobre responsabilidade social.
Cinco governadores vão a Lisboa
Na lista de convidados também há cinco governadores: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Paulo Dantas (MDB), de Alagoas; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Helder Barbalho (MDB), do Pará, Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins.
Espera-se que o governador de São Paulo discorra sobre “riscos para o Estado democrático de direito e defesa da democracia”, mesa para a qual Dino também foi convidado.
Leia também: O crime compensa no Brasil? Gilmar Mendes responde, reportagem publicada na Edição 140 de Oeste.
Gostaria muito de estar em Lisboa para protestar contra estes ladrões.
oi
A quadrilha vai viajar. Está na hora certa de torcer que o avião caia.
Confraria de farsantes.